Atividades

Livro traduzido para o português 54 anos após sua publicação na França possibilita conhecer o processo que levou à consolidação do gênero.

Entradas Clownescas - Debate

Voltar para o início Entradas Clownescas - Debate

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Debate sobre o livro Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown, do jornalista, escritor e historiador de circo francês Tristan Rémy. A obra registra cem anos de uma dramaturgia típica do circo por meio da transcrição de sessenta "entradas" que datam desde meados do século XIX, oferecendo detalhes dos jogos de cena, da interpretação e da relação de hierarquia entre o clown "branco", o "augusto" e o "diretor". Além da transcrição das entradas, Rémy apresenta um estudo sobre a origem francesa do clown e de seus antecedentes europeus.

A "entrada clownesca" - também conhecida no Brasil como "entrada circense" - consiste em uma cena cômica curta e dialogada, interpretada pelo clown "branco" (considerado o mestre do jogo, chefe da equipe clownesca por sua autoridade, sua criatividade e seu domínio sobre os efeitos cômicos) e por um ou mais "augustos" (indivíduo ingênuo, estúpido e inadequado). Ocasionalmente, o clown branco tem como parceiro "Monsieur Loyal", que é o representante da direção, considerado a autoridade máxima do picadeiro.

O livro Entradas clownescas foi originalmente publicado por Rémy na década de 1960. Muitas das entradas registradas na obra lhes foram transmitidas oralmente e algumas foram transcritas a partir de sua observação durante as apresentações dos grandes cômicos de sua época, como Rhum, Pipo, Porto, Dario, Bario, Loriot, os Fratellini, entre outros. O livro é considerado o primeiro registro conhecido da representação, das pantomimas dialogadas, dos argumentos e personagens próprios dessa forma particular de arte.

Com pesquisa e tradução de Caco Mattos e Carolina Gonzalez, a edição brasileira possibilita conhecermos melhor o longo processo para a consolidação do gênero, que teve seus altos e baixos, mas perseverou e se difundiu inclusive no Brasil. Destinado a artistas, pesquisadores e admiradores de circo e teatro, Entradas clownescas constitui fonte inédita e, até o momento, única dos primórdios do clown europeu e dos textos que originaram as entradas tradicionais representadas no país, o que reforça a universalidade dessa expressão artística.

Além de conservar a memória do gênero, a obra revela seu valor estético e histórico e seu potencial de atualização pelos novos atores que mantêm viva a arte do picadeiro, servindo também como material de cena para artistas aprendizes, amadores e profissionais.

O livro pode ser adquirido através do nosso site.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Capa do livro "Entradas Clownescas", Edições Sesc)

Palestrantes

Carolina Gonzalez

Carolina Gonzalez

Atriz, mestre em teatro pela Universidade Sorbonnne Nouvelle Paris 3. Integrou o núcleo de pesquisa teórica do CPT do diretor Antunes Filho de 2010 à 2012.
(Foto: Paulo Emilio Lisboa)

 

 

Caco Mattos

Caco Mattos

Ator, palhaço, pesquisador iconográfico e tradutor de textos do francês relacionados à dramaturgia do clown.
(Foto: Jairo Mattos)

Cristiane Paoli Quito

Cristiane Paoli Quito

Atriz, diretora e professora da Escola de Arte Dramática da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

08/03/2017 a 08/03/2017

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora