Em Debate: Memórias, território e narrativas
Entre a memória e o contemporâneo: o cinema de Walter Salles
Voltar para o início
Programa
Walter Salles é um dos mais importantes representantes do cinema nacional contemporâneo. Do longa de estreia, A grande arte (1991), ao último lançado em circuito exibidor, Ainda estou aqui (2024), prêmio Oscar 2025 na categoria Melhor Filme Internacional, dirigiu dez longas-metragens de ficção, três em parceira com a cenógrafa e cineasta Daniela Thomas, além de filmes em gênero documental e programas de televisão.
Prestigiado dentro e fora do país, Central do Brasil (1998), Terra estrangeira (1995), codireção Daniela Thomas, e Abril despedaçado (2001), constam na lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo pesquisa da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), publicada em 2016.
Sua obra reflete as mudanças socioculturais e econômicas ocorridas no Brasil nas últimas décadas (anos 1990-2020), em representação de permanentes conflitos sociais ou novas identidades em formação, especialmente dos grupos jovens, mesmo que alguns filmes retornem ao passado para ampliar
a tela presente, a exemplo de Ainda estou aqui (2024). Com Diários de motocicleta (2004) e Na estrada (2012), realizados a partir de locações que ultrapassam os limites geográficos do país (outras Américas), a viagem ficcional criada aciona a memória coletiva e geracional de circuitos políticos e
contraculturais de influência planetária.
Este curso propõe analisar a obra cinematográfica do diretor Walter Salles (Rio de Janeiro, 1956) enfatizando a produção ficcional em longa-metragem, a partir da contextualização histórica e da abordagem de quatros aspectos de leitura fílmica: o tema juventude; a questão da identidade cultural; a estética fotográfica e a poesia visual; e as estruturas narrativas recorrentes.
Programa
9/12 - Aula 1: A formação, anos 1980: a produção audiovisual em jornalismo e documental na televisão. Visão panorâmica da filmografia em longa-metragem de ficção. O cinema da Retomada. O realismo crítico e as estruturas narrativas ficcionais recorrentes: road movie, policial, drama social, melodrama e filme histórico - cinebiografia e drama de época. Em discussão os longas-metragens Terra estrangeira (1995) e Central do Brasil (1998).
11/12- Aula 2: A fotografia e a poesia visual na obra do cineasta. As influências estéticas dos diretores Wim Wenders e Michelangelo Antonioni. A importância do fotógrafo Walter de Carvalho na construção do estilo autoral de Salles. Em debate os filmes Abril despedaçado (2001) e Diários de motocicleta (2004).
12/12 - Aula 3: Identidade cultural, política e juventude: temáticas gerações. As novas culturas urbanas formadas no Brasil contemporâneo. A abordagem cinema e cidade. As identidades do lugar. Em discussão os longas-metragens Linha de passe (2008) e Ainda estou aqui (2023).
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Data
09/12/2025 a 12/12/2025
Dias e Horários
Terça, Quinta e Sexta, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 9/12.
Enquanto houver vagas.