Atividades

Livro discute os significados de branquitude na cultura brasileira.

Entre o encardido, o branco e o branquíssimo

Voltar para o início Entre o encardido, o branco e o branquíssimo

Programa

Quais os significados da branquitude em nossa cultura? Que identificações quanto a semelhanças e diferenças, os sujeitos brancos constroem com a branquitude? Que processos a raça opera na constituição dos sujeitos enquanto brancos? Como a própria ideia de raça e os valores da branquitude diferenciam e hierarquizam internamente o grupo de brancos em nossa sociedade? O presente livro compreende quais os pressupostos falsos ou imaginários sobre a raça - quando esta, do ponto de vista biológico, não existe - passaram a ser efeitos concretos tão poderosos que regulam práticas cotidianas, percepções, comportamentos e desigualdades entre diferentes grupos humanos. A autora, dentre outros pontos em destaque, analisa de que forma a ideia de branquitude é apropriada e constituída por sujeitos brancos na cidade de São Paulo.


(Foto ilustrativa: Pixabay)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Lia Vainer Schucman

Lia Vainer Schucman

Graduação e mestrado em Psicologia pela UFSC. Doutorado em Psicologia Social pela USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.
(Foto: Acervo pessoal)

Data

09/05/2015 a 09/05/2015

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP
 

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora