Entre Palavras: Alfabetização Midiática
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A Alfabetização Midiática e informacional deverá entrar obrigatoriamente no currículo das escolas brasileiras, como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A BNCC inclui a Educação midiática de diversas formas: dentro das competências básicas, há entre os pressupostos a inclusão de temas atuais, e dentro deles há a educação midiática; Dentro das competências gerais, estão postas as competências do cidadão do século XXI, que são, entre outras: utilizar e criar tecnologias digitais de informação, disseminar informação, produzir conhecimento de forma protagonista e responsável, defender ideias e fazer análise crítica do que está sendo disponibilizado e compartilhado.
Muitos educadores desconhecem o que é e não sabem como trabalhar com ela na prática. A proposta é explicitar os conceitos desse tema e aplicá-lo nas diferentes disciplinas disponíveis da grade curricular escolar. Promover a prática da Educação Midiática e Informacional entre os educadores das escolas da cidade de São Paulo; Conscientizar os educadores acerca da importância desse tema para a formação de cidadãos mais críticos e atuantes na sociedade contemporânea; Formar alunos protagonistas em relação ao seu papel nas diferentes mídias existentes no mundo em que vivemos, para que expressem seu potencial criativo e transformador.
Serão trabalhados os seguintes conteúdos:
- O que é Alfabetização Midiática e Informacional (Currículo para formação de professores da Unesco) e porque levá-la para a sala de aula
- A notícia na escola: por que e para que (disciplinas e/ou abordagem transversal - Competências, habilidades, conhecimentos e atitudes)
- Verdades, mentiras, fofocas: a origem da notícia: storytelling
- Elementos da Comunicação: dado, informação, conhecimento - características e diferenças
- O que é a notícia? Do que é feita a matéria-prima da informação
- Onde está a notícia? As mídias e suas diferentes linguagens
- Fake News: o que são e como trabalhar com elas na escola
- Ler notícias ajuda a compreender o mundo em que vivemos
- O mundo está editado... e agora?
- Elaboração de Projetos de Educação Midiática na Escola
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Januária Cristina Alves
Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela ECA - USP. Especialista em Infoeducação e em Educomunicação pela mesma Universidade. Vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura em 2014 e 2016.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
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Data
13/02/2019 a 06/03/2019
Dias e Horários
Quartas, 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.