Entre Territórios, Arte, Memórias, Cidade: narrativas mediadas
Voltar para o inícioPrograma
Propõe-se também debater as relações entre cultura e espaço público na metrópole contemporânea, entendidas em suas expressões plurais, buscando compreender as formas de sociabilidades do cotidiano, os usos e atribuição de significados simbólicos.
Ampliam-se assim os conceitos de bens culturais e mediação cultural, envolvemos práticas insurgentes, processos educativos, narrativas da memória, o patrimônio e o patrimoniável tendo em vista a leitura do “entre”, mobilidade e espacialidade, alteridade e hospitalidade, espaços estriados, heterotopias e outros.
Para isso, o curso se estrutura a partir de três encontros, alinhando temáticas em que convidados e participantes compartilharão leituras sobre os territórios urbanos a partir de distintos olhares, e a produção de cartografias sensíveis geradas a partir destas interrelações.
Curadoria: Lilian Amaral e Mirian Celeste Martins.
17/2 - ARTE, NARRATIVAS DA MEMÓRIA E CIDADE CONTEMPORÂNEA.
18/2 - MEDIAÇÃO CULTURAL EM TEMPOS DE MUTAÇÕES ESTÉTICAS.
Com Mirian Celeste Martins, Davidson Kaseker e Gabriela Aidar
19/2 - A CIDADE COMO TERRITÓRIO DA APROPRIAÇÃO E INTERVENÇÃO CULTURAL.
Com Rosana Schwartz, Carminda André e Aluizio Marino.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Lilian Amaral)
Palestrantes
Lilian Amaral
(Organizadora da publicação)
Artista Visual, Pesquisadora e Curadora Independente. Pós-Doutora com Bolsa PNPD da CAPES junto ao Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG e Universidade de Barcelona/ES. Coordenadora Internacional do Observatório de Educación e da Rede Internacional de Educación Patrimonial – Espanha e da Cátedra Nômada do PPG Diversitas USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Luiz Guilherme Vergara
Professor PhD. Associado ao Departamento de Arte da UFF. Coordenador do Curso de Graduação em Artes. Co-fundador do Instituto MESA: Mediações Encontros Sociedade e Arte e editor da Revista MESA.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marilia Bonas
Mirian Celeste Martins
Doutora pela FEUSP e mestre pela ECAUSP. Líder dos grupos de pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas. Conselheira Mundial da InSEA/América Latina.
(Foto: Rita Cunha Martins)
Rosana Schwartz
(Co-organizadora da publicação)
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em História pela PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq História da Cultura, Sociedades e Mídias.
(Foto: Acervo Pessoal)
Aluizio Marino
Mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Compõe a equipe de pesquisadores do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade - FAU USP).
(Foto: Lucas Bambozzi)
Carminda André
Davidson Kaseker
Eleilson Leite
Gabriela Aidar
Bibliografia
AMARAL, L., BARBOSA, Ana Mae. Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. Edições SESC SP, 2008.
BARBOSA, Ana Mae e COUTINHO, Rejane Galvão (orgs). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
AIDAR, Gabriela; CHIOVATTO, Milene; AMARO, Danielle R (Coord.). Entre a ação cultural e a social: museus e educadores em formação. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016.
BISHOP, Claire. Participation. Cambridge: The MIT Press, 2006.
BLOCH, Ernest. Relatos de sonhos diurnos. In: BLOCH, Ernest. Princípio Esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
FREIRE, Paulo. A educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
HELGUERA, Pablo. Education for Socially Engaged Art: A materials and techniques Hand-book. New York: Jorge Pinto Books, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.
MARTINS, Mirian Celeste (org.) Pensar juntos mediação cultural: experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. ____ A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental, org; Ed. 34.
Revista Trama Interdisciplinar, Dossiê Mediação Cultural. São Paulo, vol 4 (1): 1-109 e 146-151, 2013. (Aqui tem textos do Vergara, Monica Hoff, Stelinha Barbieri, etc .
Data
17/02/2020 a 19/02/2020
Dias e Horários
Segunda a Quarta, 14h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.