Atividades

Construção partilhada do conhecimento conectando arte contemporânea, memórias e cidade, movendo conceitos e experiências pautadas na mediação cultural.

Contextos
Entre Territórios, Arte, Memórias, Cidade: narrativas mediadas

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Programa

Tempos de mutação. Tempos de narrativas em jogo, seja em disputa, em confronto, em colaborações, em territórios que ativam, diluem, estreitam fronteiras, movendo ações colaborativas, focalizando o silêncio e o apagamento de memórias, inventando modos de resistência.


Propõe-se investigar práticas artísticas colaborativas e processos de transformação no território e suas implicações políticas no tecido social, tendo a cidade de São Paulo e os Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem – TICPS - como campos de mediação, experimentação e análise.

Propõe-se também debater as relações entre cultura e espaço público na metrópole contemporânea, entendidas em suas expressões plurais, buscando compreender as formas de sociabilidades do cotidiano, os usos e atribuição de significados simbólicos.

Ampliam-se assim os conceitos de bens culturais e mediação cultural, envolvemos práticas insurgentes, processos educativos, narrativas da memória, o patrimônio e o patrimoniável tendo em vista a leitura do “entre”, mobilidade e espacialidade, alteridade e hospitalidade, espaços estriados, heterotopias e outros.

Para isso, o curso se estrutura a partir de três encontros, alinhando temáticas em que convidados e participantes compartilharão leituras sobre os territórios urbanos a partir de distintos olhares, e a produção de cartografias sensíveis geradas a partir destas interrelações.

Curadoria: Lilian Amaral e Mirian Celeste Martins.


17/2 - ARTE, NARRATIVAS DA MEMÓRIA E CIDADE CONTEMPORÂNEA. 

Desafios do Patrimônio Cultural Contemporâneo: práticas artísticas, esfera pública, narrativas da memória e territórios em transformação em tempos de exceção.

Com Lilian Amaral, Luiz Guilherme Vergara e Marilia Bonas.

Mediação: Mirian Celeste Martins.

18/2 - MEDIAÇÃO CULTURAL EM TEMPOS DE MUTAÇÕES ESTÉTICAS

Museologia social, acessibilidade, direito cultural e processos educativos na escola e para além dela.
Com Mirian Celeste MartinsDavidson Kaseker e Gabriela Aidar 

Mediação: Lilian Amaral.

19/2 - A CIDADE COMO TERRITÓRIO DA APROPRIAÇÃO E INTERVENÇÃO CULTURAL. 

Práticas insurgentes, ações coletivas e ocupações. Apresentação e estudo de casos: Ocupação Mauá / Ocupação 9 de Julho – Centro e Território de Perus como Museu do Território de Interesse da cultura e da Paisagem.
Com Rosana Schwartz, Carminda André e Aluizio Marino.

Mediação: Eleilson Leite.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Lilian Amaral)

Palestrantes

Lilian Amaral

Lilian Amaral

Doutora e mestre pela ECA-USP e Universidade Complutense de Madrid. Pós-doutora em arte, ciência e tecnologia pelo IA-UNESP e em Arte e Cultura Visual pelo PPG FAV-UFG e Universidade Barcelona-ES.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Guilherme Vergara

Luiz Guilherme Vergara

Professor PhD. Associado ao Departamento de Arte da UFF. Coordenador do Curso de Graduação em Artes. Co-fundador do Instituto MESA: Mediações Encontros Sociedade e Arte e  editor da Revista MESA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marilia Bonas

Marilia Bonas

Historiadora, especialista e mestre em Museologia. Foi diretora do Museu da Imigração e atualmente coordena o Memorial da Resistência de São Paulo. É uma das diretoras do ICAM Brasil e professora do curso de museologia na ETEC Pq da Juventude.

(Foto: Karina Frey)

Mirian Celeste Martins

Mirian Celeste Martins

Doutora pela Faculdade de Educação-USP e mestre pela ECA-USP. Docente do curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do curso de Pedagogia, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie.(Foto: Acervo Pessoal)

Rosana Schwartz

Rosana Schwartz

Doutora em História pela PUC-SP. Ministra aulas na Pós-Graduação no Programa Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie). Líder do Núcleo de Estudos de História da Cultura, Sociedades e Mídias da UPM, participa do Núcleo de Estudos da Mulher da PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Aluizio Marino

Aluizio Marino

Mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Compõe a equipe de pesquisadores do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade - FAU USP).
(Foto: Lucas Bambozzi)

Carminda André

Carminda André

Doutora em Educação pela USP. Pós-doutora pelo Departamento de História Unicamp. Pesquisadora e docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Arte do IA/UNESP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias (Cnpq), e da Instituição Promotora do DINTER (UNESP e UFT).

(Foto: Acervo Pessoal)

 

Davidson Kaseker

Davidson Kaseker

Mestre em Museologia pela USP. Foi secretário municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva, e desde junho de 2013 é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.

(Foto: Acervo Pessoal)

Eleilson Leite

Eleilson Leite

Mestre em Estudos Culturais pela ECA-USP. Coordena o Programa de Cultura da ONG Ação Educativa. É assessor editorial da Global Editora onde dirige a Coleção Literatura Periférica. Diretor da Entrelaços Cultura e Desenvolvimento Local.

(Foto: Samuel Iavelberg)

Gabriela Aidar

Gabriela Aidar

Especialista em Estudos de Museus de Arte pelo MAC, e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester (Inglaterra). Trabalha no Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.

(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia


AMARAL, L., BARBOSA, Ana Mae. Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. Edições SESC SP, 2008.
BARBOSA, Ana Mae e COUTINHO, Rejane Galvão (orgs). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
AIDAR, Gabriela; CHIOVATTO, Milene; AMARO, Danielle R (Coord.). Entre a ação cultural e a social: museus e educadores em formação. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016.
BISHOP, Claire. Participation. Cambridge: The MIT Press, 2006.
BLOCH, Ernest. Relatos de sonhos diurnos. In: BLOCH, Ernest. Princípio Esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
FREIRE, Paulo. A educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
HELGUERA, Pablo. Education for Socially Engaged Art: A materials and techniques Hand-book. New York: Jorge Pinto Books, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. 
MARTINS, Mirian Celeste (org.) Pensar juntos mediação cultural: experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. ____ A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental, org; Ed. 34.
Revista Trama Interdisciplinar, Dossiê Mediação Cultural. São Paulo, vol 4 (1): 1-109 e 146-151, 2013.  (Aqui tem textos do Vergara, Monica Hoff, Stelinha Barbieri, etc . 


Data

17/02/2020 a 19/02/2020

Dias e Horários

Segunda a Quarta, 14h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira