Atividades

Territórios urbanos contemporâneos em contextos ibero-americanos

Curso Presencial
Entre Territórios e Redes: Arte, Memórias, Cidades

Voltar para o início Entre Territórios e Redes: Arte, Memórias, Cidades

Programa

Entre Territórios e Redes configura um amplo campo de contribuições transdisciplinares sobre o tema dos territórios urbanos contemporâneos em contextos ibero-americanos. Por meio das relações entre arte, memória e cidades analisa os processos de transformação dos territórios na atualidade global.

Amplia as discussões abordando desde questões de gênero até práticas ativistas, permeadas por reflexões sobre o "corpo" e corporalidades dissidentes, buscando analisar os enfrentamentos de preconceitos, estigmas e intolerâncias, a mediação sociocultural, a educação em espaços formais, não formais e informais, os atuais estatutos da memória bem como os processos de co-aprendizagem transculturais.

A obra é fruto do seminário internacional ENTRE TERRITÓRIOS E REDES: ARTE, MEMÓRIAS, CIDADES. INTERLOCUÇÕES INTERNACIONAIS. CO-PESQUISA EM CONTEXTO GLOCAL e provém das articulações entre o Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e o DIVERSITAS USP - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (FFLCH/USP) em diálogo com grupos de pesquisa nacionais e internacionais que se desdobram em renovados processos que investigam inovações sociais e culturais no presente.

O lançamento da publicação abre espaço para o encontro entre territórios urbanos da cidade de São Paulo por meio de seus agentes locais em diálogo com os autores das pesquisas realizadas juntamente com tais territórios, compartilhadas na publicação, promovendo amplo intercâmbio, movimentos e novas proposições entre os territórios, fortalecendo as redes.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Jorge Bassani

Jorge Bassani

Defendeu a tese de livre-docência “Das intervenções artísticas à ação política urbana” em 2019 na FAU-USP, onde é professor no Departamento de História das disciplinas de urbanismo e urbanização. Coordenador desde 2012 do GeMAP – Grupo de Estudos Mapografias Urbanas.
(Foto: Beatriz Masson)



 

 

Marcos Cartum

Marcos Cartum

Arquiteto e designer, com especialização em museologia, autor de obras em espaços públicos como o Monumento ao Migrante Nordestino, a Praça Memorial 17 de Julho e a Praça das Artes. Foi professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Carlos). Desde 2019 é Diretor do Museu da Cidade de São Paulo.
(Foto: Acervo pessoal)

Lilian Amaral

Lilian Amaral

(Organizadora da publicação) 
Artista Visual, Pesquisadora e Curadora Independente. Pós-Doutora com Bolsa PNPD da CAPES junto ao Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG e Universidade de Barcelona/ES. Coordenadora Internacional do Observatório de Educación e da Rede Internacional de Educación Patrimonial – Espanha e da Cátedra Nômada do PPG Diversitas USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mirian Celeste Martins

Mirian Celeste Martins

Doutora pela FEUSP e mestre pela ECAUSP. Líder dos grupos de pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas. Conselheira Mundial da InSEA/América Latina.
(Foto: Rita Cunha Martins)

Rosana Schwartz

Rosana Schwartz

(Co-organizadora da publicação)  
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  Doutora em História pela PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq História da Cultura, Sociedades e Mídias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cleiton Ferreira

Cleiton Ferreira

Especialista em Gestão Cultural pelo CPF-SESC, cofundador da Comunidade Cultural Quilombaque, onde atua como gestor de Relações Interinstitucionais, coordenador da Queixada Agência de Desenvolvimento Eco Cultural Turístico e do Museu Territorial de Interesse da Cultura e da Paisagem Tekoa Jopo'í.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Ingrid Ambrogi

Ingrid Ambrogi

Doutora em História Social FFLCH USP, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP USP, pedagoga PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Arquivo Memória e Cidade AMeCidade CNPq junto ao PPHEAHC Mackenzie.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paula Carolei

Paula Carolei

Possui pós-doutorado no Laboratório de LE@D, Universidade Aberta de Portugal, Professora do Curso de Design Educacional na UNIFESP. Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Euler Sandeville Jr.

Euler Sandeville Jr.

Criador do Instituto da Paisagem no Projeto Biosphera21 e Professor Senior Livre Docente na Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde é coordenador do Núcleo de Estudos da Paisagem/FAU USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cauê Maia

Cauê Maia

Poeta e arte/educador. Doutor em artes visuais, mestre em Literatura e graduado em ciência política. É um dos criadores do Coletivo Transverso, com investigação sobre livro de artista e intervenção poética no espaço público.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sharine Machado Melo

Sharine Machado Melo

Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, pós-doutoranda na Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência (IEA USP). É integrante do Grupo de Pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural. Coordenadora na Funarte SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julio Dojcsar Paulistano

Julio Dojcsar Paulistano

Grafiteiro e cenógrafo, integrante do coletivo artístico casadalapa e Frente 3 de Fevereiro, tem seu trabalho focado em intervenções urbanas, cenografia para teatro de rua ou espaços não-convencionais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernando Sato

Fernando Sato

(Sato do Brasil) é diretor de arte, designer, cenógrafo, fotógrafo, ilustrador. Integrante dos coletivos casadalapa, Frente 3 de Fevereiro, BiricoArte e Jornalistas Livres.
(Foto: Acervo Pessoal)

João Kleber Santana

João Kleber Santana

Diretor da EMEI Gabriel Prestes, membro do Território Educativo das Travessias e do fórum de Educação Integral para Uma Cidade Educadora.  Já trabalhou na SME/SP no núcleo de Educação Integral. Formado em Ciências Sociais PUC e Pedagogia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jai

Jai

(Jaison Lara). Faz a gestão e coordenação de projetos que dialogam entre cultura, educação e meio ambiente, integra a Casa Ecoativa, um centro eco-cultural localizado na Ilha do Bororé, e do GT “territórios educativos" do Conselho Gestor da APA Bororé-Colônia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tim

Tim

(Wellington Neri) é artista, filho da cultura Hip Hop, desenvolve pesquisa-ação nas artes, ecologia e processos pedagógicos. Participa do Coletivo Imargem e da Unigraja – Universidade Livre do Grajaú, e do grupo de pesquisa " Culturas Ancestrais e Contemporâneas na Escola" da FE-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Negotinho

Negotinho

MC, articulador cultural e professor de capoeira, formado pelo mestre lampião. Em 2007, junto ao Grupo OPNI, fundou o Espaço São Mateus em Movimento, que atualmente é um Ponto de Cultura e uma rede de coletivos e agentes culturais.
(Foto: Anderson Costa)

Data

06/07/2022 a 06/07/2022

Dias e Horários

Quarta, 14h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 6/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora