Curso Presencial
Entrelinhas pernambucana: poesia das mulheres nordestinas
Voltar para o início

Programa
Ser poeta é condição intrínseca de quem nasce no Sertão, especialmente quando
se tem "olhos de ler" no livro da natureza (por vezes inclemente) e "ouvidos de ouvir" a sabedoria transposta pela tradição oral.
Assim, vindas do sertão, as poetas Cida Pedrosa, Luna Vitrolira e Dayane Rocha apresentam nesse encontro de conversa e poesia, seus mais recentes livros.
Em "Claranã", de Cida Pedrosa, os versos rigorosamente metrificados a cultura nordestina, que ganha contornos muito específicos quando cantada pela perspectiva das mulheres. Vencedora do Prêmio Jabuti, a autora pernambucana lança a segunda edição desse livro-chave de sua trajetória, que aponta para valores feministas fundamentais do seu projeto literário.
"Memória tem Águas Espessas", segundo livro de Luna Vitrolira, lançado pela editora Diadorim, foi escrito a partir de uma experiência imersiva em busca de sua ancestralidade canavieira, natural da zona da mata de Pernambuco. Uma parte apagada da sua história e vida sobre a qual nunca teve conhecimento ou contato. Luna escreve sobre o peso do sentimento de não ter conhecimento sobre sua família nem passado, o que é comum na vida das pessoas brasileiras, devido ao processo de colonização e ao sistema escravocrata que dispersou a genealogia do povo negro e originário.
O Primeiro livro de Dayane Rocha, "Virada num mói de Cuento", retrata a poesia contemporânea de resistência feminina no Pajeú. No livro a artista passeia pelas variadas modalidades de escrita, como viola, sextilha, martelo alagoano ou o decacílabo, galope a beira mar, dentre outros e reúne poesias de seus doze anos de atuação em mesas de glosa e escrita poética.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Luna Vitrolira
Escritora, cantora, compositora, performer, curadora de eventos literários, educadora, mestra de cerimônia de eventos e celebrante de casamento. Mestra em Teoria da Literatura pela UFPE, com ênfase em oralidade, é também pesquisadora da poética das vozes, mediadora de debates, apresentadora e palestrante.
(Foto: Zé de Holanda)

Cida Pedrosa
Poetisa, advogada e política brasileira. Em 2020, foi eleita vereadora do Recife. É autora do livro Solo para Vilarejo, vencedor do Prêmio Jabuti 2020 nas categorias Livro do Ano e Livro de Poesia e do livro Araras Vermelhas, Melhor Livro de Poesia de 2022, pelo Prêmio APCA.
(Foto:Ana Siqueira)

Dayane Rocha
Mãe (Ian Davi), poetisa, declamadora, glosadora e aquariana. Historiadora por formação pela FASP, Atua no cenário poético desde o ano 2012 com participações em eventos de poesia popular, Iniciou sua carreira artística como declamadora, sendo levada posteriormente ao universo da poesia improvisada, se destacando como uma das primeiras poetas participantes de mesa de glosas em 2013, com a primeira participac¿a¿o na mesa de Glosas mista, em São José do Egito - PE.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/09/2025 a 09/09/2025
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 9/9.
Enquanto houver vagas.