Curso Presencial
Epistemologias da Negridade
Voltar para o início

Programa
Aborda saberes afrodiaspóricos e africanos que não se filiam às categorias hegemônicas. Sob o signo das culturas de resistência, tendo o som como vetor, o ciclo articula vozes seminais do pensamento negro em territórios plurais.
29/10 - Vanguarda Sentimental - A Improvisação e a Imaginação Negra Radical com Romulo Alexis
A Vanguarda Sentimental Negra, desenhada poética e filosoficamente por Fred Moten, explora aspectos da música afro-diaspórica e sua relação com a invenção de mundos onde o som configura-se como processos de invenção de realidades e ordens comunais, no exercício de escapar das determinações trágicas implicadas pelo racismo.
5/11 - Meandros fluviais do ente-instrumento: uma abordagem do fazer musical africano sob o signo das águas, com Lwiza Gannibal
A palestra/aula interativa (com instrumentos tradicionais) explora a formação de comunidades africanas e suas sonoridades em face ao trânsito das águas que compõem ecossistemas, visando compreender como essa trama gera elementos sônicos. Baseada em Somé, Fu-kiau, Ampene, Zawose, entre outros, explora como as águas incidem na dinâmica afro-relacional onde a música é veículo expressivo basilar.
12/11 - Surrealismo negro e o maravilhoso na imaginação de Suzanne Césaire
com Nathália Grilo
Cria pontos de estudos em torno desta importante pensadora martinicana a partir de compreensões sobre o surrealismo e a imaginação radical negra, articulando novas percepções a partir da experiência de Césaire, bem como o alargamento do campo de percepção sobre o surrealismo, na investigação de sua invenção e reinvenção dentro do contexto negro. Em diálogo com outros pensadores como Amiri Baraka, Edouard Glissant e Bunsenki Fu-Kiau, este encontro tem como diretriz a manifestação do Maravilhoso caribenho como ferramenta de resistência à escravidão imaginativa e de invenção de novas realidades.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Daisy Serena)
Palestrantes

Nathalia Grilo
Curadora, artista e pesquisadora, conectando diferentes linguagens artísticas e intelectuais para explorar questões como memória, resistência, espiritualidade e racialidade. Defende uma prática multidimensional que intersecciona arte contemporânea, música, crítica cultural e estudos negros, orientada pela perspectiva da imaginação radical.
(Foto: Bel Gandolfo - @kiddotrix)

Romulo Alexis
Músico (de)compositor, improvisador, produtor cultural, curador, educador e artista multilinguagem. Faz parte do duo Radio Diaspora. Atualmente cursa o doutorado em Sonologia pela ECA-USP.
(Foto: Marcello Vitorino)

Lwiza Gannibal
(Luiza Nascimento Almeida), mestre e doutora em Letras pela USP e doutoranda em Música na UNIRIO. Pesquisadora no âmbito sonoro, produtora, roteirista e diretora de documentários como "Tempo Zawose", premiado na V Mostra Adélia Sampaio. Como diretora musical, atuou no espetáculo "Nuang - Caminhos da Liberdade".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/10/2025 a 12/11/2025
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 29/10.
Enquanto houver vagas.