Curso Presencial
Escrever a partir de restrições e instruções
Voltar para o início

Programa
O curso pretende exercitar a prática da escrita a partir da noção de "restrição" ("contrainte"), proposta pelo grupo literário francês OuLiPo (Ouvroir de Littérature Potentielle).
OuLiPo surge nos anos 60 na França e reuniu artistas e escritores como Georges Perec, Raymond Queneau, Ítalo Calvino e Marcel Duchamp, que criavam um complexo de restrições para libertar a criação literária, entendendo a escritura como um jogo, sob regras e imposições arbitrárias.
Como pensar a escrita enquanto ponto de partida sem que exista um destino preciso? Serão apresentadas também referências das artes visuais aliadas a exercícios para movimentar diferentes possibilidades para a escrita.
Encontros
O 1º encontro abordará a construção de textos-instruções produzidos entre as décadas de 1950 e 1970, por artistas que integraram o grupo Fluxus e outras práticas da Arte Conceitual em diálogo com a noção oulipiana de "restrição". Serão apresentados e discutidos trabalhos que possuem sugestões textuais em instruções a serem realizadas (ou não) por quem as lê e como os escritores ligados à OuLiPo produziram textos a partir das restrições autoimpostas. Neste encontro, serão realizados exercícios de escrita disparados pelo cruzamento das noções de instrução e restrição.
O 2º encontro abordará a ludicidade presente em regras para criação de textos a partir de (ou enquanto) palíndromos, lipogramas, palavras-cruzadas, lógica ou anagramas. A criação das restrições oulipianas eram comparadas a um rato que cria um labirinto do qual ele mesmo deve sair. Assim, pensar o mecanismo de um jogo e, na sequência, executá-lo, talvez seja um movimento de desvio do acaso para iniciar um processo de escrita. Assim, serão propostos exercícios de estruturação de regras seguidas da tentativa de praticar o jogo proposto.
O 3º encontro apresentará trabalhos textuais, produzidos por artistas visuais, construídos a partir da noção de "enunciado": tanto enquanto textos breves que expõem, em termos claros e diretos, o conteúdo que buscam manifestar quanto aqueles que apresentam abertura para a abstração da linguagem e aos diferentes significados em cada ato de enunciação. Neste encontro, serão realizados exercícios de reescrita a partir das noções de adição e redução de textos apropriados.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Daniela Avelar
Doutora (Udesc, Florianópolis-SC) e mestra (Unicamp, Campinas-SP) em Artes Visuais. Investiga em seus trabalhos instrumentos literários como a apropriação, uso e recontextualização a partir de restrições autoimpostas em instalações, publicações, vídeos e ações.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
PEREC, Georges. A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
_________________. As coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
_________________. A vida modos de usar. Companhia das Letras, 2009.
_________________. Especies de espacios. Barcelona: Montesinos, 2007.
_________________. Lo infraordinario. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2013.
_________________. O Sumiço. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015.
_________________. Pensar/Clasificar. Barcelona: Gedisa, 2001.
_________________. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. São Paulo: Gustavo Gili, 2016.
_________________. Uma viagem de inverno. In: A coleção particular. São Paulo: Cosa Naify, 2005.
_________________. Um homem que dorme. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988.
TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Caminho, 2013.
_______________________. Biblioteca, São Paulo: Casa da Palavra, 2009.
QUENEAU, Raymond. Exercícios de Estilo. Rio de Janeiro: Editora Colibri, 2000.
Data
14/09/2022 a 28/09/2022
Dias e Horários
Quartas, 15h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 13/9.
Enquanto houver vagas.