Curso Presencial
Escrita da vida: círculo de histórias e autoficção
Voltar para o início
Programa
Com base em metodologias da história e no conceito "espaço biográfico", de Leonor Arfuch, habitaremos as fronteiras entre realidade e ficção. Entre as autoras e os autores que guiarão o percurso estão nomes como Angela Davis, Annie Ernaux, Carolina Maria de Jesus, Elias Canetti, Francoise Egan, Maria Esther Maciel, Noemi Jaffe, Scholastique Mukasonga, Sylvia Plath e Virginia Woolf.
Essas leituras, associadas às práticas de círculos de histórias e à reflexão sobre os significados ligados à autoficção, nos farão refletir sobre como o princípio de uma identidade-única-centrada-coesa dará lugar a um eu-multiplice-descentrado-fragmentado nas práticas de escrita literária da atualidade.
Programa
1º encontro - Círculo de histórias: Narrar oralmente.
2º encontro - Formas da escrita de si: Da confissão à autoficção.
3º encontro - Memórias e diários. Círculo de histórias, segunda parte: Narrativa escrita.
4º encontro - Do pacto autobiográfico ao pacto autoficcional.
5º encontro - O espaço biográfico. Círculo de histórias, terceira parte: refino na narrativa escrita.
6º encontro - Compartilhamento de narrativas, reflexão sobre autoficção no contexto contemporâneo e encerramento.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Sônia London
Graduada em Letras pela Faculdade de Língua e Literatura Francesa e pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Desde 2002, colabora com o Museu da Pessoa. Foi diretora-executiva da organização de 2015 a 2018. Tem experiência em coordenação de projetos, formação de educadoras/es e organização de publicações.
(Foto: Acervo Pessoal)
Giselle Rocha
Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), licenciada em Letras pela UFMG e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-MG. Atua no Cenpec como formadora de professoras/es, gestora de projetos educacionais e autora de material didático. Trabalhou em organizações como Museu da Pessoa e Cidade Escola Aprendiz.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ARFUCH, Leonor. Espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de janeiro: EDUERJ, 2010.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FAEDRICH, Anna. O conceito de autoficção: demarcações a partir da literatura brasileira contemporânea. Revista Itinerários, n. 40, p. 45-60, 2015.
FIGUEIREDO, Eurídice. Autoficção feminina: a mulher nua diante do espelho. Revista Criação & Crítica, n. 4, p. 91-102, 2010.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico de Rousseau à internet. Trad. Jovita M. G. Noronha e Maria Inês C. Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP; Editora da Unicamp, 2013.
Data
16/08/2024 a 20/09/2024
Dias e Horários
Sextas, 10h30 às 12h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 16/8.
Enquanto houver vagas.