Escrita de si e o texto acadêmico
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Pensado para um público amplo e diversificado (educadores, psicólogos, jornalistas, mediadores de leitura...), o curso pretende instaurar junto aos participantes um debate sobre a escrita como experiência (Larrosa, 2003) e como trabalho (Possenti1988); e, assim, proporcionar aos mesmos uma vivência da escrita de si como potência para a escrita acadêmica.
Nossa experiência como orientadores de textos acadêmicos vem revelando não apenas as dificuldades e bloqueios para a elaboração dessa escrita, como também tem mostrado os trabalhos de escrita, os exercícios, que favorecem a superação de tais bloqueios.
A escrita de si, o pensamento ensaístico, o tratamento pendular do ler e escrever são experiências que favorecem o encontro do sujeito com a própria palavra, resultando num texto acadêmico que faz sentido, antes de mais nada, para aquele que escreve e que, no esforço de comunicação e explicitação, convida o leitor a se aproximar dessa palavra encontrada, sobretudo porque no interior da palavra encontrada há um sujeito que pensa, fala, escreve.
Os temas destacados:
(Foto: Lil Foot)
Palestrantes
Luiza Helena da Silva Christov
Doutora em Educação (PUC SP/2001); possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Criadora da coleção para coordenadores pedagógicos da Editora Loyola. Atualmente é professora assistente doutora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vinculando-se voluntariamente ao Programa de Pós-graduação em Artes junto ao Instituto de Artes da Unesp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Egon de Oliveira Rangel
Mestre em linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor assistente-mestre do Departamento de Linguística da PUC-SP. Doutorando do Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP. Foi membro do Comitê Assessor da Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC (2002 a 2004) e consultor e/ou leitor crítico da Base Nacional Comum - Língua Portuguesa (BNCC-LP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/03/2020 a 25/04/2020
Dias e Horários
Sábados, 10h às 13h.
Exceto dia 11/4.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.