Atividades

Ciclo discute diferentes experiências de ocupação de espaços físicos da urbe disponíveis para o usufruto do tempo livre

Espaços livres na cidade

Voltar para o início Espaços livres na cidade

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Ciclo que antecede o XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade, realizado em parceria com a Associação Escola da Cidade. O seminário se propõe a identificar as possibilidades concretas para constituição de novos espaços públicos, bem como pensar as diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender o significado dos espaços públicos nas cidades.

 

08/03 - Ruas abertas para o lazer na cidade de São Paulo

Com José Guilherme Magnani e Sérgio José Battistelli. Mediação de Martin Corullon.

 

18/03 - Juventude e espaços livres

Com Alexandre Barbosa Pereira e Heitor Frugoli. Mediação de Vinicius Hernandes de Andrade.

 

23/03 - Transformação e conflitos urbanos: a Praça Roosevelt

Com Daniela Palma e Enrico Spaggiari. Mediação de Marina Grinover.

 

28/03 - Gestão e ocupação do espaço livre na cidade

Com Ermínia Maricato, Julia Ruiz Di Giovanni e Laura Sobral. Mediação de José Guilherme Pereira Leite.

 

05/04 - Juventude e direito à cidade: experiências na região do Campo Limpo

Com Marta Bergamin, Thiago Vinícius, Shirlei Torrez Perez e Paulo Casale

Mediação de Pedro Manuel Rivaben de Sales.

 

Palestrantes

Ermínia Maricato

Ermínia Maricato

Doutora e professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Recentemente, exerceu o cargo de conselheira do Habitat, no programa das Nações Unidas para assentamentos humanos.

Heitor Frúgoli Jr.

Heitor Frúgoli Jr.

Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (USP). Foi conselheiro do Condephaat (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).
(Foto: Acervo Pessoal)

Laura Sobral

Laura Sobral

Arquiteta e urbanista pela FAU/USP, mestranda e pesquisadora na mesma instituição. Co-fundadora do Instituto “A Cidade Precisa de Você”.  Ativista em vários movimentos urbanos e iniciadora do “A Batata Precisa de Você”.
(Foto: Marcelo Salvador)


 

Daniela Palma

Daniela Palma

Professora do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com uma pesquisa sobre os imaginários sociais da Praça Roosevelt. Participa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Imagem e Memória do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (NEIIM-LEER/USP) e coordena o Grupo de Estudos em Linguagem e Direitos Humanos (IEL/UNICAMP).

Julia Ruiz Di Giovanni

Julia Ruiz Di Giovanni

Doutora em Antropologia Social pelo PPGAS-USP. Realiza desde o mestrado pesquisas sobre as qualidades poéticas e performáticas dos processos de organização e ação política, investigando atualmente as relações entre práticas corporais, performance e imagem nos trânsitos entre arte e ativismo. É autora de Artes do Impossível ¿ Protesto de rua no movimento antiglobalização (Annablume/Fapesp, 2013) e Cadernos do Outro Mundo: O Fórum Social Mundial em Porto Alegre (Humanitas/Fapesp, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Marta Bergamin

Marta Bergamin

Doutora em Sociologia e professora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Thiago Vinícius

Thiago Vinícius

Produtor cultural na Zona Sul de São Paulo. Empreendedor social e liderança comunitária atua com tecnologias sociais focadas em democratizar o “ato de comer bem” a partir do Armazém Organicamente, Restaurante Comunitário e Delivery de Orgânicos. É há anos ativista na Agência Popular Solano Trindade, onde um cowork abriga empreendedor@s da periferia, exposições e mostras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Shirlei Torrez Perez

Shirlei Torrez Perez

Gerente Adjunta do Sesc Carmo. Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC SP.

Paulo Casale

Paulo Casale

Gerente do Sesc 24 de Maio, pós graduação em Administração de Projetos e especialização em Financiamento e Economia da Cultura.
(Foto: Acervo Pessoal)

José Guilherme Pereira Leite

José Guilherme Pereira Leite

Escritor, ensaísta e crítico. Professor universitário. Cientista Social e doutorando em Filosofia pela USP. Serviu ao extinto MinC, em diversas ocasiões, entre 2002 e 2012. Coordenou por cinco anos o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade. É autor de "As malhas da cultura" (Ateliê Editorial).
(Foto: Acervo Pessoal)

Martin Corullon

Martin Corullon

Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo - FAUUSP, atualmente desenvolvendo doutorado pela mesma instituição. Desde 1994 tem colaborado frequentemente com o Arq. Paulo Mendes da Rocha [Pritzker Prize 2006]. Entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres.

Pedro Manuel Rivaben de Sales

Pedro Manuel Rivaben de Sales

Atualmente é professor associado da Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e assistente técnico da Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de projetos, planos e consultorias e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: operação urbana, projeto urbano, projeto urbano e de arquitetura, cidade e território contemporâneo, teoria da cidade e do urbanismo.

Vinicius Hernandes de Andrade

Vinicius Hernandes de Andrade

Sócio-Fundador do Escritório Andrade Morettin, atuando na área de projetos de arquitetura e urbanismo, trabalha com projetos de diversas escalas e de naturezas bastante variadas, tanto para o setor público como para o setor privado. A conquista de algumas premiações importantes no panorama nacional e internacional conferiu ao escritório considerável estabilidade e garantiu o encargo de projetos de relevância na cidade.

Enrigo Spaggiari

Enrigo Spaggiari

Propõe uma reflexão sobre as distintas perspectivas e posicionamentos em torno dos significados de certos usos citadinos que muitas vezes são associados ao que se denomina como 'tempo livre'. A proeminência da prática do skate na paisagem da região central paulistana, o arranjo político e estético dos espaços urbanos.

Data

08/03/2016 a 05/04/2016

Dias e Horários

Terças, sexta, quarta e segunda, das 10h às 12h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis