Curso On-Line
Estamos aqui: refúgio e educação
Voltar para o início

Programa
Encontros ON-LINE para educadores, apresentando temas relacionados ao tema refúgio e educação, com enfoque no acolhimento.
Entre os temas, serão abordados: acolhida de alunos e de familiares refugiados no novo país, escuta de histórias de vida, permanência no para mercado de trabalho, aprimoramento da língua e ingresso em universidades.
Programa
19/7 das 10h às 11h30 - RECEBER /ESCUTAR/PREPARAR
- Compartilhamento de práticas executadas para a acolhida de alunos e de familiares refugiados no novo país e o preparo dos alunos nativos para recebem estrangeiros vindo em sua maioria em situações de extrema vulnerabilidade psicológica.
- Escuta de histórias de vida e as necessidades de quem chega, de modo empático e como ajudá-los no processo de adaptação.
- Preparo de longa permanência dos alunos para mercado de trabalho, o aprimoramento da língua e a organização de estudos para ingressarem em universidades.
Com Dione Fonseca, Cláudio Marques da Silva Neto e Cláudia Sagula.
Mediação de Maísa Zakzuk.
22/7 das 10h às 11h30 - TROCAR
A escola como espaço de ampliação e diversificação e pertencimento de repertórios e conhecimentos por meio da arte e cultura.
Com Mohamad Ali e sua filha Mariam, Andrea Buoro, Francis Irina Salazar e Maísa Zakzuk.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento
Palestrantes

Andrea Buoro
Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Especializou-se na atuação de organizações da sociedade civil como bolsista da Fulbright no Center for Civil Society Studies da Johns Hopkins University, USA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Claudia Sagula
Psicanalista, graduada em Psicologia e Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC/SP, professora do curso Clínica com Migrantes no Instituto Sedes Sapientiae, Coordenadora do Projeto Ponte Curumim- atendimento psicológico a crianças e adolescentes migrantes e seus pais, com o objetivo de escuta e acolhimento dos efeitos psíquicos que envolvem o deslocamento da terra de origem.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cláudio Marques da Silva Neto
Doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); pesquisador no Grupo de Estudo de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) da Faculdade de Educação da USP. É autor do livro "Indisciplina e Violência Escolar: Dilemas e Possibilidades". Diretor da Escola Infante Dom Henrique, na Rede Municipal de São Paulo, escola integrante da Rede PEA/Unesco.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dione Fonseca
Professora e pedagoga, pós-graduada em Educação Musical e Artes. Desenvolve um projeto de acolhimento e integração das crianças brasileiras e migrantes, através da escuta, da música e da troca entre as culturas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Francis Irina Salazar
Venezuelana formada em Direito e Administração em seu país. Mãe de Jorge Alejandro (13 anos) e Emily Valentina (6 anos) que só chegaram em 2021. Francis saiu da Venezuela em 2018, assim como outros 6 milhões devido à grave crise humanitária, social, alimentar e de saúde que atinge os venezuelanos há mais de 10 anos. Atualmente seus filhos estudam na rede de ensino pública de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maísa Zakzuk
Comunicadora, produtora de conteúdo educativo e cultural. Diretora de vídeo e autora de livros infantis. Formou-se Rádio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado. Dentre os livros publicados, está o "Eu Estou Aqui" que apresenta a história de 12 crianças imigrantes e refugiadas que deixaram suas casas para viver no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mohamad Ali
Palestino, naturalizado na Síria e refugiado no Brasil desde 21 de julho 2015. Viveu muitos anos como apátrida. Viveu no campo de refugiados de Yarmouk, bairro de Damasco. Veio para o Brasil com sua família para fugir da guerra da Síria, tendo passado por outros países.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/07/2022 a 22/07/2022
Dias e Horários
Terça e Sexta, 10h às 11h30.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 17/7.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência.