Curso Presencial
Eu, Elas, Nós e a Ancestralidade: Escrevivências em Arte Educação
Voltar para o início

Programa
A proposta deste encontro é de compartilhar as escrevivências em arte educação de mulheres negras do Instituto Esperança Garcia que fazem a gestão e curadoria das atividades artísticas e culturais do Quilombo da Parada.
As memórias, contato com as artes, o acesso à educação e o fortalecimento das suas identidades a partir do encontro e reencontro com suas raízes registradas que contribuem para preencher a lacuna histórica de silenciamento e apagamento dos fazeres e elaborações construídas individualmente mas que ganham evidência no coletivo.
As relações familiares, as relações e acesso à educação, ambiente de trabalho e a conexão e fazer artístico se entrelaçam como um grande espelho, ora refletindo dores, ora amor, cuidado e a potencialidade que se constrói entre nós, entre elas.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Raquel Almeida
Poeta, escritora, arte - educadora, editora do selo Elo da Corrente Edições e produtora cultural. Fundadora do Coletivo literário Elo da Corrente, grupo que atua no bairro de Pirituba desde 2007 no movimento de literatura periférica/negra, realizando o Sarau do Elo da Corrente e mantendo uma biblioteca comunitária.
(Foto: Acervo pessoal)

Jaqueline Lima Santos
Doutora em Antropologia Social pela Unicamp, Harvard Alumni Fellow, pós-doutora em Primeira Infância pela FMUSP e pós-doutoranda na Unicamp. Atua como professora, pesquisadora e consultora nas áreas de equidade, raça, gênero, diversidade, educação, infância e juventude e história e cultura afro- brasileira e africana.
(Foto: Acervo Pessoal)

Kambandô Juliana Ignácio Balduino
Faz parte da Comunidade Tradicional Templo de Cultura Banto Redandá, pesquisadora em artes, integrante do grupo de estudos Orí do Instituto de Artes da Unesp. É fundadora do Instituto Esperança Garcia - educação, arte, cultura, meio ambiente e autocuidado e, faz a gestão e curadoria das ações e formações do Ponto de Cultura Quilombo da Parada.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/05/2025 a 27/05/2025
Dias e Horários
Terça, 10h30 às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 27/5.
Enquanto houver vagas.