Atividades

Conversa sobre feitos e efeitos da documenta-fifteen.

Curso Presencial
Excedentes compartilhados: o ano em que se ocupou a Documenta de Kassel

Voltar para o início Excedentes compartilhados: o ano em que se ocupou a Documenta de Kassel

Programa

Dirigida pelo coletivo indonésio Ruangrupa, a última Documenta de Kassel reuniu um conjunto de práticas artísticas marcadas por premissas da colaboração, da interdisciplinaridade e da articulação social sob um argumento curatorial comprometido com o compartilhamento comunitário de recursos comuns e com a revisão de modelos de produção criativa alternativos ao sistema artístico vigente. 

Como consequência, o que se apresentou foram trabalhos cujo caráter informal, processual e fragmentário (agenciados por iniciativas e coletivos artísticos atrelados diretamente a seus contextos territoriais específicos), indicaram que boa parte de seus aspectos constituintes transbordavam para muito além do espaço exibitivo. Mas em meio a pautas ligadas ao exercício de cooperação, a documenta-fifteen tornou-se também foco de controvérsias, em especial disparadas por análises que avaliavam seus coeficientes estéticos, por críticas que problematizavam a reestruturação da gestão administrativa proposta pela equipe de direção artística, bem como pelos pronunciamentos que insurgiram contrapondo tensões entre a defesa pela liberdade de expressão e o respeito identitário-racial. 

Agora, com o encerramento das atividades públicas da décima quinta edição e com o intuito de se propor um contato com algumas de suas complexidades centrais, lança-se o convite para um encontro dedicado a discutir suas estratégias operativas, bem como a se reconhecer alguns dos principais motivos pelos quais a chamada documenta-lumbung, na sua reformulação programática, coloca-se desde já como marco histórico.  
 
Com Paola Fabres, curadora, ensaísta e pesquisadora de Arte Contemporânea pela ECA-USP; estuda as intersecções entre a arte e o campo social a partir de investigações práticas e teóricas voltadas à produção artística de caráter dialógico e colaborativo.   

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Paola Fabres

Paola Fabres

Curadora, ensaísta e pesquisadora¿de arte contemporânea pela ECA-USP, Lola Fabres se dedica às intersecções entre a arte e o campo social a partir de investigações práticas e teóricas voltadas à produção artística de caráter dialógico e colaborativo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/12/2022 a 13/12/2022

Dias e Horários

Dia 13/12, terça, das 10h às 12h

Inscrições a partir das 14h do dia 24/11, até o dia 12/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora