Atividades

Provocações através de práticas e teorias queer

Curso On-Line
Existe uma ética Bixa?

Voltar para o início Existe uma ética Bixa?

Programa

Inspirado a partir das provocações de teóricos queer e filósofas feministas como Judith Butler, Paul Beatriz Preciado, Paco Vidarte e Virginie Despentes, o curso preocupa-se em pensar corpo, (des)identidade, sexualidade e as divergências, aproximações e distanciamentos entre o movimento LGBT e o movimento queer.

O título, bem como o conteúdo programático do curso, engaja-se a partir de "Ética bixa -Proclamações Libertárias para uma militância LGBTQ".

Escrito por Paco Vidarte, psicanalista e teórico queer espanhol, em apenas três semanas antes de seu falecimento, o livro, publicado no Brasil pela N-1 Edições em 2019, funciona como um poderoso manifesto transviado, um disparador político que teoriza sem amarras acadêmicas as atuais conjunturas sociais e sobretudo pergunta-se: para onde estamos indo em termos de militância LGBT?

25/8 - BREVE INTRODUÇÃO AO MOVIMENTO QUEER
Com Ali Prando e Ademir Correa.

26/8 - UMA NECROPOLÍTICA TRANSVIADA?
Com Ali Prando e Ronaldo Serruyia.

27/8 -"NÃO SOU/NÃO CURTO AFEMINADOS": POLÍTICAS DE "GOSTO" E LINGUAGEM NOS APPS DE SOCIABILIDADE GAY
Com Ali Prando e Márcio Rolim.

28/8 - PROCLAMAÇÕES LIBERTÁRIAS PARA UMA MILITÂNCIA LGBTQIA+
Com Ali Prando e Uma Reis.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ali Prando

Ali Prando

Filósofo, curador e multiartista. Atua pesquisando as temáticas de gênero, corpo e tecnologia. Assina a curadoria do Mix Talks no Festival Mix Brasil, maior evento sobre gênero e sexualidade da América Latina.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ademir Correa

Ademir Correa

Jornalista, mestre em Audiovisual e diretor de conteúdo da Perfil Brasil. É autor do livro "Cinema Queeritè - Gêneros e identidades no documentário Paris is Burning" (Paco Editorial).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ronaldo Serruyia

Ronaldo Serruyia

Dramaturgo, ator e diretor, em seu trabalho, toca em temas como homossexualidade, soropositividade e outros marcadores de opressão. Atuou em "Corpo Elétrico" e "Desmesura", entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcio Rolim

Marcio Rolim

Redator publicitário e editor do Hornet Brasil, encontrou no conteúdo online o desejo de abrir canais de diálogo com a população LGBTI. Atualmente dedica-se ao canal Bee40tona que pensa o envelhecimento dentro da comunidade LGBTQIA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Uma Reis

Uma Reis

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM/ESPM). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência no estudo e no ensino de gênero, diferenças, desvio e sexualidades; corpo, território, educação, direitos humanos e travestilidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/08/2020 a 28/08/2020

Dias e Horários

Terça a Sexta, 17h às 19h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis