Atividades

Curso online sobre corpo e educação

Curso On-Line
Expressões Brasileiras em diálogo com Escolas

Voltar para o início Expressões Brasileiras em diálogo com Escolas

Programa

A relação entre educação, processos contra hegemônicos de cultura e produção de conhecimento oriundas das expressões tradicionais brasileiras partem do pressuposto do apagamento estrutural e epistemológico da história e cultura afro-brasileira e indígenas.

Com metodologia participativa, este curso online abordará temas como o envolvimento do corpo nos processos de aprendizagem, o ambiente, as narrativas e suas imagens, as festas e os mecanismos comunitários de convivência, os jogos e o brincar em uma estética da natureza.

Oriunda de uma ética do cuidado, esses valores nos auxiliam a alargar, imaginar e atualizar nossos quadros sobre modos possíveis de educar e formar escolas decoloniais.

Cronograma
Aula 1 - Modos de conhecer o mundo: escuta e interdependência.
Quais os elementos marcantes para justificar porque o mundo e a ciência se voltam hoje aos saberes de comunidades tradicionais e suas expressões? O que elas anunciam e denunciam? Os pressupostos de uma ecologia de saberes colaborativa.

Aula 2 - Gestos do fazer e uma ética do cuidado.
A participação da percepção e da imaginação nos processos educativos. Ética do cuidado, mulheres e corporeidade. A concretude do cuidado e a quem se dirige. O movimento pela decolonização do conhecimento em favor dos saberes múltiplos busca justamente recuperar esses conhecimentos advindos de humanidades com alta produção de tecnologia sustentável.

Aula 3 - Jogar, festar - Pedagogia Engajada.
Discorremos sobre um saber corpóreo estruturante onde quem educa não é apenas o professor, mas a vivência na estrutura comunitária e suas expressões. A importância e centralidade do jogo e da festa. A transmissão de valores intrínsecos, o encontro com a potência individual, o ritmo e a organizidade temporal e espacial.

Aula 4 - Brincar e conhecer-se.
O tema da transformação da criança em adulto é de responsabilidade do todo. O desenvolvimento a partir de desejos e disparadores materiais. Onde as crianças são parte do mundo e não destituídas dele, onde a repetição é aprofundamento e acolhimento. O Brincar livre e por quais caminhos nos guiam as crianças.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br.

(Arte: Pixabay)



Palestrantes

Soraia Chung Saura

Soraia Chung Saura

Professora na Escola de Educação Física e Esporte da USP, orienta nos Programas de Pós-Graduação da EEFE-USP e na Faculdade de Educação da USP, pesquisa Jogos e Manifestações de Comunidades Tradicionais e o Brincar Livre com o Território do Brincar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/06/2022 a 14/07/2022

Dias e Horários

Quintas, 10h às 11h30.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 26/5, até o dia 21/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência.

Valores

Grátis