Curso Presencial
Expressões da presença judaica no Brasil: comunidades, memórias e arquiteturas
Voltar para o início
Programa
O curso tem como objetivo introduzir a diversidade cultural do judaísmo brasileiro, explorando as diferentes comunidades que se estabeleceram no país desde o início do século XIX. Serão apresentados os três principais grupos judaicos conforme sua origem - asquenazes, sefarditas e orientais - com foco em suas particularidades no contexto da imigração contemporânea, incluindo idiomas, tradições, costumes, simbologias, literatura e manifestações artísticas.
As sinagogas também serão exploradas, não apenas como locais de culto, mas como espaços de encontros e estudos, representando um importante patrimônio histórico, artístico, cultural e arquitetônico judaico-brasileiro.
Para enriquecer a experiência dos participantes, o curso também prevê aulas externas em espaços de memória emblemáticos da história judaica em São Paulo, instituições culturais e históricas, proporcionando uma experiência imersiva e um contato direto com o legado material e imaterial das comunidades judaicas no Brasil.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Myriam R. Szwarcbart)
Palestrantes
Ernesto Mifano Honigsberg
Mestre em Letras Estrangeiras e Tradução pela FFLCH/USP, com foco em memória, arquivos pessoais e narrativas biográficas, especialmente voltados para os judeus da Europa Oriental.
(Foto: Acervo Pessoal)
Adriana Abuhab Bialski
Economista, mestra e doutoranda em Letras Estrangeiras e Tradução na FFLCH/USP. Especialista em Museologia pela PUC/SP, trabalha em projetos ligados à memória dos judeus no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Lúcia Guilherme
Mestra em Letras Estrangeiras e Tradução pela FFLCH/USP, com atuação na área de Educação e pesquisa sobre Literatura, História e Cultura Judaicas. Ministrante de aulas de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados.
(Foto: Acervo Pessoal)
Myriam Rosenblit Szwarcbart
Arquiteta, especialista em Gestão Cultural e pesquisadora de sinagogas e comunidades judaicas paulistas. Criadora do projeto As Sinagogas em São Paulo e atuante em projetos de imigração, memória e patrimônio judaico.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/11/2025 a 02/12/2025
Dias e Horários
11, 18 e 27/11, terças e quinta, das 15h às 17h.
13, 25/11 e 2/12, terças e quinta, das 13h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 11/11.
Enquanto houver vagas.