Curso Presencial
Exu-Mulher e o matriarcado nagô
Voltar para o início

Programa
O novo livro da jornalista Claudia Alexandre, Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô: sobre masculinização, demonização e tensões de gênero na formação dos candomblés, insere um debate inédito no campo dos estudos sobre as tradições e religiosidades afro-brasileiras em relação ao que foi escrito até aqui sobre o controverso orixá Exu.
Ao mesmo tempo insere registros e informações sobre as experiências de mulheres negras - africanas, escravizadas, alforriadas, libertas, que resistiram as opressões patriarcais para manter suas práticas ancestrais, apesar das violências do sistema escravista e no pós-abolição. Uma das alterações está na relação com o orixá Exu, que na iorubalândia tem representações femininas, que foram silenciadas nos primeiros terreiros no Brasil.
Chama atenção o fato de a figura feminina de Exu, além de não ter sido introduzida nas representações do orixá nos candomblés nagôs no Brasil, ser desconhecida em algumas casas de culto e um assunto mantido em silêncio nos terreiros mais tradicionais. No livro estão disponíveis imagens e representações da figura feminina de Exu, evidenciando que a diáspora negra ainda guarda muitos fragmentos sobre a cosmologia africana e as violências que alteraram a relação do povo negro com seus sistemas de crenças.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Claudia Regina Alexandre
Mulher negra, paulistana, sambista e mãe da Rubiah. Jornalista, Comunicadora de Rádio e TV. Especialista, Mestre e Doutora em Ciência da Religião (PUC-SP), com interesse na questão de raça, gênero, classe e religiosidades de matrizes africanas, em diálogo com sambas e escolas de samba. Pesquisa Representações e Comportamentos em Religiões Afro-brasileiras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Núbia Regina Moreira
Data
07/02/2024 a 07/02/2024
Dias e Horários
Quarta, 19h às 20h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 23/1, até o dia 7/2.
Enquanto houver vagas.