Atividades

Com Mônica Nunes e Marcelo Módolo

Curso On-Line
Fala em quarentena: (des)razões do idioma e saúde mental na pandemia

Voltar para o início Fala em quarentena: (des)razões do idioma e saúde mental na pandemia

Programa

A pandemia não afetou apenas o sistema de saúde e o cotidiano das pessoas, forçadas ao afastamento físico. Aliás, é impossível separar a doença de seus reflexos na linguagem e na mente. É o que um linguista e uma estudiosa da saúde mental discutem nesta mesa.

Esta mesa compõe o projeto: "PANDEMIA: PASSADO, PRESENTE, FUTURO", propondo diálogos entre áreas do conhecimento que parecem distantes nas discussões sobre a pandemia de covid-19 - as ciências da saúde, as humanidades, as artes e os saberes tradicionais.

Estas ações serão compostas por especialistas, possibilitando uma conversa entre profissionais da saúde e escritores(as), estudiosos(as) da língua ou da literatura, religiosos(as) e artistas plásticos(as), sobre os cenários passados e presentes e as perspectivas quanto às mudanças impostas por surtos epidemiológicos como esse que está em curso, com características particularmente agudas no Brasil. Mais que simples diagnóstico da situação, trata-se de refletir, sob pontos de vista diferentes, e sem perder a referência do passado, sobre um futuro próximo cada vez mais incerto, partindo do multifacetado acervo cultural e científico brasileiro.

Com Marcelo Módolo e Mônica Nunes.

Mediação: Joaci Pereira Furtado e Marco Akerman.

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.b

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Joaci Pereira Furtado

Joaci Pereira Furtado

Doutor em História Social pela USP, é professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Marco Akerman

Marco Akerman

Professor titular no Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, médico, especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público - Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e phD em Epidemiologia e Saúde Pública - Universidade de Londres.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Módolo

Marcelo Módolo

Doutor em filologia e língua portuguesa pela USP, professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da mesma universidade.

Mônica Nunes

Mônica Nunes

Doutora pela Universidade de Montreal e professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

Data

23/07/2020 a 23/07/2020

Dias e Horários

Quinta, 16h às 17h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis