Festas Urbanas em Contextos Contemporâneos
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Este minicurso busca trazer à reflexão questões relativas às dinâmicas contemporâneas das festas populares que ao longo dos últimos anos vêm sendo reunidas pelos antropólogos em torno de categorias tão diversas quanto patrimônio imaterial ou intangível, cultura popular, performance e consumo cultural.
Trata-se, portanto, de um debate que encontra sua raiz em estudos antropológicos clássicos e evoca como expoentes James Frazer, Emile Durkheim, Johan Huizinga e Roger Caillois, entre outros; sem deixar de mencionar os estudos consagrados realizados no Brasil, que vão desde as pesquisas sobre folclore realizadas por Melo Moraes Filho (1844-1919), Sílvio Romero (1851-1914), Amadeu Amaral (1875-1929) e Mário de Andrade (1893-1945); até os estudos paradigmáticos sobre o carnaval, de Roberto da Matta, no final dos anos 1970. Os anos 1980 foram marcados por um conjunto de trabalhos sobre cultura popular e classe social, destacando-se as contribuições de Carlos Rodrigues Brandão, Antônio Augusto Arantes e José Guilherme Cantor Magnani. Os anos 1990 são marcados por intensos debates sobre patrimônio imaterial, retomada de estudos de rituais e performances, que intensificam as discussões e os diferentes matizes teóricos de abordagens das festas e rituais urbanos.
O grupo se debruça, portanto, sobre eixos narrativos e possibilidades performativas verificadas, principalmente, nas chamadas Festas Juninas e que, pelo menos nas regiões Norte e Nordeste, se desenvolvem em torno de mestres da cultura popular, "circuitos", "conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades", em termos de celebrações musicais, plásticas, cênicas e lúdicas em espaços públicos onde se concentram e se reproduzem, como formas de apropriação da cidade.
13/01, quarta-feira, 14h30 às 17h30 - Folguedos do Boi: Ações dramáticas e cômicas e os marcadores de raça, classe e gênero nos bois do Maranhão
Com Lady Albernaz e Luciana Carvalho.
15/01, sexta-feira, 14h30 às 17h30 - Festejos Juninos no Nordeste: santos e danças de tradição rural na cidade
Com Luciana Chianca e Ulisses Neves Rafael.
As As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Fique por dentro.
Palestrantes

Lady Albernaz

Luciana Carvalho

Luciana Chianca

Ulisses Neves Rafael
Data
13/01/2016 a 15/01/2016
Dias e Horários
Quarta e sexta, das 14h30 às 17h30.