Atividades

Dentro da programação do Festival de Música de Câmara do Sesc, três mesas de debates sobre a realidade da música de câmara na atualidade.

Festival Sesc de Música de Câmara

Voltar para o início Festival Sesc de Música de Câmara

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Entre 22 de novembro e 04 de dezembro, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição do Festival Sesc de Música de Câmara.

Em duas semanas de programação, 12 conjuntos convidados apresentam 47 concertos e uma intervenção em dez unidades do Sesc na capital e no interior, além da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, no centro de São Paulo. O Festival ainda conta com mais de dez atividades paralelas, incluindo máster classes e mesas de discussão.

O Centro de Pesquisa e Formação – CPF aproveita a oportunidade para reunir os intérpretes convidados pelo Festival, jornalistas, gestores culturais e estudantes, além do público interessado, em três Encontros que discutirão temas importantes para a reflexão sobre o cenário da música de câmara nacional e internacional, formas de incrementá-la e assegurar sua importância na vida cultural e, muito importante, discutir a formação dos jovens profissionais.

28/11
14h30 às 16h - Música de Câmara no cenário musical internacional: oportunidades, importância e futuro
Os convidados internacionais contarão como se dá a programação de música de câmara em seus países, quais os incentivos oferecidos por instituições e entidades públicas e seu papel na consolidação de temporadas regulares, explorando, entre outros tópicos, modelos possíveis de serem adotados entre nós.

Participantes:
Ronaldo Rolim (Trio Appasionata)
Thomas Carroll (Trio Apaches)
Monica Ellis (Imani Winds)
Lionel Meunier (Vox Luminis)
Mediação: Nelson Kunze (Revista Concerto)

16h30 às 18h - A formação do camerista: especificidades e o campo de trabalho
Intérpretes brasileiros e estrangeiros, bem como gestores de instituições musicais, discutem a formação oferecida hoje no Brasil e no exterior para os músicos que constituirão nossos conjuntos e orquestras. É suficiente a formação que recebem? As disciplinas abordam de maneira plena as vicissitudes da carreira futura? É possível rever o curriculum e consolidar uma educação musical múltipla e rica, que permita maior transito dos futuros profissionais entre diversos modelos de conjuntos? Como preparar intérpretes que consigam gerir suas carreiras, ampliando o horizonte da atividade musical?

Participantes:
Paulo Zuben (Santa Marcelina Cultura)
Jennifer Stumm (Ilumina Festival)
Maria Fernanda Krug (Orquestra Sinfônica Municipal)
Ashley Wass (Trio Apaches)
Mediação: Claudia Toni

18h30 às 20h - A música de câmara no Brasil: sugestões e panorama para o futuro
O Brasil não construiu um mercado sólido para a circulação da atividade cultural. Centrada nas capitais, nossa vida musical ainda não conseguiu expandir-se para as cidades de médio e pequeno porte, consolidando temporadas regulares fora dos grandes aglomerados urbanos e, especialmente, dos mais ricos. O que é possível fazer? Como influir na construção de políticas públicas que olhem a questão? Os músicos, sozinhos, podem começar a tarefa? Os colegas estrangeiros têm lições a nos ensinar?

Participantes:
Frederico Lohmann (Cultura Artística)
Pedro Gadelha (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo)
Cecília Siqueira (Duo Siqueira Lima)
Steffen Dauelsberg, Dell’Arte (RJ)
Mediação: Sonoe Juliana Ono Fonseca.

02/12
18h às 20h | Música antiga hoje: L’Arpeggiata (FRA)
Palestra que integra a programação do Festival de Música de Câmara do
Sesc, onde será discutido o panorama da música antiga na atualidade:
estéticas, estilos, recepção e fruição da música historicamente orientada.
Com o grupo L’Arpeggiata (FRA) - Mediterrâneo. Referência no cenário
musical internacional, o grupo redimensiona as fronteiras da música
antiga. Mediação: Mônica Isabel Lucas (USP)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Arpeggiata_(c)Ruhrtriennale2010-Michael Uneffer)

Data

28/11/2016 a 02/12/2016

Dias e Horários

Segunda, 14h30 às 20h
Sexta, 18h às 20h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora