Atividades

As especificidades do audiovisual para crianças

FICI - Fórum Pensar a Infância

Voltar para o início FICI - Fórum Pensar a Infância

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. 
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

 

 

SOBRE O FÓRUM

Fazer filmes e séries para crianças, seja animação, ficção ou documentário, é um ato de consciência: o audiovisual é passaporte para um mundo de imaginação, aprendizagem e amadurecimento para centenas e centenas de meninas e meninos. Criadores e realizadores de conteúdos promovem códigos, exemplos e, muitas vezes, sonhos. 

É preciso ganhar a compreensão de que as crianças brasileiras necessitam saber sobre elas e sobre o mundo - sobretudo nas telas, que junto delas se transformam. 

E assim, da mesma forma que são muitas a s crianças e suas diversidades, muitas serão as possibilidades de criação, produção e distribuição. Possibilidades que devem ser vistas por governantes e realizadores como a base de todo o mercado audiovisual brasileiro.

Em parceria com o Sesc São Paulo, o Fórum Pensar a Infância chega a sua nona edição promovendo uma série de exposições, encontros e debates exclusivamente sobre o audiovisual para crianças. Haverá tradução simultânea. As inscrições para cada mesa são independentes.
Confira as biografias dos palestrantes ao final da página.

09:30 - 10:00 – CREDENCIAMENTO

10:00 - 10:15 – ABERTURA

Com Cristina Madi e Rosana Cunha.

10:15 - 11:30 – MASTER CLASS: Roteiro - Narrativas para a infância

Para se construir filmes e séries para o público infantil com uma narrativa atraente é preciso pensar a criança, suas possíveis relações com o mundo, seus sentimentos. Nesta aula a roteirista holandesa Mieke de Jong fala sobre usar o lúdico para representar a realidade.
Com Mieke de Jong.

11:30 - 12:30 – STAND UP CONTENT*: Conteúdo e Linguagem

Documentários para crianças, com Carlos Smith.

Audiovisual como ferramenta formadora, com Guilherme Peraro.

Transposição de Narrativas, com Célia Catunda.

12:30 - 14:00 – ALMOÇO

14:00 - 15:15 – ENTREVISTA: Anima-História - Criação e produção
Roteiros de filmes em animação para o público infantil possuem uma série de particularidades pertinentes ao gênero. Os entrevistados falam sobre a construção de uma narrativa para crianças, a atenção à modelagem de personagens e como contar uma história bem contada para atrair este público cada vez mais exigente.
Com Victor-Hugo Borges, Rafael Ribas e Andrés Lebian.
Entrevistadora: Vanessa Fort.

15:15 - 16:30 MASTER CLASS: Direção - Particularidades de um filme infantil
Filmes para o público infantil exigem um raciocínio fílmico muito particular, tanto no âmbito do roteiro quanto no da direção. O diretor e roteirista do filme “Um Cavalo Chamado Elefante”, o chileno Andrés Waissbluth, vem ao Fórum Pensar a Infância compartilhar suas experiências na direção de um filme para a infância.
Com Andrés Waissbluth.

16:30 - 17:15 – COFFEE BREAK

17:15 - 18:30 – STAND UP CONTENT*: Entreter e educar - Conteúdo em plataformas digitais
Mônica Toy
, por Marcos Saraiva.
Any Malu, por Anderson Mahanski.
Supernova, por Beatriz Maluf.
PlayKids, por Fernando Collaço.

18:30 - 19:30 – STAND UP CONTENT*: Narrativas, formas e trato
Roteiros para a infância
, Com Anna Muylaert.
Novas formas de contar histórias clássicas, Com Rosane Svartman.
Direção de atores, Com André Pellenz.

19:30 - 21:00 – ENCONTRO: O governo da infância 

Para desenvolvermos chaves de compreensão com as quais possamos construir bases mais estáveis para as crianças, o Fórum Pensar a Infância convida autoridades do audiovisual brasileiro a dividirem com a plateia seus pensamentos sobre o fomento de normas e arranjos culturais, políticos e institucionais para a infância.
Com Carla Camurati e autoridades públicas.

21:00 - 21:15 – ENCERRAMENTO

*STAND UP CONTENT: Nesta série de conferências, o Fórum Pensar a Infância convida profissionais e especialistas a compartilharem, com falas de até quinze minutos, suas experiências no audiovisual infantil, estimulando discussões e novas conexões.

Palestrantes

Anderson Mahanski

Anderson Mahanski

Responsável pela direção artística e direção de animação da série O Surreal Mundo de Any Malu, Anderson é também um dos criadores da produção. Foi supervisor de animação da série O sítio do pica-pau amarelo e atuou como animador em diversos projetos. 

André Pellenz

André Pellenz

Diretor-geral das oito primeiras temporadas da série infantil DPA - Detetives do Prédio Azul e do longa-metragem de mesmo nome, também dirigiu o longa-metragem Minha Mãe é uma Peça e as quatro primeiras temporadas de 220 Volts, do Multishow.

Andrés Lebian

Andrés Lebian

Animador há mais de 25 anos, Andrés é sócio da produtora 2DLab, por onde criou e dirigiu a série Meu AmigãoZão. É também líder criativo do Núcleo 2DLab, coordenando uma equipe de roteiristas e artistas que desenvolve cinco novos projetos infantis e juvenis até 2018.

Andrés Waissbluth (Chile)

Andrés Waissbluth (Chile)

Cineasta e pintor, Andrés já expôs seus trabalhos no MoMA, no Grand Palais e nos principais festivais do mundo. Tem representado o Chile para o Oscar e o Prêmio Goya e, em 2016, estreou seu terceiro longa Um cavalo chamado Elefante, co-produção entre Chile-México e Colômbia.

Anna Muylaert

Anna Muylaert

Diretora, roteirista e produtora. É conhecida internacionalmente pelo filme "Que horas ela volta?" (2015). Dirigiu e produziu cinco longas metragens com sua empresa Africa Filmes. Desde 2016, é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
(Foto: Gleeson Paulino)

Beatriz Maluf

Beatriz Maluf

Formada em Relações internacionais e Pós-graduada em Marketing, Beatriz é líder da Comunicação do LIV - Laboratório Inteligência de Vida e do Eleva Educação. Há 3 anos no grupo, passou a dividir seu tempo com a sala de aula como professora de LIV.

Carlos Smith (Colômbia)

Carlos Smith (Colômbia)

Diretor e produtor audiovisual, Carlos tem se dedicado à animação há 24 anos. Além de suas produções para cinema e TV, foi professor em três das principais universidades da Colômbia e foi coordenador acadêmico do Mestrado em Animação da Universitat Pompeu Fabra em Barcelona.

Celia Catunda

Celia Catunda

Ao lado de Kiko Mistrorigo, seu sócio na premiada TVPinGuim, Célia produziu e dirigiu a série de animação Peixonauta, que foi o programa mais visto na TV a cabo brasileira em 2009 e 2010. Juntos, também criaram e dirigiram O Show da Luna!, indicado ao Emmy Internacional.

Cristina Madi

Cristina Madi

Gerente da GEPROS-Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

Fernando Collaço

Fernando Collaço

Head de Conteúdo e Curadoria na PlayKids, professor do módulo Gestão de Conteúdo e Branded Content na Pós-Graduação em Marketing Digital do Senac/SP e fundador do Atlas Media Lab, escola de cursos de comunicação.

Guilherme Peraro

Guilherme Peraro

Produtor e sócio-fundador da Kinopus. Entre seus trabalhos destacam-se o longa Leste Oeste, os curtas Mister H, Satori Uso e O Quinto Postulado, além dos documentários O Nadador e Andrea Tonacci. Dirigiu os curtas Parque Guanabara e Pressa, além de ter criado a Mostra Londrina de Cinema.

Marcos Saraiva

Marcos Saraiva

Diretor de Desenvolvimento Comercial na Mauricio de Sousa Produções. É líder do núcleo digital, responsável pelas redes sociais oficiais da Turma da Mônica, aplicativos, games e demais plataformas digitais. Também lidera a estratégia comercial do núcleo audiovisual da empresa.

Mieke de Jong (Holanda)

Mieke de Jong (Holanda)

Mieke é roteirista para cinema e televisão, e suas histórias são preenchidas por personagens fortes em situações incomuns. Sua filmografia inclui Lena (Toronto 2011), Iep! (Berlinale 2010) e Sr. Frog (Melhor Filme-para-família Holandês no Cinekid 2016).

Rafael Ribas

Rafael Ribas

Animador há 23 anos, foi animador e animador de efeitos especiais no longa de animação O Grilo Feliz. Em 2009, dirigiu a sequência em 3D O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes e é o diretor da nova animação Lino, lançado recentemente nos cinemas do país. 

Rosane Svartman

Rosane Svartman

Dentre diversas produções para cinema e TV, Rosane dirigiu o longa Desenrola em 2011, foi redatora final de Malhação entre 2012 e 2015 e atualmente está na direção da adaptação cinematográfica de Pluft - O Fantasminha. É ainda autora de dois livros infantis premiados.

Vanessa Fort

Vanessa Fort

Vanessa é roteirista e produtora criativa do Núcleo Singular, já desenvolveu projetos para diversos canais de TV e é consultora de roteiros de Valentins, Dó-ré-mi Fadas e A terra e sonhos. Além disso, é da equipe fundadora e atual coordenadora editorial do comKids.

Victor-Hugo Borges

Victor-Hugo Borges

Diretor e animador de diversos projetos de animação, Victor-Hugo é criador da série Historietas Assombradas (para crianças Malcriadas), exibida em toda América Latina pelo Cartoon Network. No momento, trabalha no lançamento de seu longa Historietas Assombradas - O Filme.

Data

27/09/2017 a 27/09/2017

Dias e Horários

Quarta, 10h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de agosto às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora