Atividades

Festival Internacional de Cinema Infantil

FICI- Fórum Pensar a Infância

Voltar para o início FICI- Fórum Pensar a Infância

Programa

O audiovisual está a cada dia mais presente no cotidiano, seja por meio de filmes, séries, ou das novas tecnologias e mídias que exploram e ultrapassam a fronteira entre diferentes linguagens: realidade virtual, realidade aumentada e games.

O Fórum Pensar a Infância propõe a reflexão sobre os impactos de produções e narrativas audiovisuais no imaginário e na construção de identidades de centenas de meninos e meninas inseridas nesse contexto, sendo constantemente estimulados numa fase de pleno desenvolvimento de suas habilidades e inteligências.

O fórum integra a programação da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).

1/10 Dramaturgia

10h - 10h30: Credenciamento

10h30 – 10h45: Abertura

10h45 - 12h:  Carla Camurati entrevista Cao Hamburger
Carla Camurati entrevista Cao Hamburger sobre o trabalho do diretor voltado ao público infantil e a perspectiva dele sobre a construção de narrativas para crianças.
Com Cao Hamburger e Carla Camurati.

14h - 16h: Narrativa, Gênero e Diversidade
A busca pelo estabelecimento de um mundo mais diverso e plural tem início na infância e o audiovisual tem grande impacto na construção desta sociedade. Realizadores culturais debatem sobre a relação entre narrativa e representatividade no cinema infantil.
Com Mauro D'Addio, Tauã Delmiro e Joyce Prado.
Mediação: Maria Flor Calil.

16h15 - 17h45: A construção da narrativa audiovisual para crianças
Criar uma obra audiovisual já exige por si só uma sensibilidade diferenciada. Quando o foco são as crianças, traz também a responsabilidade de entender que a história terá um impacto direto na formação de dezenas de meninos e meninas. Roteiristas e diretores conversam sobre a construção da narrativa audiovisual para o público infantil.
Com Alice Gomes, Arnaldo Galvão e Luciano Vidigal.
Mediação: Gabriela Romeu.

17h45 - 19h: Prêmio Brasil de Cinema Infantil
O Prêmio Brasil 2018 atingiu a marca de 170 curtas-metragens inscritos. E este ano contou com um renomado comitê de seleção que, em um trabalho dedicado e minucioso, elegeu 24 filmes para seguir na disputa. Após a curadoria, os filmes passaram por sessões repletas de crianças e nove filmes foram escolhidos por nossos pequenos grandes espectadores para seguir em frente. Os vencedores serão anunciados nesta cerimônia de premiação.

Dia 2/10: Quais os caminhos na relação entre o audiovisual e a educação?

10h - 11h30:  Masterclass: Educação Para os Media
O Fórum recebe a professora Sara Pereira, uma das criadoras do “Referencial de Educação para os Media” e protagonista na implantação do Observatório sobre Media, Informação e Literacia. A professora apresentará a relação, o histórico, aplicação e resultados do seu renomado trabalho “Referencial de Educação para os Media”.
Com Sara Pereira.

11h30 - 12h30: Educação híbrida: Políticas públicas e aprendizagem na era digital
Enriquecer o debate em torno do desenvolvimento de políticas que permitam a integração entre o ensino tradicional e as novas tecnologias e novas políticas públicas nas escolas é um desafio pedagógico atual no Brasil. A Fundação Lemann apresenta os seus projetos e diretrizes que estabelecem uma bem sucedida relação entre as escolas e os recursos digitais.
Com Daniela Caldeirinha.

14h - 15h: Educação e acessibilidade
Este painel aborda a inclusão por meio do uso do audiovisual em atividades educacionais com crianças e jovens. Os convidados compartilham suas próprias experiências e os projetos desenvolvidos em seus respectivos projetos, com foco no estímulo à construção de um ambiente social mais acessível.
Com Áulio Ribeiro e Claudia Werneck.
Mediação: Caio Leboutte.

15h - 16h30: Conectividade nas escolas: O uso do audiovisual na capacitação de jovens e educadores
É inegável a constante presença do universo audiovisual no cotidiano da sociedade. Como educadores conseguem acompanhar o ritmo e fazer o melhor uso dos recursos digitais para educar crianças e jovens? Neste painel, instituições debatem sobre as iniciativas que estão desenvolvendo no sentido de maximizar o potencial de aprendizagem infantil e a capacitação de educadores para disseminar conhecimento através do audiovisual.
Com Tammy Weiss, Rubem Saldanha e Milene Figueiredo.
Mediação: Fernanda Sarmento.

16h45 - 18h05:  Narrativas imersivas e a infância
Não se pode mais ignorar o engajamento das crianças com as novas tecnologias, que a cada ano surgem com propostas que aumentam ainda mais as possibilidades de relação entre o público e as narrativas. Mas e quando o público infantil é o foco? Desenvolvedores de games, realidade aumentada e virtual, que têm projetos para esta faixa etária, debaterão sobre o relacionamento das narrativas imersivas e a infância.
Com Igor Moreno, Rawlinson Terrabuio e Arthur Protasio.
Mediação: Marina Pecoraro.

18h05 - 19h15: Game & Educação         
A utilização de games enquanto estratégia pedagógica é o tema que será debatido por especialistas em educação, que apresentarão os estudos e projetos desenvolvidos por eles que aproximam ainda mais as novas tecnologias do ambiente escolar.
Com Fernanda Sarmento, Lynn Alves e Marcos Lima.
Mediação Caio Leboutte.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Arnaldo Galvão

Arnaldo Galvão

Trabalhou nos longas dos Trapalhões, Turma da Mônica; nos programas Rá-Tim-Bum, Glub-Glub e Castelo Rá-Tim-Bum; em curtas, longas e séries, como As aventuras de Fujiwara Manchester e Godofredo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Arthur Protasio

Arthur Protasio

Roteirista na TV Globo e diretor criativo da Fableware. Mestre em Design, seu portfólio inclui a novela “Geração Brasil”, o programa de TV “Lazinho com Você”, experiências em realidade virtual e games. Finalista nos festivais BIG, Indie Prize, Quo Vadis e vencedor de Melhor Narrativa no SB Games.
(Foto: Acervo Pessoal)

Áulio Ribeiro

Áulio Ribeiro

Graduado em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (2015). Apresentador da WebTV INES, parceria da TV Escola com o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Âncora do Jornal Bilíngue Primeira Mão. Atua na adaptação de conteúdos audiovisuais para Surdos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Caio Leboutte

Caio Leboutte

Doutorando em Educação, Gestão e Difusão de Ciências na UFRJ. Bolsista da JICA - Japan International Cooperation Agency em dois cursos promovidos pela NHK, no Japão, na área de TV Digital. Atua como Diretor Executivo da TV Escola desde 2009.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cao Hamburger

Cao Hamburger

Cineasta, produtor, roteirista e diretor de televisão. Entre seus maiores sucessos está o programa “Castelo Rá-Tim-Bum” (TV Cultura). No cinema, dirigiu “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme” (1999) e "O Ano em que meus pais saíram de férias" (2006). Venceu duas vezes o Emmy Internacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carla Camurati

Carla Camurati

Dirigiu e produziu “Carlota Joaquina”, “Copacabana”, entre outros. Foi uma das fundadoras da Academia Brasileira de Cinema, presidente da Fundação Theatro Municipal do RJ e diretora do Programa de Cultura das Olimpíadas Rio2016. Em 2003, criou o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).
(Foto: Acervo Pessoal)

Claudia Werneck

Claudia Werneck

Escritora. Tem mais de 300 mil livros vendidos, mais de 60 premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais e 14 livros para crianças, jovens e adultos/as publicados. Idealizadora e fundadora da ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão (2002).
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniela Caldeirinha

Daniela Caldeirinha

Gerente de recursos digitais da Fundação Lemann. É jornalista e pós-graduada em Sociopsicologia. Tem experiência de mais de dez anos coordenando a comunicação institucional de empresas e organizações não governamentais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Sarmento

Fernanda Sarmento

Atua como especialista em educação do Núcleo Avançado em Educação - NAVE pelo Oi Futuro, Instituto de Criatividade e Inovação da Oi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gabriela Romeu

Gabriela Romeu

Na Folha de S.Paulo editou o caderno Folhinha, coordenou o projeto Mapa do Brincar e atua na crítica de teatro infantil. É corroteirista do filme “Disque Quilombola” e dirigiu o documentário “Meninos e Reis”. É autora de livros como “Terra de Cabinha” (ed. Peirópolis) e diretora do projeto Infâncias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Igor Moreno

Igor Moreno

Designer de jogos integrante da equipe de professores do NAVE Rio. Atua também como autor, editor e tradutor de livros de RPG e jogos de tabuleiro pela Redbox Editora e o selo Flying Ape, onde produziu Kids & Dragons.
(Foto: Acervo Pessoal)

Joyce Prado

Joyce Prado

Especialista em Roteiro Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC. Sócia fundadora da Oxalá Produções. Dirigiu as webséries “Cartas de Maio” (2018) e “Empoderadas” (2015.), os curtas “Fábula de Vó Ita” (2016) e “Okán Mímó: Olhares e Palavras de Afeto” (2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Luciano Vidigal

Luciano Vidigal

Ator, roteirista, diretor de teatro, TV e cinema. Roteirizou e dirigiu um dos episódios do longa “5X Favela”, os longas documentários “Copa Vidigal”, “Cidade de Deus 10 anos depois” e o premiado curta-metragem “Lá do alto”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lynn Alves

Lynn Alves

Doutora em Educação pela UFBA. É professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA. Organiza e coordena há onze anos o “Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Lima

Marcos Lima

Em 2015 fundou o Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino (NuGAME) no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. É doutor em Geografia pela UERJ, onde trabalhou com o tema “Geografia, Games e Ensino”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Flor Calil

Maria Flor Calil

Jornalista. Foi editora responsável pela revista Claudia Filhos e pelo site da revista Pais & Filhos. É autora do livro “Quem Manda Aqui Sou Eu – Verdades Inconfessáveis Sobre a Maternidade”. É editora de comunicações do Colégio Santa Cruz.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mauro DAddio

Mauro DAddio

Roteirista e diretor, bacharel em Cinema. Em 2017 lançou o premiado longa ficcional “Sobre Rodas”. Realizou diversos curtas, como "Kunumi, O Raio Nativo", "O Morro da Guerra Eterna" e "A Menina do Mar".
(Foto: Acervo Pessoal)

Milene Figueiredo

Milene Figueiredo

Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, professora do Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN e coordenadora do projeto de extensão "Práticas Cineclubistas na Escola da Infância - CINEICLUBE".
(Foto: Acervo Pessoal)

Rawlinson Terrabuio

Rawlinson Terrabuio

Cofundador e CEO da BEENOCULUS, empresa brasileira de soluções para realidade virtual na América Latina. CSO da Junglebee, produtora de eXtended Reality e na Beetools. Ex-presidente do Parque de Software de Curitiba (2014-2016).
(Foto: Acervo Pessoal)

Rubem Saldanha

Rubem Saldanha

Gerente de programas sociais da Fundação Telefonica Vivo, onde trabalha com projetos de inovação educativa e com empreendedorismo social. Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas ao Currículo pela PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sara Pereira

Sara Pereira

Professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Autora do Referencial de Educação para os Media, homologado em 2014 pelo Ministério da Educação de Portugal.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tauã Delmiro

Tauã Delmiro

Ator, compositor, dramaturgo e diretor teatral. Formado em licenciatura em teatro pela UNIRIO, vem desenvolvendo nos últimos anos trabalhos autorais como “O Edredom”, “O Anti-Musical - O Musical” e "Jogo da Vida".
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

01/10/2018 a 02/10/2018

Dias e Horários

Segunda, 10h às 19h.
Terça, 10h às 20h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 11 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora