FICI- Fórum Pensar a Infância
Voltar para o início
Programa
O audiovisual está a cada dia mais presente no cotidiano, seja por meio de filmes, séries, ou das novas tecnologias e mídias que exploram e ultrapassam a fronteira entre diferentes linguagens: realidade virtual, realidade aumentada e games.
O Fórum Pensar a Infância propõe a reflexão sobre os impactos de produções e narrativas audiovisuais no imaginário e na construção de identidades de centenas de meninos e meninas inseridas nesse contexto, sendo constantemente estimulados numa fase de pleno desenvolvimento de suas habilidades e inteligências.
O fórum integra a programação da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).
1/10 Dramaturgia
10h - 10h30: Credenciamento
10h30 – 10h45: Abertura
10h45 - 12h: Carla Camurati entrevista Cao Hamburger
Carla Camurati entrevista Cao Hamburger sobre o trabalho do diretor voltado ao público infantil e a perspectiva dele sobre a construção de narrativas para crianças.
Com Cao Hamburger e Carla Camurati.
14h - 16h: Narrativa, Gênero e Diversidade
A busca pelo estabelecimento de um mundo mais diverso e plural tem início na infância e o audiovisual tem grande impacto na construção desta sociedade. Realizadores culturais debatem sobre a relação entre narrativa e representatividade no cinema infantil.
Com Mauro D'Addio, Tauã Delmiro e Joyce Prado.
Mediação: Maria Flor Calil.
16h15 - 17h45: A construção da narrativa audiovisual para crianças
Criar uma obra audiovisual já exige por si só uma sensibilidade diferenciada. Quando o foco são as crianças, traz também a responsabilidade de entender que a história terá um impacto direto na formação de dezenas de meninos e meninas. Roteiristas e diretores conversam sobre a construção da narrativa audiovisual para o público infantil.
Com Alice Gomes, Arnaldo Galvão e Luciano Vidigal.
Mediação: Gabriela Romeu.
17h45 - 19h: Prêmio Brasil de Cinema Infantil
O Prêmio Brasil 2018 atingiu a marca de 170 curtas-metragens inscritos. E este ano contou com um renomado comitê de seleção que, em um trabalho dedicado e minucioso, elegeu 24 filmes para seguir na disputa. Após a curadoria, os filmes passaram por sessões repletas de crianças e nove filmes foram escolhidos por nossos pequenos grandes espectadores para seguir em frente. Os vencedores serão anunciados nesta cerimônia de premiação.
Dia 2/10: Quais os caminhos na relação entre o audiovisual e a educação?
10h - 11h30: Masterclass: Educação Para os Media
O Fórum recebe a professora Sara Pereira, uma das criadoras do “Referencial de Educação para os Media” e protagonista na implantação do Observatório sobre Media, Informação e Literacia. A professora apresentará a relação, o histórico, aplicação e resultados do seu renomado trabalho “Referencial de Educação para os Media”.
Com Sara Pereira.
11h30 - 12h30: Educação híbrida: Políticas públicas e aprendizagem na era digital
Enriquecer o debate em torno do desenvolvimento de políticas que permitam a integração entre o ensino tradicional e as novas tecnologias e novas políticas públicas nas escolas é um desafio pedagógico atual no Brasil. A Fundação Lemann apresenta os seus projetos e diretrizes que estabelecem uma bem sucedida relação entre as escolas e os recursos digitais.
Com Daniela Caldeirinha.
14h - 15h: Educação e acessibilidade
Este painel aborda a inclusão por meio do uso do audiovisual em atividades educacionais com crianças e jovens. Os convidados compartilham suas próprias experiências e os projetos desenvolvidos em seus respectivos projetos, com foco no estímulo à construção de um ambiente social mais acessível.
Com Áulio Ribeiro e Claudia Werneck.
Mediação: Caio Leboutte.
15h - 16h30: Conectividade nas escolas: O uso do audiovisual na capacitação de jovens e educadores
É inegável a constante presença do universo audiovisual no cotidiano da sociedade. Como educadores conseguem acompanhar o ritmo e fazer o melhor uso dos recursos digitais para educar crianças e jovens? Neste painel, instituições debatem sobre as iniciativas que estão desenvolvendo no sentido de maximizar o potencial de aprendizagem infantil e a capacitação de educadores para disseminar conhecimento através do audiovisual.
Com Tammy Weiss, Rubem Saldanha e Milene Figueiredo.
Mediação: Fernanda Sarmento.
16h45 - 18h05: Narrativas imersivas e a infância
Não se pode mais ignorar o engajamento das crianças com as novas tecnologias, que a cada ano surgem com propostas que aumentam ainda mais as possibilidades de relação entre o público e as narrativas. Mas e quando o público infantil é o foco? Desenvolvedores de games, realidade aumentada e virtual, que têm projetos para esta faixa etária, debaterão sobre o relacionamento das narrativas imersivas e a infância.
Com Igor Moreno, Rawlinson Terrabuio e Arthur Protasio.
Mediação: Marina Pecoraro.
18h05 - 19h15: Game & Educação
A utilização de games enquanto estratégia pedagógica é o tema que será debatido por especialistas em educação, que apresentarão os estudos e projetos desenvolvidos por eles que aproximam ainda mais as novas tecnologias do ambiente escolar.
Com Fernanda Sarmento, Lynn Alves e Marcos Lima.
Mediação Caio Leboutte.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes

Arnaldo Galvão
Trabalhou nos longas dos Trapalhões, Turma da Mônica; nos programas Rá-Tim-Bum, Glub-Glub e Castelo Rá-Tim-Bum; em curtas, longas e séries, como As aventuras de Fujiwara Manchester e Godofredo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Arthur Protasio
Roteirista na TV Globo e diretor criativo da Fableware. Mestre em Design, seu portfólio inclui a novela “Geração Brasil”, o programa de TV “Lazinho com Você”, experiências em realidade virtual e games. Finalista nos festivais BIG, Indie Prize, Quo Vadis e vencedor de Melhor Narrativa no SB Games.
(Foto: Acervo Pessoal)

Áulio Ribeiro
Graduado em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (2015). Apresentador da WebTV INES, parceria da TV Escola com o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Âncora do Jornal Bilíngue Primeira Mão. Atua na adaptação de conteúdos audiovisuais para Surdos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Caio Leboutte
Doutorando em Educação, Gestão e Difusão de Ciências na UFRJ. Bolsista da JICA - Japan International Cooperation Agency em dois cursos promovidos pela NHK, no Japão, na área de TV Digital. Atua como Diretor Executivo da TV Escola desde 2009.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cao Hamburger
Cineasta, produtor, roteirista e diretor de televisão. Entre seus maiores sucessos está o programa “Castelo Rá-Tim-Bum” (TV Cultura). No cinema, dirigiu “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme” (1999) e "O Ano em que meus pais saíram de férias" (2006). Venceu duas vezes o Emmy Internacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carla Camurati
Dirigiu e produziu “Carlota Joaquina”, “Copacabana”, entre outros. Foi uma das fundadoras da Academia Brasileira de Cinema, presidente da Fundação Theatro Municipal do RJ e diretora do Programa de Cultura das Olimpíadas Rio2016. Em 2003, criou o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).
(Foto: Acervo Pessoal)

Claudia Werneck
Escritora. Tem mais de 300 mil livros vendidos, mais de 60 premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais e 14 livros para crianças, jovens e adultos/as publicados. Idealizadora e fundadora da ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão (2002).
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniela Caldeirinha
Gerente de recursos digitais da Fundação Lemann. É jornalista e pós-graduada em Sociopsicologia. Tem experiência de mais de dez anos coordenando a comunicação institucional de empresas e organizações não governamentais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Sarmento
Atua como especialista em educação do Núcleo Avançado em Educação - NAVE pelo Oi Futuro, Instituto de Criatividade e Inovação da Oi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Igor Moreno
Designer de jogos integrante da equipe de professores do NAVE Rio. Atua também como autor, editor e tradutor de livros de RPG e jogos de tabuleiro pela Redbox Editora e o selo Flying Ape, onde produziu Kids & Dragons.
(Foto: Acervo Pessoal)

Joyce Prado
Especialista em Roteiro Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC. Sócia fundadora da Oxalá Produções. Dirigiu as webséries “Cartas de Maio” (2018) e “Empoderadas” (2015.), os curtas “Fábula de Vó Ita” (2016) e “Okán Mímó: Olhares e Palavras de Afeto” (2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Luciano Vidigal
Ator, roteirista, diretor de teatro e cinema. Roteirizou e dirigiu um dos episódios do longa 5X Favela, produzido por Cacá Diegues. Dirigiu Cidade de Deus 10 anos depois. Atuou em 38 filmes. Foi um dos diretores do seriado Pais de Primeira, da TV Globo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lynn Alves
Doutora em Educação pela UFBA. É professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA. Organiza e coordena há onze anos o “Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Lima
Em 2015 fundou o Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino (NuGAME) no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. É doutor em Geografia pela UERJ, onde trabalhou com o tema “Geografia, Games e Ensino”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Flor Calil
Jornalista. Foi editora responsável pela revista Claudia Filhos e pelo site da revista Pais & Filhos. É autora do livro “Quem Manda Aqui Sou Eu – Verdades Inconfessáveis Sobre a Maternidade”. É editora de comunicações do Colégio Santa Cruz.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mauro DAddio
Roteirista e diretor, bacharel em Cinema. Em 2017 lançou o premiado longa ficcional “Sobre Rodas”. Realizou diversos curtas, como "Kunumi, O Raio Nativo", "O Morro da Guerra Eterna" e "A Menina do Mar".
(Foto: Acervo Pessoal)

Milene Figueiredo
Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, professora do Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN e coordenadora do projeto de extensão "Práticas Cineclubistas na Escola da Infância - CINEICLUBE".
(Foto: Acervo Pessoal)

Rawlinson Terrabuio
Cofundador e CEO da BEENOCULUS, empresa brasileira de soluções para realidade virtual na América Latina. CSO da Junglebee, produtora de eXtended Reality e na Beetools. Ex-presidente do Parque de Software de Curitiba (2014-2016).
(Foto: Acervo Pessoal)

Rubem Saldanha
Gerente de programas sociais da Fundação Telefonica Vivo, onde trabalha com projetos de inovação educativa e com empreendedorismo social. Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas ao Currículo pela PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sara Pereira
Professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Autora do Referencial de Educação para os Media, homologado em 2014 pelo Ministério da Educação de Portugal.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tauã Delmiro
Ator, compositor, dramaturgo e diretor teatral. Formado em licenciatura em teatro pela UNIRIO, vem desenvolvendo nos últimos anos trabalhos autorais como “O Edredom”, “O Anti-Musical - O Musical” e "Jogo da Vida".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
01/10/2018 a 02/10/2018
Dias e Horários
Segunda, 10h às 19h.
Terça, 10h às 20h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 11 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.