Atividades

Ciclo composto de quatro momentos.

Curso On-Line
Filosofia e Arte: o pensamento no presente

Voltar para o início Filosofia e Arte: o pensamento no presente

Programa

Ciclo composto de quatro momentos tem como objetivo reunir a filosofia, a literatura, a canção e o cinema a fim de compreender as aporias do  contemporâneo  e,  por  meio  da obra e pensamento dos palestrantes interrogar as mutações das humanidades nas disfunções da sociedade da  comunicação  e  da  informação,  anti-intelectual  e anti-genealógica, que não reconhece uma dívida com as gerações que nos precederam.

1) Filosofia: Olgária Matos
As  aporias  do  contemporâneo,  no  horizonte  dos  reordenamentos
tecnológicos mundializados, em um momento no qual se indiferenciam o
bom gosto e o mau gosto, a alta literatura e a literatura média midiática, o
totem e o tabu.

2) Literatura: Milton Hatoum
O  escritor  Milton  Hatoum  falará  sobre  o  processo  de  criação  de  seus
romances e sobre a importância da literatura no mundo contemporâneo.

3) Canção: José Miguel Wisnik
A canção, o "fim da canção" e a proliferação sem fim de canções. Trânsitos
entre o mais elementar e o mais complexo. A pulverização da escuta e a
concha acústica. Vertentes cancionais.

4) Cinema: Daniel Augusto
A palestra de Daniel Augusto será uma reflexão sobre o papel do cinema
num mundo saturado de imagens.

Conduzido por Eliete Negreiros, o presente ciclo de dois dias é composto de duas apresentações por dia.

No último dia, depois da apresentação, uma mesa redonda será conduzida pela profª Olgária Matos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Domínio Público)

Palestrantes

Daniel Augusto

Daniel Augusto

Diretor de cinema e televisão. É doutor em Filosofia pela USP. Dirigiu a série televisiva de entrevistas com pensadores Incertezas Críticas (Canal Curta, Now), longas-metragens (como Albatroz, 2019) e publicou o romance Nem o sol nem a morte (Editora Nós, 2019).
(Foto: Jacob Solitrenick)

Milton Hatoum

Milton Hatoum

Escritor e tradutor. Autor dos livros Relato de um certo Oriente (Prêmio Jabuti de melhor romance); Dois Irmãos, adaptado para a TV, teatro e quadrinhos; Cinzas do Norte, ganhador dos prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Sua obra de ficção, publicada em dezessete países, recebeu em 2018 o prêmio Roger Caillois (Maison de l´Amérique Latine/PEN Club-França).
(Foto: Acervo Pessoal)

Eliete Eça Negreiros

Eliete Eça Negreiros

Ensaísta e cantora de música popular brasileira. Fez licenciatura, mestrado e doutorado em Filosofia na USP. Com seu disco de estreia, "Outros Sons", produzido por Arrigo Barnabé, (1982), ganhou o Prêmio APCA de cantora revelação. Depois viram "Ângulos Tudo Está Dito" (1986), "Canção Brasileira- a nossa bela alma" (1992), com o qual ganhou o Prêmio APCA de melhor cantora de música popular brasileira e "16 canções de tamanha ingenuidade" (1996).Em 2012 lançou o livro "Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos", em 2016 "Paulinho da Viola e o elogio ao amor" e em 2022 "Amor à música, de Cartola, Paulinho da Viola, Cortázar, Nara Leão, Rogerio Sganzerla...".
(Foto: Ligia Negreiros)

Olgária Matos

Olgária Matos

Doutora pela École des Hautes Études, pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP e professora de Filosofia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Escreveu: Rousseau: uma arqueologia da desigualdade (Mg Editores Associados, 1978), Os arcanos do inteiramente outro - a Escola de Frankfurt, a melancolia, a revolução (Brasiliense, 1989), A Escola de Frankfurt - sombras e luzes do Iluminismo (Moderna, 1993) e Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo (Nova Alexandria, 2006). Colaborou na edição brasileira de Passagens de Walter Benjamin e prefaciou Aufklârung na Metrópole - Paris e a Via Láctea. Participou recentemente da coletânea Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo.
(Foto: Acervo Pessoal)

José Miguel Wisnik

José Miguel Wisnik

Professor sênior da área de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, além de ensaísta e músico. E recebeu a Ordem do Mérito Cultural (2009) e o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2019).
(Foto: Nino Andres)

Data

16/03/2022 a 17/03/2022

Dias e Horários

Quarta e quinta, das 15h às 17h

Curso On-Line

Inscrições a partir das 14h do dia 23/2, até o dia 14/3.

Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis