Atividades

A relevância do movimento abolicionista para o fim da escravidão

Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro

Voltar para o início Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


A palestra reconstrói a trajetória da ampla, estruturada e duradoura rede de ativistas, associações e manifestações públicas antiescravistas que, a exemplo de outros países, conformou um movimento social nacional, o primeiro no Brasil do gênero. Argumenta-se que o movimento elegeu retóricas, estratégias e arenas, operando sucessivamente com flores (no espaço público), votos (na esfera político-institucional) e balas (na clandestinidade), num jogo que se estendeu por duas décadas, de 1868 a 1888. O processo é narrado por meio da trajetória de ativistas nacionais decisivos para a mobilização: André Rebouças, Abílio Borges, Luís Gama, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco, três deles negros. A abolição não se faria por si, pelo desenvolvimento da economia ou por decisão solitária do sistema político, como não se fez por canetada da princesa. É a relevância do movimento abolicionista para o fim da escravidão que a palestra busca evidenciar.

Palestrantes

Angela Alonso

Angela Alonso

Professora livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, Presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), e pesquisadora do CNPq PQ-1D. É doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), com Pós-Doutorado na Yale University (2010). Foi agraciada com os prêmios CNPq/Anpocs (2001), John S. Guggenheim Foundation Award (2009), Jabuti (2016) e da Academia Brasileira de Letras (2016). Foi membro dos comitês acadêmicos da ANPOCS (2014-16) e da BBM-USP (2013-2016) e coordenadora do LAPS-USP (2012-2015). Suas pesquisas e publicações se concentram na investigação das relações entre cultura e ação política e dos movimentos políticos e intelectuais.
(Foto: Acervo pessoal)

Data

29/03/2016 a 29/03/2016

Dias e Horários

Terça, das 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis