Atividades

Ciclo de debates sobre gênero nos esportes

Curso On-Line
Formas contemporâneas de expressão de gênero nos esportes

Voltar para o início Formas contemporâneas de expressão de gênero nos esportes

Programa

A proposta do ciclo de encontros será mover um caleidoscópio de possibilidades para pensar o corpo e suas práticas esportivas a partir de múltiplas condições encontradas no social, como questões fisiológicas/anatômicas, de identidades de gênero, de uso/abuso de substâncias ou tecnologias e mesmo de enunciações corporais.

A ideia central é desestabilizar certezas instituídas e aprofundar o debate de ideias e noções de senso comum.

29/7 - Esporte moderno e a inserção de mulheres.
Desde fins do século XIX, quando da origem do esporte moderno, mulheres lutam para se inserir numa atividade criada por e para homens. Isso ocorreu tanto junto ao movimento olímpico, como se dissipou, ao longo deste tempo, para outras formas de participação. Apesar dos debates contemporâneos sobre a inclusão de mulheres nos espaços esportivos, parece que a batalha ainda é inglória.
Com Victor Andrade de Melo e Giovanna Garcia Ticianelli.
Mediação: Talita Machado Vieira.

5/8 - Masculinidades esportivas
A discussão sobre masculinidades no plural é um desafio para o esporte. Enquanto a masculinidade hegemônica ainda insiste em se manter sólida e implacável, destilando preconceitos e impondo modos de ser, uma série de outras expressões de masculinidades ocupam cada vez mais espaço. Das masculinidades gay e queer às transmasculinidades, o debate está apenas começando.
Com Leandro Teofilo de Brito e Vivianne Oliveira Gonçalves.
Mediação: Maurício Rodrigues Pinto.

12/8 - Discutindo tecnologias esportivas do/no corpo
Há muito se sabe que o corpo é atravessado por substâncias externas a ele que incrementam sua performance. Aparatos técnicos e tecnológicos,
medicamentos, suplementos e vários tipos de drogas são usadas nos espaços de produção do corpo esportivo, em busca de desafiar limites. Os questionamentos sobre tais processos são a ponta do iceberg para entender o esporte contemporâneo.
Com Michelle Carreirão Gonçalves e Fabio Zoboli.
Mediação: Helena Altmann.

19/8 - Formas de ser e torcer nos Esportes
O início do século XXI trouxe formas de torcer que não eram conhecidas até então no mundo esportivo. Coletivos torcedores militantes buscaram se expressar de formas diversas (inclusive pela internet), evocando outros olhares para sujeitos, seus corpos, suas sexualidades e identidades clubísticas. Tais mudanças repercutiram nos entendimentos críticos sobre ações e os modos de ser torcedor.
Com Luiza Aguiar dos Anjos e Luiz Henrique de Toledo.
Mediação: Cláudia Samuel Kessler.

26/8 -Transgeneridade e Intersexualidade em questão
Um dilema contemporâneo que atravessa corpos no alto rendimento esportivo é a performance de gênero na qual corpos devem se enquadrar para que atinjam igualdades mínimas de chances entre todos. Afinal, o esporte moderno lançou categorias fixas baseadas nos sexos de atletas, para que dada equidade fosse alcançada. Mas como pensar atletas que, pela fisiologia e anatomia de seus corpos, ou por questões identificatórias de gênero, colocam-se dentro de outros espectros que não os da heterossexualidade?
Com Bárbara Gomes Pires e Julian Pegoraro Silvestrin.
Mediação: Wagner Xavier de Camargo.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Arte: Png Tree)

Palestrantes

Wagner Xavier de Camargo

Wagner Xavier de Camargo

Docente da Unicamp, formado em Antropologia e doutor em estudos de gênero; pesquisa o movimento esportivo de pessoas LGBTQIA+ e participa dos circuitos de competições (nacionais e internacionais).
(Foto: Acervo Pessoal)

Helena Altmann

Helena Altmann

Docente da Unicamp, formada em Educação Física e doutora em Educação, tem experiência em ensino e pesquisa na área de educação, educação física e esporte, com ênfase em gênero e sexualidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Henrique de Toledo

Luiz Henrique de Toledo

Antropólogo, professor titular no Departamento de Ciências Sociais e pesquisador no programa de pós-graduação em Antropologia Social (UFSCar). Líder do Laboratório de Estudos das Práticas Lúdicas e de Sociabilidade (LELuS/UFSCar).
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiza Aguiar dos Anjos

Luiza Aguiar dos Anjos

Professora de Educação Física (CEFET-MG). Mestre em Estudos do Lazer (UFMG), e doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Integra o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) e o Grupo de Estudo e Pesquisa "Pensando a Educação Física Escolar" (IFMG). Suas pesquisas tematizam o gênero e a sexualidade em contextos esportivos, em especial no futebol e nas torcidas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maurício Rodrigues Pinto

Maurício Rodrigues Pinto

Mestre pelo Programa Interdisciplinar Mudança Social e Participação Política, da Universidade de São Paulo; doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre os Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Victor Andrade de Melo

Victor Andrade de Melo

Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; História do Rio de Janeiro; História da Educação; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giovanna Garcia Ticianelli

Giovanna Garcia Ticianelli

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (Unicamp), bacharel e licenciada em Educação Física (Unicamp), atualmente professora de Educação Física da Educação Básica da rede SESI-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Talita Machado Vieira

Talita Machado Vieira

Psicóloga (UEL), mestra em Psicologia (Unesp) e doutoranda em Psicologia pela mesma instituição, com período sanduíche na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Investiga temas do contexto esportivo (futebol) na perspectiva da Psicologia Social do Esporte.
(Foto: Acervo Pessoal)

Leandro Teofilo de Brito

Leandro Teofilo de Brito

Doutor, com pós-doutorado em Educação (UFRJ), professor adjunto na mesma instituição. Realiza pesquisas sobre os temas gênero e sexualidade, com ênfase no campo de estudos sobre homens e masculinidades.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vivianne Oliveira Gonçalves

Vivianne Oliveira Gonçalves

Doutora em Ciências da Atividade Física e do Esporte (UCLM-Espanha), com pós-doutorado em Psicologia (UBI - Portugal). Docente dos cursos de Educação Física e do programa de pós-graduação em Educação (UFJ). Temas de pesquisa: Relações de Gênero; Corpo, Sexualidades e Educação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Michelle Carreirão Gonçalves

Michelle Carreirão Gonçalves

Coordenadora geral do CESPEB/Faculdade de Educação. Professora do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Editora adjunta dos Cadernos de Formação RBCE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fabio Zoboli

Fabio Zoboli

Pós-doutorado em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP - Argentina). Professor do Departamento de Educação Física (DEF) e do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política" da UFS.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cláudia Kessler

Cláudia Kessler

Jornalista e cientista social. Doutora em Antropologia Social (UFRGS). Mestra em Ciências Sociais (UFSM). Organizadora da coletânea "Mulheres na área: gênero, diversidade e inserções no futebol". Coorganizadora da obra "As mulheres no universo do futebol brasileiro" (Editora da UFSM). Colunista do portal Ludopédio, o maior portal acadêmico sobre futebol da América Latina.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bárbara Gomes Pires

Bárbara Gomes Pires

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ). Atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) e pesquisadora associada ao NUSEX – Núcleo de Estudos em Corpos, Gêneros e Sexualidades (PPGAS/MN). Desenvolve pesquisas sobre experiências de intersexualidade, especialmente na interseção entre ciência, medicina, direitos humanos e esporte.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julian Pegoraro Silvestrin

Julian Pegoraro Silvestrin

Doutorando em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq) e o Grupo de Estudos Esporte e Sociedade. Tem licenciatura e mestrado em Educação Física. Estuda corpo, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas, com enfoque nas transmasculinidades.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

29/07/2021 a 26/08/2021

Dias e Horários

Quintas, 16h às 17h30.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 24/6, até o dia 27/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora