Formas, Formatos e Contextos Literários
Voltar para o início
Programa
Os encontros tratam dos contextos literários em que as fronteiras entre escritor, leitor e obra foram se dissolvendo, incorporando documentos, fotografias e interpretações que buscam caracterizar a obra como uma máquina complexa, necessariamente ambígua, que se expressa em um tempo lento, a produzir continuamente novos significados.
12/9 - Repensando as crises da cultura: o romance de ideias
Incorporando outros gêneros, como o o ensaio e o diário, e retratando os debates filosóficos e políticos da época, o "romance de ideias" de autores como Thomas Mann, Aldous Huxley e André Gide se consolidou como uma das mais importantes formas literárias do século XX.
Com Jorge de Almeida.
19/9 - A verdade histórica em "Um defeito de cor"
Nesse encontro, a autora de "Um defeito de cor" trata dos desafios presentes nessa obra que ela define como uma metaficção historiográfica. Um livro no qual a ficção não pretende e nem pode reproduzir a realidade, apresentando-se como uma versão da História que busca preencher as lacunas deixadas pela versão oficial.
Com Ana Maria Gonçalves.
26/9 - Ensaísmo de mescla
Esta palestra pretende destacar as múltiplas matrizes da crítica cultural atual, levantando como exemplo o ensaísmo de Beatriz Sarlo, em especial a sua aguda percepção de uma "cultura de mescla" a partir de fenômenos culturais tradicionalmente relegados às margens.
Com Paulo Wernek.
3/10 - Literatura com imagens: do diálogo com a fotografia à graphic novel
A literatura transita por novos territórios ficcionais a partir da incorporação da fotografia como elemento narrativo em Proust e Breton e do uso de imagens nos livros de escritores contemporâneos como Sebald, ampliando a divisão de gêneros literários e passando a incluir a graphic novel (ou romance gráfico) como nova forma narrativa, em que desenho e escrita são indissociáveis.
Com Manuel Costa Pinto.
10/10 - A ficção e a memória de Ricardo Piglia em "Os Diários de Emilio Renzi"
Essa palestra analisa "Os Diários de Emilio Renzi", uma autobiografia produzida no dia-a-dia que mostra a formação gradual de Ricardo Piglia como escritor e leitor. Os mecanismos de construção da memória, a problematização da figura do autor, a complexa relação com a ficção própria e alheia e o exercício crítico diante da "prolixidade do real" constróem um olhar vertiginoso sobre o presente e o passado
Com Julio Pimentel.
17/10 - Sobre uma pequena biblioteca de ensaios
O ensaio em sua dimensão autoral, de uma escrita que circula entre as experiências crítica, teórica e literária, desafia práticas editoriais e modos de difusão do pensamento. A partir da análise da prática ensaística de Jean-Christophe Bailly e Marie-José Mondzain, pretende-se explorar aspectos estruturais e incidentais do ensaio enquanto gênero autônomo e intranquilo, atravessado por forças de expansão e de contenção reflexivas.
Com Laura Erber.
Organizadora: Tania Rivitti.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Wagner Pinto)
Palestrantes

Ana Maria Gonçalves
Escritora e professora em cursos sobre relações raciais. Publicou "Ao lado e à margem do que sentes por mim" e "Um defeito de cor" (Editora Record), ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007).
(Foto: Brenda Lígia Miguel)

Julio Pimentel
Professor no Departamento de História da USP, pesquisa e estuda as relações entre ficção e história e é autor "Uma memória do mundo: ficção, memória e história em Jorge Luis Borges", entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jorge de Almeida
Doutor em filosofia e professor de teoria literária e literatura comparada da Universidade de São Paulo (USP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Laura Erber
Escritora, artista visual, professora do departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO e coordena a coleção Pequena Biblioteca de Ensaios da Zazie Edições. Publicou, entre outros, o livro de poesias "Os corpos e os dias".
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Werneck
Editor da revista de crítica de livros Quatro Cinco Um e foi curador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) entre 2014 e 2016.
(Foto: Nino Andre?s)

Manuel da Costa Pinto
Mestre em teoria literária pela USP e jornalista. Foi editor da revista Cult, colunista da Folha de S. Paulo e apresentador no canal Arte 1. Atualmente, é apresentador do programa Entrelinhas, na TV Cultura.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/09/2018 a 17/10/2018
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.