Atividades

Discussão sobre o processo de envelhecimento e a longevidade no Brasil em seu contexto histórico, cultural e social

Curso On-Line
Fórum Revista Mais 60: uma abordagem transversal

Voltar para o início Fórum Revista Mais 60: uma abordagem transversal

Programa

A necessidade de aprofundar a discussão sobre a velhice e seu contexto histórico, cultural e social desde a década de 60 até os dias atuais faz-se necessária para olhar o contexto do que já foi feito e avançar nas questões que estão ocorrendo, além de outras estratégias para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, para um envelhecer com respeito e dignidade.

A Revista Mais 60 destaca-se nesta vertente, por compartilhar conhecimentos de maneira gratuita, na versão digital e impressa, e chamar a atenção do público que atua com idosos e estuda transversalmente a área do envelhecimento e longevidade.

Entre os dias 15 e 17/09, o fórum da revista Mais 60 irá discutir o processo de envelhecimento e a longevidade no Brasil em seu contexto histórico, cultural e social, por meio dos assuntos que foram tratados nas 20 edições da Revista Mais 60.

PROGRAMAÇÃO

Quarta - 15/09

Vídeo de abertura da mesa 1: Heloísa Seixas.
15h – 16h15 - Mesa 1: O envelhecimento no Brasil a partir da década de 60, até os dias atuais. A velhice apresentada de maneira transversal pelos assuntos da Revista Mais 60.
Com Danilo Santos de Miranda e Paulo Markun.
Mediação de Claudia Collucci.

INTERVALO - Depoimento do fotógrafo André Douek sobre o ensaio para a edição 64 da revista Mais 60 - “O espaço da metrópole, o tempo dos velhos e a alienação”.

Vídeo de abertura da mesa 2: Marta Gil.
16h30 – 18h - Mesa 2: A transversalidade dos estudos sobre envelhecimento e longevidade – assunto para todas as áreas.
Com Beltrina Côrte e Sérgio Serapião.
Mediação de Octávio Weber Neto.

Quinta – 16/09
Vídeo de abertura da mesa 3: Lourdes Barreto.
15h – 16h15 - Mesa 3: A diversidade das velhices e o que a pandemia revelou. Quais são as mudanças históricas e atuais da velhice do ponto de vista social, comportamental e o que a pandemia evidenciou sobre esse público?
Com Guita Grin Debert e Karla Giacomin.
Mediação de Danilo Cymrot.

INTERVALO - Depoimento de Ricardo Cammarota sobre a produção da capa e ilustrações da edição 71 da revista Mais 60 – “Envelhecimento e cárcere”.

Vídeo de abertura da mesa 4: Ana Mae Barbosa.

16h30 – 18h - Mesa 4: A Década do Envelhecimento Saudável, e os próximos passos no Brasil. O que é o plano da Década conduzido pela Organização Mundial da Saúde? Como pensar no envelhecimento e longevidade no futuro, e quais são os próximos passos no Brasil e no Estado de São Paulo?
Com Patrícia Morsch e Claudia Fló.
Mediação de Jair de Souza Moreira Júnior.

Sexta - 17/09

Vídeo de abertura da mesa 5: Letícia Lanz.

15h – 16h15 - Mesa 5: Heterogeneidade da velhice – similaridades e contrastes regionais. A representatividade da pessoa idosa nos territórios.
Com Marina Herrero, Alexandre Silva e Carlos Eduardo Henning.
Mediação - Júlio Cesar Pereira Júnior.

INTERVALO - Depoimento de Talita Hoffmann sobre as ilustrações que produziu para a edição 78 da revista Mais 60 - “Instituições de Longa Permanência” - e para a seção interna - “Saúde física e mental na quarentena”.

Vídeo de abertura da mesa 6: Heloísa Seixas.
16h30 – 18h - Mesa 6: A construção da longevidade e a desconstrução de preconceitos. Aspectos físicos, sociais e culturais. Quando é necessário começar a pensar no processo de envelhecimento e na longevidade para uma fase saudável e respeitada pelas políticas públicas e sociedade em geral?
Com Alexandre Kalache  e Mariza Tavares.
Mediação de Alessandra Nascimento. 

*Haverá tradução em Libras e também legendas.

Palestrantes

Ana Mae Barbosa

Ana Mae Barbosa

Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e no mestrado/ doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Foi presidente da International Society of Education through Art, da ANPAP-Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Publicou 23 livros sobre Arte e Arte/ Educação. Recebeu vários prêmios, entre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, 2004) e o Prêmio Internacional Herbert Read.
(Foto: Acervo Pesoal)

Paulo Markun

Paulo Markun

Jornalista, foi apresentador do Programa Roda Viva da TV Cultura e presidente da Fundação Padre Anchieta. É documentarista e escritor.
(Foto: Acervo pessoal)

Carlos Eduardo Henning

Carlos Eduardo Henning

Professor de Antropologia na  UFG, doutor em Antropologia Social pela Unicamp, pesquisador do Ser-Tão (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da UFG) e investiga temas relacionados a velhice, gênero, sexualidade, gerontologia LGBT, homoerotismo e marcadores sociais da diferença.

Marina Herrero

Marina Herrero

Pesquisadora de culturas indígenas, gestora cultural e indigenista.

André Douek

André Douek

Fotojornalista, atuou no jornal O Estado de S. Paulo e em diversas instituições de ensino superior. Chefiou a seção técnica na Secretaria Municipal de Cultura.
(Foto: Paulo Leite)

Beltrina Côrte

Beltrina Côrte

Jornalista, Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP e docente da PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Letícia Lanz

Letícia Lanz

Psicanalista, economista, mestre em sociologia, especialista em gênero e sexualidade, poeta e pensadora.
(Fonte : Acervo Pessoal)

Heloisa Seíxas

Heloisa Seíxas

Escritora carioca e autora de mais de vinte livros, além de peças de teatro. Foi quatro vezes finalista do prêmio Jabuti e duas vezes finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. É autora do livro “O lugar escuro”, sobre a doença de Alzheimer, que adaptou para o teatro. (Foto: Ivson)

Jair de Souza Moreira Junior

Jair de Souza Moreira Junior

Cirurgião dentista, especialista em Odontopediatria, mestre e doutor pelo Programa de Ciências, na área de concentração de Saúde Coletiva da FOUSP. Cursou MBA na área de Gestão Estratégica de Pessoas (DHG). Tem experiência de aproximadamente 18 anos na área de gestão em saúde como assessor da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP e nos últimos 5 anos, atua como pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Danilo Cymrot

Danilo Cymrot

Doutor em Direito pela USP, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, autor de "O funk na batida: baile, rua e parlamento" (Edições Sesc, 2022), finalista do Prêmio Jabuti 2023.
(Foto: Rodrigo Veneziano)

Ricardo Cammarota

Ricardo Cammarota

Artista ilustrador, diretor de arte e professor de ilustração. Produziu a capa e ilustrações da edição 71 – Envelhecimento e cárcere. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Octávio Weber Neto

Octávio Weber Neto

Assistente em Educação para Acessibilidade na Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo. Graduado em Biologia na Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Educação Ambiental na FSP-USP e especialização em Educação e Desenvolvimento de Pessoas, na FIA-USP (membro da comissão editorial da Revista Mais 60).
(Foto: Acervo Pessoal)

Alexandre Silva

Alexandre Silva

Especialista em Gerontologia pela Unifesp, Doutor em Saúde Pública pela USP e Professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
(Foto: Acervo Pessoal)

Guita Grin Debert

Guita Grin Debert

Professora Titular do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Karla Giacomin

Karla Giacomin

Médica Geriatra, titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, com doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.
(Foto: Acervo Pessoal)



Claudia Fló

Claudia Fló

Doutora pela FMUSP. Especialista em Gerontologia pela SBGG e coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo.


Alexandre Kalache

Alexandre Kalache

Médico pela UFRJ, Mestre em Medicina Social, Universidade de Londres e doutor pela Universidade de Oxford. Pertence a conselhos de instituições como a ONU, OMS, Fórum Econômico Global, Federação Internacional do Envelhecimento e várias outras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariza Tavares

Mariza Tavares

Jornalista e professora de Jornalismo da PUC-RJ. Autora do livro - Longevidade no cotidiano: A arte de envelhecer bem. Mantém, desde 2016, o blog?“Longevidade: modo de usar”, no G1. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Lourdes Barreto

Lourdes Barreto

Prostituta, fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas e uma das principais ativistas na luta pelos direitos das mulheres prostitutas. Lançou em 2023 sua Puta Autobiografia, publicada pela Editora Claraboia, 2ª edição.
(Foto:
Bethizferro)

Patrícia Morsch

Patrícia Morsch

Consultora da PAHO/WHO no Departamento de Família, Promoção de Saúde e Curso de Vida (Washington DC). 

Marta Gil

Marta Gil

Socióloga, escritora e consultora de inclusão de Pessoas com Deficiência (Educação e Trabalho). 

Alessandra Nascimento

Alessandra Nascimento

Graduada em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Mestra e Doutora em Ciências pela Unifesp. Especialista em Gerontologia pela SBGG e Assistente Técnica da Gepros - Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo (Coordenadora Editorial da Revista Mais 60). 
(Foto: Acervo Pessoal)

Talita Hoffman

Talita Hoffman

Formada em Design Gráfico pela ESPM e Artes Visuais pela ECA-USP. Trabalha como ilustradora e designer para diversos veículos, dentro dos universos da música, artes e literatura. 

Claudia Collucci

Claudia Collucci

Jornalista, repórter especial e colunista da Folha na área da saúde, mestre em história da ciência pela PUC-SP e pós-graduada em gestão de saúde pela FGV. 

Sérgio Serapião

Sérgio Serapião

Empreendedor Social, fundador e CEO da Labora, voltada para aceleração da inclusão dos idosos no mercado.

Data

15/09/2021 a 17/09/2021

Dias e Horários

15 a 17/09/2021,
quarta, quinta e sexta, das 15h às 16h15 e das 16h30 às 18h.

Local

Assista em youtube.com/cpfsesc

Valores

Grátis