Atividades

Fotografia e Paisagens Afetivas

Curso On-Line
Fotografia, Afeto e Memória II

Voltar para o início Fotografia, Afeto e Memória II

Programa

Esta oficina online de fotografia busca orientar os alunos na elaboração de um ensaio fotográfico sobre a memória afetiva da cidade.

A partir das nossas experiências pessoais surgem as percepções urbanas e alguns territórios se tornam expressões das nossas histórias e lembranças.

A fotografia possibilita novas leituras simbólicas, a ressignificação do espaço e a tradução visual de logradouros em forma poética.

Fotografia e memória são palavras que caminham juntas. No curso está prevista a apresentação de referências, introdução às etapas necessárias para a construção de um ensaio fotográfico e a leitura de ensaios fotográficos ou portfólio dos participantes.

Programa

18/2 -
Debate sobre as características artísticas, documentais e etnográficas da fotografia; bibliografia pertinente e ensaios fotográficos.

25/2 -
Apresentação de referências; diversidade de olhares e distintas visões de interpretar o urbano; introdução às etapas necessárias para a elaboração de um ensaio fotográfico.

4/3 -
De perto e por dentro; apresentação e diálogo sobre a obra de autores que produziram ensaios em territórios, bairros e lugares específicos; as possibilidades de documentação afetiva e discussão sobre a apresentação dos ensaios e portfólios dos participantes. Cada fotógrafo/a deve enviar um PDF com, no máximo, 8 imagens buscando construir uma narrativa ou um portfólio.

11/3 - 
Dedicada a edição coletiva de trabalhos apresentados pelos/as participantes e fechamento do curso.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/01, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ed Viggiani

Ed Viggiani

Fotógrafo, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Faz parte das coleções do Masp (1991) e do MAM-SP (1999). Autor do livro "Brasileiros Futebol Clube" (2006) entre outros. Em 2012 foi um dos vencedores do Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia


Referências Bibliográficas
FIUZA, Beatriz e PARENTE, Cristiana. O conceito de ensaio fotográfico. Londrina: Discursos fotográficos, 2008.
Experiências de projetos fotográficos urbanos. Bibliografia: AZEVEDO, Militão Augusto de. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. CASTELLO BRANCO, Renata. Paraisópolis, uma cidade dentro da outra. Fortaleza: Tempo d'Imagem, 2012. VASCONCELLOS, Cássio. Noturnos São Paulo. São Paulo: Bookmark, 2002.
Tempo, luz e memória. Bibliografia: EDINGER, Claudio. São Paulo: minha estranha cidade linda. São Paulo: DBA, 2009. MASCARO, Cristiano. Luzes da cidade. São Paulo: DBA, 1996. MOREIRA, Carlos. São Paulo. São Paulo: Edições SESC e Tempo d'Imagem, 2014.
Poesia concreta, lugares e não-lugares. Bibliografia: ANDUJAR, Claudia. No lugar do outro. São Paulo: IMS, 2015. MARTINS, Juca. São Paulo capital. São Paulo: IMS, 1998. McGUIRE, Richard. Aqui. São Paulo: Editora Schwarcz, 2017.
As experiências de fotógrafos ensaístas. Bibliografia: FRANK, Robert. The Americans. Nova York: Aperture, 1978. KLEIN, William. Photographs. Nova York: Aperture, 1981. MAYER, Vivian. Vivian Mayer, uma fotógrafa de rua. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
AUGÉ, Marc. Não lugares, introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Editora Papirus, 2004.
DUBOIS, Philippe. O acto fotográfico. Lisboa: Vega, 1992.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SCHWARCZ, Lilia M.; MAMMÌ, Lorenzo (orgs.). 8 x Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Referências Cinematográficas
JARDIM, João e CARVALHO, Walter. Janela da alma. Brasil, 2001.
PIMENTEL, Joe. Retrato pintado. Brasil, 2001.
WENDERS, Wim. Palermo Shooting. Alemanha / Itália / França, 2008.
VERTOV, Dziga. Um Homem com uma câmera. URSS, 1929.

Referências Musicais
Todas do Adoniran Barbosa / Caetano Veloso: Sampa / Tom Zé: Augusta, Angélica e Consolação /Paulo Vanzolini: Ronda / Premeditando o Breque: São Paulo, São Paulo / Racionais MC`s: Diário de um detento.

Data

18/02/2021 a 11/03/2021

Dias e Horários

18/2 a 11/3, quintas, das 10h30 às 13h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 28/1

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

R$ 21,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 35,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 70,00 - inteira