Atividades

Oficina de fotografia documental com João Roberto Ripper

Fotografia Documental e Direitos Humanos

Voltar para o início Fotografia Documental e Direitos Humanos

Programa

A proposta da oficina é discutir a fotografia documental humanista, a comunicação e os direitos humanos a partir de uma conversa sobre história da fotografia, fotógrafos humanistas, experiências com fotógrafos populares e a fotografia compartilhada. Exercitar o olhar para si e para o outro, o autorretrato ou a auto representação e a foto de quem se ama. A fotografia como bem querer e a importância do belo como contraponto a informação única. Durante toda a oficina serão apresentadas fotografias e o trabalho de fotógrafos, a fim de compreender como documentações de histórias sobre os direitos humanos foram e são realizadas.

Programa
1 - A comunicação e a fotografia como direito humano fundamental.
Conversa sobre a história da fotografia, a comunicação oficial, única e os estereótipos. O processo de estigmatização e marginalização dos moradores das favelas e demais espaços populares. Apresentação do trabalho Imagens do Povo, a Agencia Escola de Fotógrafos Populares dentro do conjunto de favelas da Maré. A tentativa de uma fotografia compartilhada a partir das fotografias de João Roberto Ripper.
Proposta de exercícios
Vídeo de Chimamanda Adichie sobre o Perigo da História Única

2 - As fotos "limpas" de Roger Fenton na Criméia (1855) escondem os conflitos e introduzem a censura na reportagem fotográfica. As fotos de Mathew Brady mostram os horrores da Guerra de Secessão (1865)
A fotografia documental da Farm Security Administration: Roy Stryker, WalkerEvans e Dorothea Lange.
Conversando sobre o trabalho de fotógrafos humanistas: Cartier Bresson, Eugene Smith, Sebastião Salgado, Lewis Hine, Thiago Santana e Josef Koudelka  e Don McCullin - Dormindo com Fantasmas - Rovena Rosa. O ser humano como elemento principal, a edição no discurso político, a mudança do olhar e o aprendizado com o próprio trabalho.

3 - Conversa com autor. Como foram documentados alguns temas - discussão de conteúdo, composição e técnica e retorno do trabalho aos fotografados - Fotografia Compartilhada. Documentação Temática.

4 - Exercício olhos nos olhos.

5 - Apresentação das fotos de autorretrato e de quem se ama.
Os trabalhos de fotógrafos brasileiros e a criatividade nos Direitos Humanos: Tatiana Altberg, Valda Nogueira, Alexandre Sequeira.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Joao Roberto Ripper)

Palestrantes

João Roberto Ripper

João Roberto Ripper

Fotógrafo. Trabalhou como repórter-fotográfico dos jornais e agências fotográficas: Luta Democrática, Diário de Notícias, Última Hora, O Globo, Agência F4 e Imagens da Terra.
Atuou como diretor na Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e na Federação Nacional dos Jornalistas.
Idealizador e coordenador do Projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas. Publicou, em 2009, o livro “Imagens Humanas”.
(Foto: Kita Pedroza)

Data

23/04/2018 a 27/04/2018

Dias e Horários

Segunda a Sexta, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis