Atividades

FestA!

Fotografia e Diversidade: identidades, estéticas e engajamentos

Voltar para o início Fotografia e Diversidade: identidades, estéticas e engajamentos

Programa

Este bate papo tem como ponto de partida as produções fotográficas de Helen Salomão e Lázaro Roberto, constituídas em torno do cotidiano social múltiplo e diverso em Salvador, da periferia sem sangue, bem como em torno de grupos sociais e movimentos culturais negros.

A conversa entre os artistas e o público tem por finalidade colocar em diálogo um olhar crítico sobre as representações de mulheres e homens negros no campo da fotografia, assim como, busca pensar a diversidade social e cultural a partir de um olhar que rompe com os estereótipos e arquétipos historicamente construídos.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Helen Salomão

Helen Salomão

Fotógrafa profissional; usa a fotografia como instrumento de empoderamento de mulheres e homens negros, retrata sua realidade, a periferia sem sangue, a poesia e a não padronização dos corpos femininos. Já expôs no Museu de Arte da Bahia, no Arte Core no MAM (RJ) e na Fowler Museu At UCLA (Califórnia).
(Foto: Helen Salomão/Autorretrato)

Lázaro Roberto

Lázaro Roberto

Fotógrafo e arte-educador, conhecido como "LENTE NEGRA", teve sua inserção no universo da fotografia em meados dos anos 1970. Em 1990 foi co-fundador o Zumvi Arquivo Fotográfico, uma associação de fotógrafos negros. Em 2018 produziu a Exposição Memórias de Resistências Negras, Mafro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/03/2021 a 19/03/2021

Dias e Horários

Sexta, 15h às 17h.

Curso 100% online

Inscrições a partir do dia 17/3.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis

Inscreva-se agora