Curso On-Line
Fotografia e Trauma
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Programa
Fotografia e trauma nascem na modernidade. O conceito de trauma foi desenvolvido por Freud desde o final do século XIX para caracterizar a sua visão do indivíduo moderno, composto por traumas e neuroses.
Para Freud, indivíduos traumatizados “sofrem, antes de mais nada, de reminiscências”. Já a fotografia nasce no século XIX com a promessa de ser uma memória total e realista. Trauma e fotografia são marcados pela temporalidade instantânea do choque que congela, petrificando o tempo.
Neste curso on-line trataremos de temas que entrecruzam o conceito psicanalítico de trauma e a fotografia pensada como gesto, como prática e como metáfora:
1) A fotografia no século XIX: a relação ambígua entre uma nova técnica, a violência e a emancipação. A fotografia colonial; fotografia e gênero.
2) A fotografia de guerra: entre a denúncia e o gozo.
3) A metáfora fotográfica: a fotografia como traço mnemônico e inscrição do trauma da psicanálise à teoria da fotografia.
4) A caixa preta como duplo da razão instrumental.
5) A foto-trauma e sua elaboração nas artes visuais contemporâneas: a arte de “re-revelar” as imagens do trauma.
6) Fotografia e desaparecimento: o elemento espectral da fotografia. O caso da América Latina.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Márcio Seligmann-Silva
Doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor titular de Teoria Literária na UNICAMP e curador de exposições. Foi professor visitante em Universidades na Argentina, Alemanha, Inglaterra e México.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Allen, James; Als, Hilton; Lewis, John; Litwack, Leon F. Without Sanctuary: Lynching Photography in America. Twin Palms Publishers, 2008.
Benjamin, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, organização e apresentação M. Seligmann-Silva; trad. Gabriel Valladão Silva, Porto Alegre: L&PM, 2013.
Benjamin, Walter. Sobre o conceito de história. Edição crítica. Organização e tradução, Adalberto Müller e Márcio Seligmann-Silva, São Paulo: Alameda, 2020.
Brodsky, M. Buena memo?ria (4a ed.). Buenos Aires: la marca. 2006.
Brodsky, Marcelo. Poetics of Resistence. Berlim: ARTCO, 2019.
Brodsky, Marcelo. Traces of violence. Berlin: ARTCO, 2021.
Dammann, Martin. Cross-Dressing in der Wehrmacht. Berlim: Hatje Cantz Verlag, 2019.
Derrida, Mal de arquivo. Uma impressão freudiana, Relume Dumará, 1995.
Didi-Huberman, G. “Images Malgré tout”, in: Chéroux, Clément (org.). Mémoire des Camps. Photographies des Camps de Concentration et d’Extermination nazis (1933-1999). Paris: Marval, 2001.
Dubois, P. O ato fotogra?fico e outros Ensaios. (M. Appenzeller, trad.). Campinas: Papirus, 1993.
Felman, Shoshana. O inconsciente jurídico: julgamentos e traumas no século XX, tradução Ariani Sudatti, revisão técnica Bruno Mendes dos Santos, São Paulo: EDIPRO, 2014.
Flusser, V. Filosofia da Caixa preta. Ensaios para uma filosofia da fotografia, S. Paulo: É Realizações, 2018.
Fontcuberta, Joan, O beijo de Judas. Fotografia e verdade, Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
FREUD, S., Moisés e o Monoteísmo (1939); “Recordar, Repetir e Elaborar” (1914); “Nota sobre o ‘bloco mágico” (1925). (diversas edições).
Kracauer, Siegfried. O ornamento da massa, trad. Carlos Eduardo J. Machado e Marlene Holhausen, São Paulo: Cosac Naify, 2009.
Leiva Quijada, G. Multitudes en Sombras, AFI. Santiago: Ocho Libros Editores, 2008.
Longoni, Ana; Bruzzone, Gustavo, El Siluetazo, Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2008.
McCLINTOCK, Anne. Couro Imperial. Raça, gênero e sexualidade no embate colonial, trad. Plinio Dentzien, Campinas: Editora da UNICAMP, 2010.
Nestrovski, A.; Seligmann-Silva, M. (org.) Catástrofe e Representação, São Paulo: Escuta, 2000
Renno?, R. Rosa?ngela Renno?: O arquivo universal e outros arquivos. Sa?o Paulo: Cosac Naify, 2003.
Sealy, Mark. Decolonizing the Camera. Photography in racial time. Lawrence & Wishart, 2019.
Seligmann-Silva, M., “Fotografia como arte do trauma e imagem-ação: Jogo de espectros na fotografia de desaparecidos das ditaduras na América Latina”, in: Temas em Psicologia, 2009 [Publicado em 2010], Vol. 17., nº 2, 311-328. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200004
Seligmann-Silva, M., “Fotografia é a destruição da história”: Flusser e a vitória da memória sobre a história na era das imagens técnicas. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, n. 33, p. 1-15, nov. 2017. <http://www.periodicos.usp.br/pg/article/view/140839>
Sontag, S. Diante da dor dos outros, S.Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Struk, Janina. Photographing the Holocaust. Interpretations of the Evidence. Londres/N.York: I.B. Tauris, 2004.
Data
10/02/2022 a 10/03/2022
Dias e Horários
Quintas, 15h às 17h.
Curso On-Line.
Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 8/2.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom