Atividades

O desenvolvimento do olhar e da produção fotográfica mediante a uma inserção na história, teoria e técnica da foto

Fotografia entre sua história, teorias e a prática

Voltar para o início Fotografia entre sua história, teorias e a prática

Programa

Somos bombardeados diariamente por imagens, no entanto, pouco pensamos sobre os seus modos de produção, circulação, impactos e significações. Celulares e câmeras digitais automatizados reduziram a prática fotográfica a apertar um botão.

Mas o que caracteriza uma fotografia? Muito se falou sobre o elo físico da fotografia com a realidade. Atualmente, fala-se muito da "imagem-ficção" (Dubois, 2018). Como pensar a relação entre realidade e ficção na fotografia? Qual é a diferença entre um selfie e um auto-retrato?

Dos carte-de-visite de Disderi ao Untitled film stills de Cindy Sherman, a relação entre realidade e ficção, fotografia e representação tem sido questionada ou reforçadas. É inegável a capacidade da foto de revelar pedaços de nós mesmo que não conhecíamos, revolucionar o nosso olhar (Rodchenko, 1928), assim como, de nos condicionar em função do próprio referente visual.

Das fotografias forjadas dos regimes totalitários dos anos 1930 às selfies da vigente sociedade do espetáculo, a relação entre realidade e ficção é um grande imbróglio de via dupla.

Dispositivo de venda, construção de hegemonia, expressão pessoal e contestação social, os usos foram determinados por aqueles que dominavam o aparato. Mas, quais são os principais recursos e procedimentos técnicos da fotografia? O curso propõe uma introdução à técnica, história e teoria da fotografia, mediante a discussão de pontos chaves da história e teoria da foto.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Clara Figueiredo)

Palestrantes

Clara F. Figueiredo

Clara F. Figueiredo

Pesquisadora e fotógrafa. Doutora (2018) e mestre (2013) em Arte Visuais pela ECA/USP.  Autora de textos, como "Construtivismo russo: história, estética e política", in: 1917: O ano que abalou o mundo (São Paulo: Boitempo, 2017). Foi professora de fotografia da Universidade Anhembi Morumbi (2018). Ministrou disciplinas, palestras e oficinas, na área de arte, história e fotografia.
 (Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

Barthes, Roland. "A câmara clara: nota sobre a fotografia.[Tradução de Júlio Castañon Guimarães]." Rio de Janeiro: Nova Fronteira 58 (1984).
Benjamin, Walter. "Obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica (2ª Versão)." Tradução, apresentação e notas: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Editora Zouk (2012).
Benjamin, Walter. "Pequena história da fotografia." Obras escolhidas 1 (1994): 91-107.
Dubois, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Papirus Editora, 1994.
Dubois, Philppe; Monteiro, Lúcia Ramos. " Entrevista: Philippe Dubois e a elasticidade temporal das imagens contemporâneas." Revista ZUM/IMS-Revista de Fotografia. São Paulo: Instituto Moreira. Publicado em 07 de fevereiro de 2018.

Data

21/08/2019 a 25/09/2019

Dias e Horários

Quartas, 10h às 13h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira