Fotografia, Gênero e Política
Voltar para o inícioPrograma
Ao longo de quatro encontros discutiremos momentos da história recente em que a cultura visual aproximou-se da cultura política através das lentes de mulheres fotógrafas que colocaram seu ofício e sua arte na linha de frente dos conflitos que marcaram o século XX.
Analisaremos os circuitos de produção e circulação das fotografias destas fotógrafas, bem como as interlocuções que elas estabeleceram, não apenas com artistas e intelectuais, mas também com movimentos políticos de relevância no período.
Nos anos que precederam a sublevação militar na Espanha, em 1936, e durante o conflito, os trabalhos de Tina Modotti e Gerda Taro circularam quase exclusivamente na imprensa comunista internacional, enquanto os de Kati Horna e Margaret Michaelis foram muito próximos da imprensa anarquista espanhola. Já Margaret Bourke-White e Lee Miller estiveram ligadas à grande imprensa ilustrada que era alimentada, e alimentava, o movimento da fotografia humanista durante a Segunda Guerra Mundial.
Saindo da Europa, fotógrafas como Nair Benedicto e Rosa Gauditano abriram as portas para mulheres entrarem no fotojornalismo brasileiro por meio de suas reportagens engajadas na luta contra o regime ditatorial, e nesse sentido estabeleceram diálogo com diversas colegas argentinas.
A partir destes eixos, o curso refletirá sobre estas fotógrafas, não apenas como personagens-chave da construção da cultura visual no período, mas também como parte de diferentes gerações de mulheres que puderam utilizar a fotografia enquanto meio de comunicação para ter voz política e militância partidária; enquanto ofício para poder estudar e ter uma profissão; e enquanto arte para ultrapassar o papel de musas e se tornar, elas próprias, sujeitos que empunham a câmera.
Programa
18/10 - A Guerra Civil Espanhola: Tina Modotti, Gerda Taro e o comunismo.
Apresentação do curso, dos objetivos e dos conceitos fundamentais utilizados. Tina Modotti e o movimento da fotografia obrera. Gerda Taro e a imprensa comunista francesa.
25/10 - A Revolução Social Espanhola: Margaret Michaelis, Kati Horna e o anarquismo.
Margaret Michaelis e a nova mulher como fotógrafa. O grupo anarco-feminista Mujeres Libres. Kati Horna, entre o movimento da fotografia obrera e o humanismo.
1/11 - A Segunda Guerra Mundial: Lee Miller, Margaret Bourke-White e o antifascismo.
Lee Miller, e a passagem de musa do surrealismo à fotógrafa de guerra. Margaret Bourke-White e o humanismo da revista Life.
8/11 - As ditaduras na América Latina: Nair Benedicto e Rosa Gauditano e a imprensa alternativa.
Nair Benedicto e Rosa Gauditano e as minorias sociais brasileiras, em diálogo com fotógrafas argentinas que questionaram o regime ditatorial naquele país.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Erika Zerwes
Doutora em História pela UNICAMP, com estágio-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS de Paris. Realizou Pós-Doutorado no MAC-USP, pesquisando a fotografia humanista em seus diversos aspectos e dimensões políticas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
18/10/2018 a 08/11/2018
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.