Atividades

Para uma história da fotografia lambe-lambe no Brasil

Curso Presencial
Fotógrafos de Jardim: subsídios para a história da fotografia lambe-lambe

Voltar para o início Fotógrafos de Jardim: subsídios para a história da fotografia lambe-lambe

Programa

Quem foram os Fotógrafos de Jardim, popularmente chamados de lambe-lambes? Esse curso presencial propõe uma abordagem para além do saudosismo e curiosidade em torno deste fotógrafo, levantando questões sobre a sua importância para a história social no Brasil e países por onde estiveram, além da contribuição para o desenvolvimento dos processos fotográficos através da sua produção, e sobretudo discutir qual o lugar que ocupam na história da fotografia.

O curso estruturado em partes teórica e prática (com a câmera laboratório) está organizado em três encontros:
 
Programa
 
20/1 - Panorama sobre a história da fotografia Lambe-lambe; como esse ofício se desenvolveu nas diversas regiões do Brasil; biografia de alguns fotógrafos; e quais técnicas utilizaram. Pautados em autores pesquisadores que discutem e oferecem novas informações sobre essa história.
 
27/1 - O processo fotográfico da câmera laboratório; procedimentos físico-químicos para a produção de uma fotografia Lambe-lambe, através de uma demonstração prática com o uso de uma câmera original da década de 1940; produção de um retrato coletivo da turma.
 
3/2 - Apresentação de um acervo de fotografias lambe-lambes, fazendo a identificação dos variados processos fotográficos, desde fins do século XIX até a produção atual; apresentação dos conceitos básicos de como conservá-las. Os participantes podem trazer fotografias do acervo pessoal para identificação e consultas sobre conservação.

Obs: Saiba o que fazer no Sesc neste período de retomada das atividades presenciais aqui.

Desde o dia 1/12, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 (2 doses da vacina ou dose única) para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Poderá ser apresentado:
• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;
• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 5/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Cássia Xavier

Cássia Xavier

Mestra pela ECA/USP e bacharel em Fotografa com habilitação em Arte e Cultura Senac/SP. Desenvolve trabalhos em três áreas da fotografa como pesquisadora de Fotografa Lambe lambe, conservadora de acervos fotográfcos e projetos autorais.
(Foto: Gustavo Falqueiro)

Gustavo Falqueiro

Gustavo Falqueiro

Mestre pelo IEB/USP, e graduado em Fotografa pelo SENAC/SP e em Filosofa pela USP. É fotógrafo e professor, com participação em exposições coletivas desde 2006. Atua como educador com formação de jovens. É fotógrafo Lambe-lambe desde 2011.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

20/01/2022 a 03/02/2022

Dias e Horários

Quintas, 19h às 21h.

Curso Presencial.
Inscrições a partir das 14h do dia 5/1, até o dia 18/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis