Curso Presencial
Fotojornalismo e Democracia: da ditadura às lutas sociais no Brasil contemporâneo
Voltar para o início
Programa
No ano em que se completam 60 anos do golpe de 1964, que instaurou uma ditadura civil-militar no Brasil que durou 21 anos e gerou muitos traumas no tecido político e social do país, este ciclo coloca em debate o trabalho de fotojornalistas que se engajaram e documentaram a resistência política e lutas sociais desde a ditadura ao Brasil contemporâneo.
Contando com a participação de importantes fotojornalistas brasileiros/as, o ciclo propõe uma reflexão sobre o papel da fotografia em contextos autoritários, discute o significado da fotografia engajada e coloca em debate as documentações e representações produzidas sobre os movimentos sociais, as lutas por direitos e pela redemocratização do país nas últimas décadas.
Foto: Juca Martins
23/2 - Fotojornalismo, resistência política e as grandes manifestações durante a ditadura : a experiência da Agência F4.
Com Juca Martins e Nair Benedicto.
Mediação Eder Martins.
1/3 - Lentes sensíveis e de luta: documentando o engajamento feminino, o protagonismo negro e a resistência cultural contra a ditadura.
Com Rosa Gauditano e Lita Cerqueira.
Mediação Eder Martins.
8/3 - Movimentos sociais e os direitos humanos: fotojornalismo e as lutas sociais no Brasil contemporâneo.
Com Jesus Carlos e Ubirajara Machado (Operário da Imagem).
Mediação Eder Martins.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Nair Benedicto
Fotógrafa. Possui obras adquiridas pelo MASP, MAM-RJ e MOMA-NY. Foi uma das fundadoras da Agência F4. Recebeo o 11º Prêmio Abril de Fotojornalismo (1985). É autora dos livros A Greve do ABC (1980), A Questão do Menor (1980), em parceria com Juca Martins, e As melhores fotos de Nair Benedicto (1988), entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rosa Gauditano
Fotógrafa. Formada em Vídeo Digital (UNIP). Fundou a agência Fotograma e Studio R. Tem trabalhos na Coleção Pirelli/Masp, Museu da Fotografia de Curitiba, Museu da Fotografia do México e Museu da Solidariedade do Chile. Tem 8 livros publicados, entre eles A Mesma Luta, prêmio no PHotoESPAÑA 2022. Participou da 35ª Bienal de SP, 2024.
(Foto: Leo Martins)
Juca Martins
Repórter fotográfico, trabalhou para revistas brasileiras e estrangeiras, foi editor de arte do jornal Movimento e sócio fundador da Agência F4. É fundador, editor e fotógrafo da agência Olhar Imagem.
(Foto: Xenia Marinho)
Lita Cerqueira
Fotógrafa, reconhecida pelos registros intimistas de estrelas da MPB e da cultura afrobrasileira. Tem uma exposição fixa no Museu Afro Brasil e em Inhotim participa de "Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro". Já expôs na Itália, Alemanha e França. Possui fotos no acervo da Biblioteca de Paris e Pinacoteca (SP).
(Foto: Vilma Neres)
Ubirajara Machado
(Operário da Imagem), há mais de 30 anos atua como fotodocumentarista e repórter fotográfico, com foco em movimentos sociais e questões ligadas ao direito a moradia, a terra, a igualdade de gênero e de raça. Já participou de diversas exposições coletivas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Jesus Carlos
Fotógrafo, em atuação há mais 40 anos, produziu importante documentação desde a ditadura sobre os movimentos socias (mulheres, negros, LGBTQI+, indígenas e sindical). Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e países da America Latina e participou da eposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência no Memorial da Resistência (SP).
(Foto: Sian De Sene)
Eder Martins
Mestre em história social (PUC-SP) e pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Claudia Regina)
Data
23/02/2024 a 08/03/2024
Dias e Horários
Sextas, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 23/1, até o dia 23/2.
Enquanto houver vagas.