Atividades

O fotojornalismo e o processo de construção de representações sobre a nação

Fotojornalismo e Identidade: a nação pelas lentes de Pierre Verger

Voltar para o início Fotojornalismo e Identidade: a nação pelas lentes de Pierre Verger

Programa

Como as fotorreportagens fotográficas das festas populares do nordeste do Brasil, realizadas por Pierre Verger, relacionam-se com a construção da nação brasileira na "Era Vargas"? Para responder a essa pergunta-problema, Michel Foucault aponta um caminho: pelo discurso. Nesta palestra serão analisadas fotografias publicadas na revista O Cruzeiro no ano de 1947, nas quais se propõe um jogo de invisibilidade e visibilidade ao articular o discurso do Estado, da revista e do próprio fotógrafo, formando uma rede, sem contudo, explicitar tal operação ou limitá-la ao que está dentro do quadro imagético. Elas apontam, ao mesmo tempo, um esforço em escapar da episteme da época marcada por um discurso pedagógico proposto pelo Estado Novo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Capa do Livro "Fotojornalismo e Identidade: a nação pelas lentes de Pierre Verger". Arte: Mateus Miranda)

Palestrantes

Júlia Capovilla Luz Ramos

Júlia Capovilla Luz Ramos

Jornalista, doutora e mestre em Comunicação pela Unisinos, com estágio doutoral na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Autora de "Fotojornalismo e Identidade: a nação brasileira pelas lentes de Pierre Verger (Appris, 2017).
(Foto: Cristiano Estrela)

Data

08/11/2017 a 08/11/2017

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora