Fotomontagem, entre a arte e a política
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Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
O curso apresenta e discute quatro momentos da história da fotografia nos quais a fotomontagem foi utilizada para alargar fronteiras estéticas e políticas em seus contextos históricos de produção. O curso busca analisar práticas e construir aparatos reflexivos para apreciação de questões que estabelecem relações entre produção artística e experiência societária.
13/09 - O fenômeno da desrealização nas artes visuais.
Como introdução ao curso, investigaremos a constituição do que se convencionou chamar de "fenômeno da desrealização", considerando os avanços estéticos que possibilitaram novas formas de representação da experiência societária sob a égide da modernidade. Nesta aula, serão investigadas produções ligadas à fotografia, às artes visuais e ao cinema.
20/09 - Dada Berlin: a fotografia contra o nazi-fascismo.
Apresentaremos as noções essenciais deste movimento artístico e refletiremos sobre o papel que um de seus maiores expoentes, John Heartfield, desempenhou como artista de vanguarda na luta contra o nazi-fascismo.
27/09 - Grete Stern e a avaliação do feminino.
A fotógrafa alemã radicalizada na Argentina produziu um conjunto ímpar de imagens utilizando-se da fotomontagem para tratar de questões ligadas ao feminino. Examinaremos e problematizaremos tal produção, considerando a avaliação feita pela artista do papel ocupado pelas mulheres na Argentina peronista.
04/10 - Arte e feminismo nos Estados Unidos contemporâneo.
Como resumo das questões abordadas no curso, consideraremos a obra da artista norte-americana Barbara Kruger para refletir como sua produção artística não apenas estabelece diálogo profícuo com a tradição que a precede mas, nestes termos, é expressão de uma arte profundamente crítica de suas coordenadas históricas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Smabs Sputzer - CC BY 2.0)
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
O curso apresenta e discute quatro momentos da história da fotografia nos quais a fotomontagem foi utilizada para alargar fronteiras estéticas e políticas em seus contextos históricos de produção. O curso busca analisar práticas e construir aparatos reflexivos para apreciação de questões que estabelecem relações entre produção artística e experiência societária.
13/09 - O fenômeno da desrealização nas artes visuais.
Como introdução ao curso, investigaremos a constituição do que se convencionou chamar de "fenômeno da desrealização", considerando os avanços estéticos que possibilitaram novas formas de representação da experiência societária sob a égide da modernidade. Nesta aula, serão investigadas produções ligadas à fotografia, às artes visuais e ao cinema.
20/09 - Dada Berlin: a fotografia contra o nazi-fascismo.
Apresentaremos as noções essenciais deste movimento artístico e refletiremos sobre o papel que um de seus maiores expoentes, John Heartfield, desempenhou como artista de vanguarda na luta contra o nazi-fascismo.
27/09 - Grete Stern e a avaliação do feminino.
A fotógrafa alemã radicalizada na Argentina produziu um conjunto ímpar de imagens utilizando-se da fotomontagem para tratar de questões ligadas ao feminino. Examinaremos e problematizaremos tal produção, considerando a avaliação feita pela artista do papel ocupado pelas mulheres na Argentina peronista.
04/10 - Arte e feminismo nos Estados Unidos contemporâneo.
Como resumo das questões abordadas no curso, consideraremos a obra da artista norte-americana Barbara Kruger para refletir como sua produção artística não apenas estabelece diálogo profícuo com a tradição que a precede mas, nestes termos, é expressão de uma arte profundamente crítica de suas coordenadas históricas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Smabs Sputzer - CC BY 2.0)
Palestrantes
Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/09/2017 a 04/10/2017
Dias e Horários
Quartas, das 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de agosto às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.
Valores
R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira