Fruição e Prática do Poema Clássico
Voltar para o início
Programa
Aprende-se a escrever escrevendo. No entanto, todo aquele que pretende se dedicar a escrever algo novo, ou minimamente criativo e inovador, precisa se debruçar sobre os escritores do passado, estudando seus procedimentos artísticos e a estrutura dos seus textos. Só assim, o candidato a escritor poderá fazer algo realmente diferente do passado: estudando-o e mimetizando-o a tal ponto que possa dizer que domina diversas técnicas dos escritores do passado.
Esta oficina parte do princípio, portanto, de que muito se aprende com a leitura minuciosa dos poetas do passado, buscando descobrir seus procedimentos e técnicas mais requintadas e, por vezes, escondidas cuidadosamente do leitor mais apressado. Mas parte também do princípio de que não basta ler, mas é preciso mimetizar esses procedimentos, dominando e atualizando-os, produzindo assim uma poesia nova com auxílio de antigos recursos.
Serão abordados os seguintes poetas luso-brasileiros e suas respectivas obras, cujos aspectos fundamentais serão investigados:
1. Martin Codax: A Estrutura Paralelística.
2. Luís de Camões: A Estrutura Dialética do Soneto.
3. Gregório de Matos: Antítese, Quiasmo, Disseminação e Recolho.
4. Gonçalves Dias: Métrica e Ritmo.
5. Olavo Bilac: O Disfarce do Esforço.
6. Alphonsus de Guimaraens: A Harmonia Imitativa e o Verso Melodioso
7. Cruz e Souza: O Verso Harmônico.
8. Augusto dos Anjos: A Matéria da Poesia.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Pixabay CCO Public Domain)
Palestrantes

Frederico Barbosa
Poeta, publicou nove livros de poesia e ganhou dois prêmios Jabuti. Foi Diretor da Casa das Rosas desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura em 2004 até 2016. Foi professor de literatura, texto e redação no Colégio Equipe, na Escola Logos, no Curso Anglo Vestibulares e no Cursinho da Poli.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/11/2017 a 14/12/2017
Dias e Horários
Terças e Quintas, 10h às 12h
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.