Curso Presencial
Furor de Arquivo: Lygia Clark
Voltar para o início
Programa
A obra de Lygia Clark é hoje, reconhecidamente, um dos gestos fundadores da arte contemporânea no Brasil e uma presença significativa no cenário internacional. Como muitas das práticas artísticas do período dos anos 1960 e 1970, especialmente as da América Latina, sua obra vem correndo o risco de se ver reduzida a um conjunto desarticulado de espólios esterilizados.
Segundo Suely Rolnik (2009, p.97) "uma verdadeira compulsão de arquivar tomou conta de parte significativa do território globalizado da arte nas duas últimas décadas" - de investigações acadêmicas a exposições baseadas parcial ou integralmente em arquivos -, passando por acirradas disputas entre coleções por sua aquisição.
Perguntar-se pelas políticas de inventário se faz necessário, hoje, já que são muitos os modos de abordar as práticas artísticas que se quer inventariar, não só do ponto de vista técnico, mas também e sobretudo daquele de sua própria carga poética. "O que causa a emergência do desejo de arquivar no atual contexto?
Que políticas de desejo movem as diferentes iniciativas de inventário e seus modos de apresentação?" (ROLNIK, 2009).
Partiremos da reflexão de que "há um objeto privilegiado por tal ânsia de arquivo", assim como a sua operação simultânea no sistema da arte contemporânea e no tecido social.
Encontro 01| Furor de Arquivo +
Molda-se uma alma contemporânea: o vazio-pleno de Lygia Clark
Encontro 02 | Arquivo para uma obra-acontecimento: Ativação da memória corporal da poética de Lygia Clark e seu contexto histórico + Artes em trânsito
Encontro 03 | Por um estado de arte: a atualidade de Lygia Clark +
Uma insólita viagem à subjetividade: fronteiras com a ética e a cultura
Encontro 04 | "Arte Cura? ": O híbrido de Lygia Clark +
Subjetividade em obra. Lygia Clark, artista contemporânea
Encontro 05 | Meu Doce Rio +
Acervo: Lygia Clark
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: MAM/RJ 1967. Lygia Clark, O eu e o tu, série roupa-corpo-roupa, 1967; Jardins do MAM
Palestrantes
Anderson Oliveira
Pesquisador no Instituto de Arte Contemporânea IAC). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursa a Especialização em Gestão Arquivística de Informação e Dados na FESPSP.
(Foto: Frederico Pellachin)
Data
13/06/2023 a 11/07/2023
Dias e Horários
Terças, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 13/6.
Enquanto houver vagas.