Atividades

Série de encontros que propõe refletir sobre a presença e o protagonismo das mulheres no futebol brasileiro.

Curso Presencial
Futebol para mulheres: Entre a prática e a Copa [Módulo 1]

Voltar para o início Futebol para mulheres: Entre a prática e a Copa [Módulo 1]

Programa

O Brasil orgulha-se de ser reconhecido como o País do Futebol. No entanto, ao observarmos mais de perto a natureza e as relações que se tecem em torno do esporte mais popular do mundo, percebemos uma fissura: apesar da paixão coletiva e dos inúmeros momentos marcantes, o amor das mulheres por esse jogo e o acesso delas ao campo nem sempre encontram terreno fértil. O "País do Futebol" é, ainda, sobretudo, o "País do Futebol dos homens", e precisa de muitas jogadas inclusivas para se tornar também o "País do Futebol para mulheres".  

 

O ciclo "Futebol para mulheres: Entre a Prática e a Copa" traz uma série de encontros que propõe refletir sobre a presença e o protagonismo das mulheres no futebol brasileiro, em suas dimensões históricas, sociais, biológicas e culturais. A iniciativa busca ampliar o debate sobre o papel da mulher no principal esporte do país, reunindo profissionais que constroem esse campo dentro e fora das quatro linhas, considerando especialmente no período que antecede e acompanha a realização da Copa em solo brasileiro.   

 

Nos dois primeiros encontros, as conversas se voltam a refletir sobre quem é a mulher que joga futebol no Brasil e sobre como se constituiu essa trajetória, das práticas pioneiras e do período de proibição às conquistas e desafios que marcam o cenário contemporâneo. Esses primeiros encontros inauguram uma jornada de reflexões que seguirá explorando as muitas dimensões do futebol para mulheres no país. 

 

10/2 - O encontro inicial, "Quem é a mulher que joga futebol?", é um chamamento à comunidade de mulheres e pessoas aliadas na defesa do futebol feminino. A proposta é promover um espaço de reflexões e conexões, próximo à um dos principais eventos da modalidade. Com Júlia Vergueiro, Jonathan Borges e Marina Ribeiro.

 

12/2 - O segundo encontro "Do passado de batalhas a um presente de jogo aberto",  revisita a trajetória das mulheres no futebol, do início das práticas e do período de proibição às disputas contemporâneas por reconhecimento e espaço no cenário esportivo. Com Patrícia Rangel, Érika Alfaro de Araújo e representante do Sesc SP, Juliana Roque

Curadoria e mediação: Anderson Gurgel e Gabriela Borges.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.


Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias


O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br 


 


 (Foto:Bruna Damasceno Sesc Franca)

Palestrantes

Anderson Gurgel

Anderson Gurgel

Especialista em comunicação esportiva e doutor em comunicação com estudos sobre megaeventos esportivos, jornalista, professor universitário e pesquisador. (Foto: Acervo Pessoal)

Érika Alfaro de Araújo

Érika Alfaro de Araújo

Jornalista, pesquisadora sobre mulher e futebol, autora do livro "Mulheres em Campo: Gênero no Jornalismo Esportivo Brasileiro", publicado em 2023.

Gabriela Borges Sebastião

Gabriela Borges Sebastião

mãe do Gael, mestra em Ciências (USP) e integrante do LAGECOM (USP). Atua na Gestão do Esporte com foco em planejamento, estudos organizacionais e desenvolvimento do Basquete 3X3 no Brasil. Pesquisadora no Sesc CPF

Patrícia Rangel

Patrícia Rangel

Jornalista, professora universitária e pesquisadora. autora do Manual do Jornalismo Esportivo, publicado em co-autoria com Heródoto Barbeiro.

Marina Ribeiro Ricardo

Marina Ribeiro Ricardo

 Licenciada em Educação Física e em Pedagogia, especialista em Treinamento Desportivo e em Educação Motora. Atua como educadora no Sesc São Paulo há 20 anos. Ex-atleta de futsal e atualmente é atleta de futevôlei e voleibol. É a primeira mulher a atuar como professora de futevôlei em São paulo. Desenvolve clínicas e palestras esportivas voltadas à participação e ao protagonismo das mulheres no esporte.

Jonathan Borges

Jonathan Borges

Ex-atleta e fundador do Instituto JB12, voltado ao desenvolvimento de práticas esportivas educacionais para crianças e adolescentes e criador do projeto Joga Garota, voltado à prática de futebol feminino.

 

Julia Vergueiro

Julia Vergueiro

Empreendedora Social desde 2013. É Conselheira do Pelado Real FC e CEO Fundadora da Nossa Arena e do Instituto Nossa Arena. Nomeada pela Embaixada e Consulado dos EUA ao Global Sports Mentoring Program.

Juliana Roque

Juliana Roque

Formada em Educação Física (USP), Mestra em Educação (PUC). Experiência de trabalho com equipes de futsal e em projetos de futebol e empoderamento feminino, formada pela Metodologia "Uma Vitória Leva Outra" (ONU Mulheres). Atualmente é monitora de Esportes no Sesc Belenzinho. Ex-atleta de futsal.

Data

10/02/2026 a 12/02/2026

Dias e Horários

Dias 10 e 12/2, terça e quinta, das 14h às 16h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora