Gerenciamento de Riscos para Acervos Culturais
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O gerenciamento de riscos constitui ferramenta eficaz para aprimorar os processos decisórios voltados à preservação e uso do patrimônio cultural.
Sua utilização envolve a identificação abrangente dos diversos tipos de riscos que afligem este patrimônio e a análise sistemática (quantitativa) desses riscos, permitindo estabelecer prioridades de ação e alocação de recursos para mitigá-los de forma tecnicamente bem embasada e transparente.
Estratégias integradas eficazes e sustentáveis, combinando medidas preventivas e reativas, podem então ser estabelecidas para minimizar impactos negativos sobre o objetivo de transmitir o patrimônio cultural para as gerações futuras com a maior acessibilidade e a menor perda de valor possível.
A implantação do gerenciamento de riscos também contribui de forma significativa para harmonizar e incrementar a eficiência de iniciativas e esforços já existentes voltados à salvaguarda dos bens culturais, assim como para fomentar sinergias em ações futuras, proporcionando uma plataforma de trabalho bem estruturada, uma linguagem comum e uma metodologia adequada ao compartilhamento e integração dos conhecimentos e experiências específicos detidos por diferentes setores, instituições e profissionais, estimulando a integração interdisciplinar e intersetorial.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Jose Luis Pedersoli)
Palestrantes

José Luiz Pedersoli Júnior
Químico especializado em gestão de riscos para o patrimônio cultural e na ciência dos materiais aplicada à conservação de bens culturais. Ampla experiência nacional e internacional na capacitação de profissionais do setor patrimonial para uso da metodologia de gestão de riscos em acervos culturais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Pré-requisito
Profissionais ou estudantes envolvidos com a gestão e/ou a conservação (preventiva) de acervos culturais.
Data
24/04/2017 a 28/04/2017
Dias e Horários
Segunda a Sexta, 10h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.