Curso On-Line
Gestão Cultural em Tempos de Crise
Voltar para o início
Programa
Vivenciamos momentos de grandes mudanças estruturais e incertezas que nos impulsionam para possíveis transformações sociais.
O curso tem como perspectiva discutir o papel da gestão cultural dentro desse contexto, refletindo sobre o campo de atuação, suas competências e perfis profissionais. Serão abordadas ferramentas de gestão colaborativa e o significado de corresponsabilidade em grupos e coletivos culturais, ressaltando a importância do planejamento estratégico participativo no contexto atual.
Além de apresentar iniciativas como referências de atuação na área cultural, levando em considerando que o ato de planejar significa projetarmos os nossos desejos e as nossas expectativas de futuro.
Os conteúdos abordados serão divididos em quatro temas:
Aula 1 – Gestão Cultural e o período pandêmico
Os desafios de gerir grupos, coletivos, espaços e instituições culturais diante das incertezas do período pandêmico. A importância da profissionalização do setor e de pleitearmos por politicas culturais estruturantes.
Aula 2 – Planejamento estratégico: é possível planejar em tempos de crise?
Ferramentas de trabalho para profissionais de cultura, destacando a importância do planejamento estratégico participativo e analisando as metodologias disponíveis para o desenvolvimento organizacional de grupos, coletivos e instituições culturais.
Aula 3 – Plano de ação e sustentabilidade: viabilização de nossas instituições
A partir de resultados projetados dutrante o desenvolvimento do planejamento estratégico. A organização de programas, projetos e a importância da diversificação das fontes de recursos para o setor cultural.
Aula 4 – Processos organizacionais: vivências colaborativas
Os processos organizacionais e colaborativos no campo da cultura, identificando os seus principais desafios e a importância do compartilhamento de tecnologias de conhecimento e informação para o fortalecimento coletivo.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
(Foto: Freepick)
Palestrantes
Maria Helena Cunha
(Foto: Gui Fernandes)
Data
13/07/2021 a 03/08/2021
Dias e Horários
Terças, 17h às 19h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 24/6, até o dia 11/7.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams