Atividades

Gestão colaborativa na área cultural

Cursos On-Line
Gestão Cultural em Tempos de Crise

Voltar para o início Gestão Cultural em Tempos de Crise

Programa

Vivenciamos momentos de grandes mudanças estruturais e incertezas que nos impulsionam para possíveis transformações sociais.

O curso tem como perspectiva discutir o papel da gestão cultural dentro desse contexto, refletindo sobre o campo de atuação, suas competências e perfis profissionais. Serão abordadas ferramentas de gestão colaborativa e o significado de corresponsabilidade em grupos e coletivos culturais, ressaltando a importância do planejamento estratégico participativo no contexto atual.

Além de apresentar iniciativas como referências de atuação na área cultural, levando em considerando que o ato de planejar significa projetarmos os nossos desejos e as nossas expectativas de futuro.

Os conteúdos abordados serão divididos em quatro temas:

Aula 1 – Gestão Cultural e o período pandêmico
Os desafios de gerir grupos, coletivos, espaços e instituições culturais diante das incertezas do período pandêmico. A importância da profissionalização do setor e de pleitearmos por politicas culturais estruturantes.   

Aula 2 – Planejamento estratégico: é possível planejar em tempos de crise?  
Ferramentas de trabalho para profissionais de cultura, destacando a importância do planejamento estratégico participativo e analisando as metodologias disponíveis para o desenvolvimento organizacional de grupos, coletivos e instituições culturais.

Aula 3 – Plano de ação e sustentabilidade: viabilização de nossas instituições
A partir de resultados projetados dutrante o desenvolvimento do planejamento estratégico. A organização de programas, projetos e a importância da diversificação das fontes de recursos para o setor cultural.

Aula 4 – Processos organizacionais: vivências colaborativas
Os processos organizacionais e colaborativos no campo da cultura, identificando os seus principais desafios e a importância do compartilhamento de tecnologias de conhecimento e informação para o fortalecimento coletivo.  

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Foto: Freepick)

Palestrantes

Maria Helena Cunha

Maria Helena Cunha

Gestora cultural, consultora, pesquisadora, mestre em Educação pela FAE/UFMG, especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo IEC - PUC/MG. Diretora da Inspire Gestão Cultural, desde 2011, e coordenadora da Inspire Biblioteca Virtual. Publicou o livro Gestão Cultural: Profissão em Formação, DUO Editorial, 2007 e Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais, Ed. SENAC, 2018.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Data

13/07/2021 a 03/08/2021

Dias e Horários

Terças, 17h às 19h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 24/6, até o dia 11/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

R$ 22,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 37,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 75,00 - inteira