Gestão Cultural na Perspectiva dos Direitos Humanos - 2ª Edição
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Apresentação
O objetivo do curso é oferecer aos gestores culturais, produtores e demais profissionais da cultura arcabouço teórico e prático no âmbito dos direitos humanos para administrar locais e eventos culturais, respeitando e incorporando as múltiplas realidades sociais coexistentes em nosso país, particularmente em território urbano.
O curso se divide em seis módulos, iniciando em março e encerrando em maio de 2020. Os encontros acontecerão às segundas-feiras, conforme programação que segue.
O curso agrega professores-pesquisadores, gestores e ativistas de movimentos sociais e culturais. A metodologia compreende aulas teóricas e um workshop para desenvolvimento de propostas de intervenção.
Seleção
A inscrição compreende o período de 13 de novembro até 15 de dezembro de 2019.
A seleção acontecerá em duas etapas:
1) Análise de carta de interesse e Currículo enviados pelo email: gestaodireitoshumanos@cpf.sescsp.org.br até 15 de dezembro de 2019.
Resultados serão divulgados por e-mail dos candidatos.
2) Entrevistas dos selecionados na etapa anterior (ocorrerá no período de 20 a 28 de janeiro de 2020 mediante contato prévio com os selecionados para agendamento).
A divulgação dos resultados e convocação para efetivação da matrícula serão feitos por e-mail dos candidatos.
Período de matrícula
Os candidatos convocados para efetivação da matrícula deverão realiza-la presencialmente no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP no período de 18 a 28 de fevereiro de 2020, impreterivelmente.
Cronograma do curso
2/3 - Módulo 1: A cultura como direito humano
14h30 às 17h30: O que são Direitos Humanos?
Com Ana Lúcia Pastore.
18h30 às 19h: Intervalo para Coffee break
19h às 21h30: Relatos de pesquisa
- Direito à educação e à cultura;
- Direito à memória e à verdade como parte da política e do empoderamento de grupos, etnias e comunidades vitimadas ou atingidas por poderes autoritários, discricionários e soberanos.
9/3 - Módulo 2: Políticas públicas e o direito constitucional à cultura
14h30 às 17h30: A cultura na Constituição de 1988.
Com Guilherme Varella.
17h30 às 19h: Intervalo para jantar.
19h às 21h30: Lei de fomento à periferia
Com Coletivo Perifatividade e Coletivo Quilombaque.
16/3 - Módulo 3 (Primeira parte): Narrativas hegemônicas: representação e/ou ausência do outro
14h30 às 17h30: Branquitudes, masculinidades, cisgeneridades, heterossexualidade compulsória, eurocentrismo.
17h30 às 19h: Intervalo para jantar.
19h às 21h30: Branquitudes, masculinidades, cisgeneridades, heterossexualidade compulsória, eurocentrismo.
Com Ana Helena Passos, Bruno Puccinelli e Waldemir Rosa.
23/3 - Módulo 3 (Segunda parte): Narrativas hegemônicas: representação e/ou ausência do outro
14h30 às 17h30: Branquitudes, masculinidades, cisgeneridades, heterossexualidade compulsória, eurocentrismo.
17h30 às 19h: Intervalo para jantar.
19h às 21h30: Branquitudes, masculinidades, cisgeneridades, heterossexualidade compulsória, eurocentrismo.
Com Ana Helena Passos, Bruno Puccinelli e Waldemir Rosa.
30/3 - Módulo 3 (Terceira parte): Narrativas hegemônicas: representação e/ou ausência do outro
14h30 às 17h30: Apresentação de pesquisas que revelam a reprodução de desigualdades sociais e preconceitos nas produções culturais gerando distorções e prejuízos para os grupos sub-representados.
Perfil da literatura brasileira contemporânea
Com Regina Dalcastagné.
Projeto Históriada-rte (historiada-rte.org)
Com Bruno Moreschi.
17h30 às 19h: Intervalo para jantar.
19h às 21h30: Narrativas hegemônicas nos museus
Organização de grupos de trabalho que farão visitas em espaços culturais e preencherão um roteiro de observação.
6/4 - Módulo 4: Narrativas contra-hegemônicas: protagonismo e empoderamento
14h30 às 17h30: Aulas sobre a necessidade e importância da criação de narrativas próprias dos grupos à margem dos espaços hegemônicos de produção de cultura e saber.
17h30 às 19h: Intervalo para jantar
19h às 21h30: Aulas sobre a necessidade e importância da criação de narrativas próprias dos grupos à margem dos espaços hegemônicos de produção de cultura e saber.
Com Cristino Wapichana e Amara Moira.
13/4 - Módulo 5 (Primeira parte): Diversidade de público e de programação: “Nada sobre nós, sem nós!”
Nesse módulo se discutirá a importância de incorporar grupos vulneráveis no desenvolvimento da programação, no protagonismo dos discursos sobre eles, de modo que não sejam apenas “temas” programáticos, mas também os porta-vozes de suas próprias vivências.
14h30 às 17h30: Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.
17h30 às 19hs: Intervalo para jantar.
19h às 21h30: Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.
Com Claudio Rubino e Edinho.
20/4 - Módulo 5 (Segunda parte): Diversidade de público e de programação: “Nada sobre nós, sem nós!”
14h30 às 17h30: Acolhimento e programação com migrantes.
17h30 às 19hs: Intervalo para jantar.
19h às 21h30: Espaços de lazer, cultura e resistência.
Com Iran Giusti.
27/4 - Módulo 6 (Primeira Parte): Sociedade e cultura: Questões emergentes
Esse módulo visa colocar em debate situações que gestores e profissionais da cultura têm vivenciado com mais frequência recentemente e para as quais, em alguns momentos, tem dificuldade de encontrar soluções. A partir de casos recentes, serão discutidos temas como:
·Intolerância
·Assédio
·Xenofobia
·Racismo
·Acesso da população em situação de rua aos espaços de cultura
·A livre circulação de jovens
·Liberdade de expressão X discurso de ódio
·Criminalização de expressões culturais
·E outras.
Os temas serão trabalhados em grupo, num formato de workshop. Cada grupo deve analisar um caso apresentado e buscar uma solução que esteja em consonância com o respeito aos direitos humanos.
14h30 às 17h30: Gestão de redes sociais em tempos de intolerância.
Com Taís Oliveira.
17h30 às 19h: Intervalo para jantar.
19h às 21h30: Organização dos grupos e rodada de levantamento de casos com potencial para trabalho.
Com Ana Helena Passos, Bruno Puccinelli, Dulci Lima e Claudio Rubino.
4/5 - Módulo 6 (Terceira Parte): Sociedade e cultura: Questões emergentes
14h30 às 17h30: Apresentações.
14h30 às 17h30: Avaliação do curso e encerramento.
Com Ana Helena Passos, Bruno Puccinelli, Dulci Lima e Claudio Rubino.
11/5 - Módulo 6 (Quarta Parte): Sociedade e cultura: Questões emergentes
14h30 às 17h30: Apresentações.
14h30 às 17h30: Avaliação do curso e encerramento.
Com Ana Helena Passos, Bruno Puccinelli, Dulci Lima e Claudio Rubino.
18/5 - Módulo 6 (Segunda Parte): Sociedade e cultura: Questões emergentes
14h30 às 17h30: Apresentações.
14h30 às 17h30: Avaliação do curso e encerramento.
Com Ana Helena Passos, Bruno Puccinelli, Dulci Lima e Claudio Rubino.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Amara Moira
Travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária (com tese sobre as indeterminações de sentido no "Ulysses" de James Joyce) e autora dos livros "E se eu fosse puta" (hoo editora, 2016), onde escreve sobre suas experiências como trabalhadora sexual, e "Neca + 20 Poemetos Travessos" (O Sexo da Palavra, 2021).
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Helena Ithamar Passos
Advogada pela Universidade Católica de Pernambuco, mestra e doutora em Serviço Social, pela PUC-Rio. Pesquisadora na área de estudo das relações étnico-raciais, com ênfase no campo de conhecimento dos estudos críticos da branquitude e nos estudos da epistemologia feminista e gênero. Atua como professora de educação a distância em cursos de educação em direitos humanos e pesquisadora na área de justiça social e ambiental. É cofundadora e diretora de comunicação do Instituto Ella Criações Educativas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bruno Moreschi
Artista visual, doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bruno Puccinelli
Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, mestre e bacharel em Ciências Sociais (Unifesp e USP). Atua como docente em formações e oficinas em Direitos Humanos, Saúde e Sexualidade em instituições culturais e de ensino.
(Foto: Acervo Pessoal)
Claudio Rubino
Gestor de acessibilidade cultural, licenciado e bacharel em artes visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, pós-graduado em educação inclusiva com ênfase em deficiência física pela Unifesp e gestão cultural pelo Instituto Singularidades (Itaú Cultural). É pessoa com deficiência e coordenador de acessibilidade no Instituto Tomie Ohtake.
(Foto: Acervo Pessoal)
Cristino Wapichana
Músico, compositor, escritor, contador de historias. Prêmio Jabuti - 2017. Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes – O Melhor Livro para Criança 2017. Prêmio Peter Pan - Suécia - 2018. Escritor brasileiro escolhido para figurar na Lista de honra do IBBY 2018.
(Foto: Acervo Pessoal)
Coletivo Perifatividade
Grupo de poetas, educadores, produtores culturais, músicos oriundos da região do Ipiranga.
(Arte: Divulgação)
Coletivo Quilombaque
Organização sem fins lucrativos iniciativa de um grupo de jovens moradores de Perus que concentra os piores índices socioeconômicos e culturais de São Paulo.
(Arte: Divulgação)
Guilherme Varella
Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Doutor e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Autor do livro Plano Nacional de Cultura - direitos e políticas culturais no Brasil (Azougue, 2014). Foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015/16) e chefe de Gabinete e coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura de SP (2013/15).
(Foto: Meneson Conceic?a?o - Labfoto)
Regina Dalcastagné
Professora titular livre da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC). Edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, do GELBC. Publicou, entre outros, O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro (Editora UnB, 1996) e Literatura brasileira contemporânea: um território contestado (Editora da UERJ, 2012).
(Foto: Acervo Pessoal)
Suzenalson Kanindé
Indígena Kanindé. Mestre em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória - GEPPM/UFC. Coordenador do Ponto de Cultura e Memória: Museu Indígena Kanindé. Articulador da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil.
(Foto: Thomas Kaninde)
Data
02/03/2020 a 25/05/2020
Dias e Horários
Segundas-feiras, 14h30 às 21h30.