Curso Presencial
Gestão da comunicação para entidades esportivas
Voltar para o início
Programa
O esporte é um fenômeno social amplo e envolve múltiplas organizações e práticas, como as educacionais, participativas e de rendimento. Em paralelo, a comunicação assertiva é cada vez mais importante para as atividades pessoais e organizacionais.
Nesse contexto, a comunicação esportiva ganha relevância devido ao interesse da sociedade e à necessidade das organizações esportivas, como clubes, academias, projetos socioesportivos, dentre outros, se comunicarem corretamente com diferentes públicos por meio da gestão integrada das múltiplas formas de comunicação.
Partindo da origem e da evolução da comunicação esportiva, o curso aborda o processo de planejamento estratégico comunicacional e a gestão integrada das principais formas comunicacionais (interna/administrativa, institucional e mercadológica), com a apresentação de casos reais.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Ivan Furegato
Graduado em Jornalismo (Unesp) e Educação Física (Claretiano), mestre em Gestão do Esporte (Universidade do Porto) e doutor em Ciências com ênfase em Gestão e Marketing Esportivo (EEFE/USP). Atua como professor de Gestão do Esporte, atualmente é membro do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), conselheiro fiscal na Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) e pesquisador no Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (Lagecom) da EEFE/USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO. Caderno de Comunicação Organizacional. 3. ed. São Paulo: Abracom, 2008. CHELLADURAI, P. Managing Organizations for Sport and Physical Activity. Scottsdale: Routledge, 2009.
GASTALDO, E. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação Mídia e Consumo, v. 8, n. 21, p. 39-51, 2011. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/ view/209. Acesso em: 19 jan. 2024.
HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. Teoria da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. KUNSCH, M. M. K. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. MORAES, I. F. Organização e gestão desportiva. Curitiba: Fael, 2020.
NASSAR, P. Conceitos e processos de Comunicação Organizacional. In: M. M. K. Kunsch (Ed.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. p. 61-75.
ROCHE, F. P. La planificacíon estratégica en las organizaciones desportivas. 4. ed. Badalona: Editorial Paidotribo, 2012.
RÜDIGER, F. As teorias da comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.
SÁ, P. R. G.; HAIM, M.; CASTRO, R.; WAISSMAN, V. Comunicação integrada de marketing. São Paulo: FGV Editora, 2010.
SIMÕES, R. P. Por uma rede teórica para relações públicas: uma forma abreviada da teoria. In: M. M. K. Kunsch (Ed.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 143-155.
Data
10/04/2024 a 24/04/2024
Dias e Horários
Quartas, 14h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 10/4.
Enquanto houver vagas.