Gestão de espaços culturais colaborativos
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Workshop elaborado através da experiência e registro das práticas de gestão de espaços e processos colaborativos que acontecem desde 2010 no Condomínio Cultural. A gestão de um espaço independente é um desafio constante no cenário da gestão cultural, envolvendo pessoas, equipamentos, programação, comunicação, o próprio espaço físico, sua manutenção e memória. O workshop pretende revelar algumas experimentações no campo da colaboração cultural, perspectivas de inovação em gestão e sustentabilidade. Como convidado especial, o espaço cultural Vila Flores de Porto Alegre participará do workshop.
Condomínio Cultural (SP)
Associação de artistas e pessoas interessadas em discutir formas e potencialidades de convivência. Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP e credenciada como Ponto de Cultura, ocupa um antigo prédio na Vila Anglo Brasileira, onde também já funcionou uma escola e um hospital até o ano de 1995.
Em 2010, depois de 15 anos de abandono, o local passa a ser transformado por meio da ocupação de diversos grupos e artistas, com o desejo de transformar o um espaço em um lugar de liberdade e de fluxo, livre e aberto a criação e a experimentação, onde ideias e pessoas sejam motivadas a se juntarem, passando por diferentes formas de organização.
Associação Cultural Vila Flores (RS) Associação sem fins lucrativos, responsável pela programação cultural do espaço e pela articulação junto ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em prol dos interesses da comunidade artística e criativa do Vila Flores, buscando promover a integração com a comunidade do entorno, localizado em Porto Alegre (RS) em um conjunto, construído entre os anos 1925 e 1928 pelo engenheiro-arquiteto Joseph Franz Serrafa Lutzenberger.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Instalação Memorial do Hospital, de Lu Bueno. Foto de Paulo Pereira e Assistência de Nathan Barbosa)
Palestrantes

Géssica Arjona
Graduada em Artes Cênicas na UEL - Universidade Estadual de Londrina em 2004, vive e trabalha em São Paulo desde 2009, atuando como produtora com a elaboração, criação e execução de projetos artísticos e culturais diversos. É idealizadora e coordenadora geral do Condô Cultural.
(Foto: Guilherme Guirado)

Antonia Wallig
Gestora da Associação Cultural Vila Flores, em Porto Alegre. Formada em Pedagogia com mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, é integrante do coletivo Geodésica Cultural Itinerante (Florianópolis) e atua em processos artísticos colaborativos, educação disruptiva e gestão de projetos culturais participativos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/07/2017 a 13/07/2017
Dias e Horários
Segunda a Quinta, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.