Gestão de organizações culturais do terceiro setor
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Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Apresentação de técnicas métodos de gestão de uma entidade cultural do terceiro setor, desde a sua fundação até o gerenciamento cotidiano dos recursos humanos, materiais e financeiro. Dentro dos aspectos legais, serão apresentados os caminhos para o planejamento, elaboração dos documentos necessários, perfil do conselho, deveres e responsabilidades, além da legislação pertinente.
Por meio de uma metodologia de exercícios práticos, serão abordadas as etapas de um plano de atividades anual, desde a preparação, execução, comunicação, monitoramento, avaliação, prestação de contas e relatório final.
Como se utilizar das leis de benefício à cultura e outras possibilidades de apresentação de projetos, relacionamento com a comunidade, principalmente do entorno, estratégias de comunicação e adesão de voluntariado.
Programa
- Mapeamento da tipologia das entidades culturais de terceiro setor.
- Análise do potencial crescimento do setor cultural dentro da economia brasileira.
- Como a cadeia produtiva do setor cultural propicia a inserção social.
- Principais características do Terceiro Setor (transparência e credibilidade).
- Qual a figura jurídica mais adequada a cada tipo de entidade cultural.
- Benefícios e compromissos de títulos e certificações (OSCIP, OS, títulos de utilidade pública, entre outros).
- Saindo da informalidade: a criação de uma entidade cultural de Terceiro Setor.
- Formação dos Conselhos, elaboração do Estatuto, registro de atas.
- Formatação do planejamento/estrutura de uma entidade cultural de Terceiro - Setor: Missão, Visão, Valores, Objetivos, Metas, Monitoramento e Avaliações.
- A importância da cadeia produtiva e do relacionamento com a comunidade - stakeholders.
- Identidade cultural, territorialidade e sentimento de pertencimento.
- Critérios e estratégias de relacionamento.
- Voluntariado.
- Desenvolvimento Institucional e Sustentabilidade.
- Planejamento físico-financeiro.
- Geração de receitas (prestação de serviços, elaboração de projetos, agenda de eventos, contribuições, etc.).
- Plano de Comunicação - estratégias e ferramentas.
- Relatórios de Atividades como instrumento de trabalho e de divulgação.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Pixabay CCO Public Domanis)
Palestrantes

Aline Sultani
Mestre em Administração para o Terceiro Setor pela FGV/SP, possui 25 anos de experiência nas áreas de administração, gestão financeira, planejamento estratégico, direção de produção de projetos e programas para entidades culturais e do terceiro setor, atuou na Fundação Bienal de São Paulo, Museu Lasar Segall, Instituto de Arquitetos do Brasil- SP, Instituto de Lina Bo e P.M. Bardi e Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/05/2017 a 26/05/2017
Dias e Horários
Quartas e Sextas, 10h às 12h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.