Atividades

Gestão de espaço cultural de difusão e a democratização da poesia e da literatura

Gestão e programação de espaços literários: A experiência da Casa das Rosas

Voltar para o início Gestão e programação de espaços literários: A experiência da Casa das Rosas

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


Neste curso serão apresentadas as formas de administrar e programar atividades culturais da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, espaço dedicado a promover o conhecimento, a difusão e a democratização da poesia e da literatura, incentivando a leitura e a criação artística, preservando e problematizando o patrimônio histórico-cultural que abriga, tanto o arquitetônico quanto o Acervo Haroldo de Campos.


A Casa das Rosas está localizada na Av. Paulista, em um casarão projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e construído em 1935. Foi residência até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do Estado e, em 1991, foi reaberto como espaço cultural público com o nome de Casa das Rosas.  Pelo fato de passar a abrigar o Acervo Haroldo de Campos, com 20 mil livros e uma série de objetos pessoais de Haroldo de Campos, o centro cultural foi rebatizado em 2004 como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.


Programação:


22/02 - Apresentação do projeto e da política de atuação do Centro de Referência Haroldo de Campos e do Centro de Apoio ao Escritor.


Com  Julio Mendonça e Reynaldo Damazio.


23/02* - Visita monitorada à exposição “Um corpo estranho - Centenário de publicação de A metamorfose, de Kafka”, na Casa das Rosas.


Com Reynaldo Damazio e Ivanei da Silva.


24/02 - Apresentação do projeto e da política de atuação da Coordenação Cultural e do Núcleo Educativo da Casa das Rosas.


Com Daniel Moreira e Anelise Csapo.


25/02* - Visita ao Acervo Haroldo de Campos e ao Espaço da Palavra, na Casa das Rosas.


Com a equipe técnica da Casa das Rosas.


26/02 - Apresentação da história da Casa das Rosas, do projeto e da política de atuação do Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e do modelo de gestão por Organização Social.


Com Frederico Barbosa e Carmem Beatriz de Paula Henrique.


Nos dias 23 e 25/02, terça e quinta-feira, as aulas serão realizadas na Casa das Rosas.


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Frederico Barbosa

Frederico Barbosa

Poeta, publicou nove livros de poesia e ganhou dois prêmios Jabuti. Foi diretor da Casa das Rosas desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura em 2004 até 2016. Foi professor de literatura, texto e redação no Colégio Equipe, na Escola Logos, no Curso Anglo Vestibulares e no Cursinho da Poli.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carmem Beatriz de Paula Henrique

Carmem Beatriz de Paula Henrique

Formada em Administração de Empresas pela FAAP e pós-graduada em História da Arte pela mesma instituição. Trabalha na Casa das Rosas há 6 anos, onde é Coordenadora Administrativa.

Reynaldo Damazio

Reynaldo Damazio

Editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. Formado em Ciências Sociais pela USP. É coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas.
(Foto: Marco Aurélio Olímpio)

Daniel Moreira

Daniel Moreira

Coordenador de Gestão Cultural da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Graduado em zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Ivanei da Silva

Ivanei da Silva

Museólogo pela Uni Rio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Trabalha na Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas, onde é responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pelas instituições.

Anelise Csapo

Anelise Csapo

Supervisora do Núcleo Educativo da Casa das Rosas, graduada em jornalismo pela PUC SP e pós graduanda em Psicologia Política na Each (USP).

Júlio Mendonça

Júlio Mendonça

Poeta, doutor em Comunicação e Semiótica e coordena o Centro de Referência Haroldo de Campos, na Casa das Rosas. Foi o curador das exposições “Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos” e “Esdrúxulo! 100 anos da morte de Augusto dos Anjos” e organizou o livro “Poesia (Im)Popular Brasileira”. Publicou o livro “Democratizar a participação cultural”.
(Foto:
Dimas Marques)

Data

22/02/2016 a 26/02/2016

Dias e Horários

Segunda a sexta das 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis