Gestão e programação de espaços literários: A experiência da Casa das Rosas
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Neste curso serão apresentadas as formas de administrar e programar atividades culturais da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, espaço dedicado a promover o conhecimento, a difusão e a democratização da poesia e da literatura, incentivando a leitura e a criação artística, preservando e problematizando o patrimônio histórico-cultural que abriga, tanto o arquitetônico quanto o Acervo Haroldo de Campos.
A Casa das Rosas está localizada na Av. Paulista, em um casarão projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e construído em 1935. Foi residência até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do Estado e, em 1991, foi reaberto como espaço cultural público com o nome de Casa das Rosas. Pelo fato de passar a abrigar o Acervo Haroldo de Campos, com 20 mil livros e uma série de objetos pessoais de Haroldo de Campos, o centro cultural foi rebatizado em 2004 como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Programação:
22/02 - Apresentação do projeto e da política de atuação do Centro de Referência Haroldo de Campos e do Centro de Apoio ao Escritor.
Com Julio Mendonça e Reynaldo Damazio.
23/02* - Visita monitorada à exposição “Um corpo estranho - Centenário de publicação de A metamorfose, de Kafka”, na Casa das Rosas.
Com Reynaldo Damazio e Ivanei da Silva.
24/02 - Apresentação do projeto e da política de atuação da Coordenação Cultural e do Núcleo Educativo da Casa das Rosas.
Com Daniel Moreira e Anelise Csapo.
25/02* - Visita ao Acervo Haroldo de Campos e ao Espaço da Palavra, na Casa das Rosas.
Com a equipe técnica da Casa das Rosas.
26/02 - Apresentação da história da Casa das Rosas, do projeto e da política de atuação do Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e do modelo de gestão por Organização Social.
Com Frederico Barbosa e Carmem Beatriz de Paula Henrique.
Nos dias 23 e 25/02, terça e quinta-feira, as aulas serão realizadas na Casa das Rosas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Frederico Barbosa
Poeta, publicou nove livros de poesia e ganhou dois prêmios Jabuti. Foi Diretor da Casa das Rosas desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura em 2004 até 2016. Foi professor de literatura, texto e redação no Colégio Equipe, na Escola Logos, no Curso Anglo Vestibulares e no Cursinho da Poli.
(Foto: Acervo Pessoal)
Carmem Beatriz de Paula Henrique
Formada em Administração de Empresas pela FAAP e pós-graduada em História da Arte pela mesma instituição. Trabalha na Casa das Rosas há 6 anos, onde é Coordenadora Administrativa.
Reynaldo Damazio
Editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. Formado em Ciências Sociais pela USP. É coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas.
(Foto: Marco Aurélio Olímpio)
Daniel Moreira
Coordenador de Gestão Cultural da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Graduado em zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Ivanei da Silva
Museólogo pela Uni Rio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Trabalha na Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas, onde é responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pelas instituições.
Anelise Csapo
Supervisora do Núcleo Educativo da Casa das Rosas, graduada em jornalismo pela PUC SP e pós graduanda em Psicologia Política na Each (USP).
Júlio Mendonça
Poeta, doutor em Comunicação e Semiótica e coordena o Centro de Referência Haroldo de Campos, na Casa das Rosas. Foi o curador das exposições “Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos” e “Esdrúxulo! 100 anos da morte de Augusto dos Anjos” e organizou o livro “Poesia (Im)Popular Brasileira”. Publicou o livro “Democratizar a participação cultural”.
(Foto: Dimas Marques)
Data
22/02/2016 a 26/02/2016
Dias e Horários
Segunda a sexta das 19h30 às 21h30.