Atividades

Uma visão para não financistas, baseada em modelagem de viabilidade para projetos no campo cultural

Gestão financeira de organizações culturais

Voltar para o início Gestão financeira de organizações culturais

Programa

O curso se divide em dois módulos: conceitos gerais e principais instrumentos de gestão financeira aplicados às organizações e projetos culturais; estudo de caso.

No primeiro módulo são apresentados os conhecimentos de conceitos básicos de gestão cultural e de finanças, preparando os participantes para um melhor aproveitamento do estudo de caso.

No segundo módulo é apresentado e discutido o modelo de viabilidade financeira de um museu privado - quadros de despesas e receitas/usos e fontes-, estimulando a extrapolação das suas características para outros tipos de instituições culturais, que sejam de interesse do grupo de participantes.

As aulas são expositivas, e com estímulo à participação da turma.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Evelson de Freitas - CPA Sesc)

Palestrantes

Francis Miszputen

Francis Miszputen

Mestre em Bens Culturais pelo CPDOC-FGV. Administradora pela EAESP-FGV. Diretora de projetos do Instituto Cidade Viva (RJ). É professora na Associação Brasileira de Gestão Cultural e no IDE-FGV.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

HANDY, Charles B. Como Compreender as Organizações.  Rio de Janeiro, Zahar Editores.
SPIRO, Herbert T.  Finanças para Gerentes não Financeiros. São Paulo, Editora Mc Graw Hill.
DEUTSCHER, José Arnaldo. Plano de Negócios, Um Guia Prático. Rio de Janeiro, FGV editora.
FRANÇA, Paulo. Captação de Recursos para Projetos e Empreendimentos. Brasília, Editora SENAC.
ALLEN et Alie.Organização e Gestão de Eventos. Rio de Janeiro, Editora Campus-Elsevier.
MARGUTTI, Mario. Eneagrama Aplicado ao Marketing Cultural. Rio de Janeiro, Editora Papel Virtual.
PORTELLA, Fernando. Engenharia Cultural. Rio de Janeiro, Editora Cidade Viva.

Data

19/01/2018 a 20/01/2018

Dias e Horários

Sexta, 14h às 18h30
Sábado, 10h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira